O prefeito Roberto Cláudio reuniu, nesta terça-feira (22/09), o secretariado municipal, quando discutiu o cronograma de obras e ações em Fortaleza que deverão ser entregues à cidade nos próximos cem dias, quando concluiu o seu mandato. O encontro, realizado no Hotel Gran Mareiro, permitiu fechar datas e afinar planejamentos entre as diversas secretarias para a entrega de intervenções ainda neste ano e as que ficarão em andamento durante o próximo ano.
“De todos os nossos compromissos de campanha, nas duas eleições, estamos cumprindo todos. A maior parte das obras já foram entregues e uma outra, que ainda está em andamento, nós iniciamos e estamos com dinheiro em caixa para sua conclusão. Um pedaço será entregue esse ano e a outra ao longo do próximo ano, com a devida responsabilidade de deixar o dinheiro garantido. A ideia é que possamos atualizar todos esses prazos para, com o pé no chão, saber quando vamos inaugurar”,
O prefeito aproveitou, ainda, para parabenizar os servidores da Prefeitura pelas conquistas alcançadas aos longo dos últimos oito anos. “A cidade agradece o que vocês têm feito, o serviço que vocês têm prestado que é um serviço extraordinário e que resulta na avaliação positiva que temos do nosso povo”, completou.
A secretária da Infraestrutura, Manuela Nogueira, compartilhou as atividades divididas nas áreas de educação, saúde, esporte, juventude, espaços públicos e praças, drenagem, pavimentação, mobilidade, urbanização e demais obras.
Educação
Dentro do cronograma de obras na área da Educação, estão previstas 21 novas Escolas de Tempo Integral para o período 2020/2021. Dessas, 17 já em obras. Ao todo, 34 Centros de Ensino Infantil (CEI) foram listados, além de 06 reformas em escolas municipais e 18 requalificações nesse tipo de equipamento. Do projeto Escola Areninha, que começou a ser entregue, serão mais 38 unidades, ampliando o número de alunos atendidos em tempo integral na rede municipal.
Saúde
“Destacamos as obras em praticamente todos os pontos da atenção, desde a atenção primária, passando pela descentralização das bases do Samu, Caps Infantil e também hospitais. Entre esses, chamo atenção a uma obra importantíssima, que é a do IJF2, e da conclusão das obras dos
Frotinhas de Parangaba e Frotinha de Messejana, e dos Gonzaguinhas de Messejana e da Barra”, enfatizou a secretária da Saúde, Joana Maciel.
Esporte, Lazer e Juventude
Neste agrupamento estão previstos, ao todo, 35 novas Areninhas, 02 novos Cucas, sendo eles do José Walter e do Pici, 33 requalificações de praças, estando 27 em andamento, além da entrega das reformas da Praça José de Alencar, Passeio Público, Pólo Gustavo Braga, entre
outras.
Infraestrutura Urbana
No pacote de infraestrutura urbana, estão elencadas 617 ações de pavimentação asfáltica. Dessas, 335 já estão em andamento, além da entrega do viaduto do Makro, da finalização das intervenções nas Avenidas José Bastos, Fernandes Távora, Vicente Castro e Parsifal Barroso. Obras como as da Avenida Beira-Mar, trechos do Parque Raquel de Queiroz e diversas ações do Meu Bairro Empreendedor também foram elencadas.
Legado
O prefeito Roberto Cláudio também destacou durante a reunião com os secretários municipais, a necessidade de se compilar o legado de ações e investimentos realizados ao longo da gestão em áreas prioritárias da administração pública.
Mobilidade Urbana
No âmbito da mobilidade urbana, o secretário da Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, ressaltou a transformação pela qual a Capital vem passando ao longo dos últimos anos.
“Nosso foco está no convívio harmônico entre os mais diversos modais, priorizando os meios sustentáveis e ações de proteção aos mais vulneráveis. A cidade para as pessoas é o maior legado da gestão na área da mobilidade. Os binários e o trinário garantem maior equidade de distribuição do espaço viário, contemplando o transporte público”, contextualizou.
A cultura cicloviária, em constante consolidação na Capital, vem garantindo impactos intersetoriais expressivos. “Hoje, 65% dos deslocamentos em Fortaleza já acontecem de forma sustentável em nossa cidade. Isso reduz a emissão de poluentes e estimula, inclusive, a prática de atividade física, reduzindo as repercussões maléficas do sedentarismo”, lembrou.
As múltiplas providências direcionadas à segurança viária têm rendido, também, a redução de acidentes e a expressiva queda no número de mortes no trânsito. “Pela primeira vez, Fortaleza registrou menos de 200 mortes por ano. São consecutivas diminuições do número de mortes, ano a ano. Além do impacto à vida e à saúde, esse fato impacta, também, na realidade econômica”, considerou.
Educação
A titular da Secretaria Municipal da Educação, Dalila Saldanha, destacou a melhoria expressiva registrada nos indica dores educacionais em Fortaleza. De acordo com o último censo divulgado, a Capital conquistou o primeiro lugar na cobertura do ensino em tempo integral. Paralelamente, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Fortaleza ocupa patamar referencial dentre as maiores redes educacionais do País.
“O foco dos nossos esforços é a redução da desigualdade aliada à promoção de oportunidades. Nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, estamos em primeiro lugar em comparação às maiores redes de ensino brasileiras”, afirmou.
A ampliação de vagas de matrículas direcionadas à Educação Infantil, a redução da evasão escolar e o aprimoramento dos índices voltados à alfabetização na idade certa também são consideradas marcas registradas da atual administração. “Hoje, mais de 94% das crianças de Fortaleza são alfabetizadas na idade certa. Além disso, o índice de aprovação dos alunos, de acordo com o censo de 2019, saltou para 98,1%”, detalhou Dalila.
Saúde
Em sua explanação, a titular da Secretaria da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, ressaltou os investimentos realizados ou em realização em todos os pontos da atenção à saúde, contemplando o princípio da integralidade e incluindo a reestruturação e a integração de toda a Rede. “Os avanços vêm contemplando a atenção primária, a rede de saúde mental, o parque hospitalar, incluindo as UPAs, e a atenção especializada e laboratorial”, sintetizou.
Até o momento, 29 novos Postos de Saúde foram construídos e 80 postos foram reformados pela atual gestão. A implantação do prontuário eletrônico, além do horário de atendimento ampliado de 7 às 19h, estão dentre os diferenciais mencionados pela secretária.
“Até dezembro, teremos 70% de cobertura das equipes da Estratégia Saúde da Família. Em 2012, essa cobertura girava em torno de 32%. E encerraremos o ano com a marca do 30º novo Posto de Saúde construídos do zero pela gestão Roberto Claudio”, acrescentou.
No tocante às ações paralelas, Joana Maciel mencionou diversas iniciativas complementares e intersetoriais. “Já temos 18 Núcleos de Desenvolvimento Infantil, 13 Postos de Coleta de Leite Materno, 6 UPAs municipais, 6 Centos Especializados de Atenção ao Diabético e ao Hipertenso e, devemos destacar, a assistência farmacêutica por meio das Centrais de Distribuição de Medicamentos nos Terminais de ônibus que se tornou referência mundial, contemplando os 84 remédios prioritários da atenção primária e os 34 medicamentos de atenção saúde mental, que também vem passando por importante restruturação. Além disso, 129 novos profissionais foram contratados para fortalecer a assistência mental”, elencou.
A implantação do Programa Médico Família Fortaleza, a total renovação e a descentralização da frota e das bases do Samu e a renovação do parque hospitalar despontam entre as ações inovadoras destacadas.
“Também, temos 100% da frota de veículos do SAMU já renovada e terminaremos 2020 com 14 bases descentralizadas do SAMU para reduzir o tempo resposta. Além disso, é importante dizer que entregamos 3 novas Policlínicas e uma quarta unidade segue em construção. Nossos 10 hospitais públicos estão recebendo toda a atenção e o IJF2 deverá ser integralmente inaugurado em breve. Vale destacar, também, a entrega do Hospital da Criança, inaugurado de forma sensível e efetiva à nossa
população”, listou.
Por fim, Joana Maciel apresentou todo o sistema de saúde paralelo implantado em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, incluindo a abertura de 791 leitos, a aquisição de insumos, o sistema de regulação, o acompanhamento epidemiológico, a aplicação de inquéritos de soroprevalência e o cuidado integral aos profissionais da Saúde e aos fortalezenses.
Urbanismo e Meio Ambiente
A titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, destacou as principais ações desenvolvidas pela pasta ao longo dos oito anos de gestão. As premissas estipuladas envolvem inovação, empreendedorismo, responsabilidade compartilhada e sustentabilidade.
“Transformar Fortaleza em uma cidade de oportunidades para todos sempre esteve dentre os nossos objetivos, integrando o ambiente natural ao ambiente construído da Capital”, apontou.
Os esforços incluem o estímulo à desburocratização, a implantação e o desenvolvimento do Programa Fortaleza On-line, de Operações Urbanas Consorciadas, do Programa Fortaleza Cidade Sustentável, além da atualização do Código das Cidades.
“Já foram 428 espaços públicos adotados. Estabelecemos uma política pública de meio ambiente em que 25 parques foram criados ou regulamentados. Além disso, destacam-se o plano de arborização, o desenvolvimento urbano de baixo carbono e muitas outras iniciativas”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário