O Programa Estadual de Regularização Fundiária é uma parceria entre o Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), com o Governo Federal, por meio do INCRA. O superintendente do INCRA, Luís Fernando, acompanhou a solenidade.
De acordo com o secretário De Assis Diniz com o papel da terra em mãos os agricultores de Pedra Branca veem assegurados mais acesso à cidadania. “O Governo do Ceará garante a estes pequenos agricultores sucessão familiar e acesso aos mais diferentes programas com o título na mão”, explica.
Somente em 2019, o Governo do Ceará entregou 18.894 títulos da terra, em 138 municípios das 14 regiões administrativas do Estado.
Desde o seu início, em 2007, até 2019, o Programa de Regularização Fundiária já proporcionou a titulação de quase 101 mil imóveis rurais de agricultores e agricultoras familiares. A política de cadastramento, georreferenciamento de imóveis rurais da Regularização Fundiária já beneficiou mais de 400 mil cearenses.
Convivência com a Seca
Momentos antes da entrega de títulos, o auditório da Escola Profissionalizante Antônio Rodrigues de Oliveira recebeu a primeira reunião itinerante do Comitê Integrado de Convivência com a Seca. Representantes de entidades como a CAGECE, Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), SISAR, Defesa Civil e Aprece, sob a coordenação do secretário executivo de planejamento e gestão interna da SDA, José Leite Cruz, discutinham a situação hídrica na bacia do Banabuiú.
*ceara.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário