31 outubro 2020

Fortaleza ocupa segundo lugar em ranking de transparência no enfrentamento à Covid-19, no Brasil


Fortaleza é destaque, mais uma vez, no quesito transparência nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus, ao conquistar o segundo lugar no ranking ONG Open Knowledge BR (OKBR), após avaliação realizada no mês de outubro.

Fortaleza conseguiu a marca de 99 pontos, um ponto a menos que as cidades de Manaus (Amazonas) e Macapá (Amapá), e que ocuparam a primeira colocação no ranking, ambas com 100 pontos.

A Prefeitura de Fortaleza adotou, desde o início da pandemia, ações que contribuíram para essa pontuação e esse reconhecimento. 

O prefeito Roberto Cláudio criou o Comitê de Controle, Transparência e Governança, com o objetivo de promover e assegurar que os gastos públicos relacionados ao Covid-19 fossem ofertados com maior transparência à população.

Também, foi lançado um hotsite especial sobre as ações de enfrentamento à pandemia em Fortaleza e a criação de uma área exclusiva no Portal da Transparência com divulgação dos contratos firmados, processos de aquisição, despesas aplicadas e instituição de uma ouvidoria, permitindo ao cidadão exercer controle social sob a gestão pública municipal.

Confira aqui o ranking Transparência Covid-19

(https://transparenciacovid19.ok.org.br/)

A OKBR é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no Brasil desde 2013, desenvolvendo e incentivando o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realizando análise de políticas públicas e promovendo o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

A avaliação é baseada em um indicador composto por três dimensões: Conteúdo, Regularidade e Formato. Cada dimensão é constituída por um conjunto de aspectos avaliados separadamente, totalizando 26 indicadores, com escalas que variam de 0 a 100.

Para a secretária chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), Luciana Lobo, “esse reconhecimento vem destacar o compromisso da administração com os princípios de transparência. 

A Transparência Pública permite uma interação do cidadão com a administração, e esse reconhecimento destaca a importância que a Prefeitura de Fortaleza dá para esse princípio constitucional. Dessa forma asseguramos o acesso da população e promovemos o envolvimento de diversos setores da sociedade”, concluiu Luciana Lobo.

Votorantim Cimentos seleciona profissionais para programa de liderança; há vagas para Sobral


A Votorantim Cimentos, empresa líder do setor de materiais de construção, está com inscrições abertas para o Programa Líder do Cimento. O processo irá selecionar profissionais com o objetivo de desenvolver competências técnicas e de gestão de pessoas.

As inscrições para participar do processo seletivo devem ser realizadas na plataforma Gupy. São cinco vagas para atuação na área de Manutenção que serão distribuídas pelas fábricas da Votorantim Cimentos localizadas nas cidades de Xambioá (TO), Sobral (CE), Laranjeiras (SE), Sobradinho (DF) e Cuiabá (MT).

Os pré-requisitos para a vaga são formação em Engenharia Mecânica ou Engenharia Elétrica e experiência profissional relevante na área, além de conhecimentos de Planejamento e Controle da Manutenção (PCM), em finanças e gestão de manutenção.

Seleção – As inscrições para o Programa Líder do Cimento estarão abertas até o dia 27 de novembro. Após o encerramento das inscrições, as candidatas e os candidatos aprovados na primeira fase serão convidados a participar de entrevistas com as lideranças regionais das operações e entrevistas técnicas. Em seguida, começará a etapa nacional, que definirá quem serão as futuras e os futuros Líderes do Cimento na empresa. O programa inicia no mês de março de 2021.

Inscreva-se AQUI – https://votorantimcimentos.gupy.io/

Sobral em Revista

Para evitar aglomerações no Dia de Finados, cemitérios ficarão abertos a partir deste sábado (31)


Visando evitar aglomerações nos cemitérios por ocasião do Dia de Finados (02/11) e reforçando o alerta para a prevenção ao Coronavírus, a Prefeitura de Sobral informa que os cemitérios serão abertos para visitação a partir deste sábado (31/10) até segunda-feira (02/11), no horário das 7 às 18h.

A recomendação é que crianças e pessoas acima de 60 anos ou que façam parte do grupo de risco para a Covid-19 evitem os locais. O uso de máscara e do álcool em gel será obrigatório. A Prefeitura orienta que os visitantes evitem o contato nos túmulos e jazigos, além do aperto de mão dos demais visitantes. Também é recomendável que, se possível, as pessoas organizem as visitas para um dos três dias em que os cemitérios estarão abertos

De acordo com Verena Ferreira, gerente da Vigilância Sanitária do município, a ampliação do período de visitação busca reduzir aglomerações nesses locais, uma vez que, tradicionalmente, os cemitérios recebem um grande número de pessoas no Dia de Finados.

A Prefeitura também recomenda cuidados com a manipulação de velas próximas a recipientes com álcool de higienização por conta de riscos de acidentes.

Sobral em Revista

Agenda de HOJE dos candidatos a prefeito de Sobral


Camilo Santana inaugura o Parque Aurélio Ponte no bairro das Pedrinhas


O governador Camilo Santana esteve em Sobral nesta sexta-feira (30) para ao lado da vice governadora Izolda Cela, do senador Cid Gomes e do deputado federal Leônidas Cristino, inaugurar a urbanização da margem esquerda do Rio Acaraú, no bairro das Pedrinhas, que passa a se chamar Parque Aurélio Pontes, obra, que teve contrapartida da Prefeitura, o espaço recebeu playground, academia, paisagismo, quadra poliesportiva e via de circulação com piso intertravado. Ainda por conta de sua visita a Princesa do Norte, o governador assinou ordem de serviço para construção da Casa da Mulher Cearense e do Colégio Militar de Sobral.

Sobral em Revista

30 outubro 2020

Sobral suspende aulas presenciais até 2021 na rede pública e privada


O retorno para as atividades letivas presenciais demandará mais tempo de espera aos alunos do município de Sobral. A decisão publicada no Diário Oficial do Município (DOM), no último domingo (25), prorroga a suspensão das aulas presenciais da rede pública e privada até o dia 18 de janeiro de 2021, em razão do cenário de pandemia. Até o encerramento deste semestre, será mantido o sistema de ensino remoto.

A decisão da Prefeitura quanto às aulas presenciais está coordenada à prorrogação do “estado de calamidade pública no âmbito do município de Sobral em razão da disseminação do novo coronavírus”, aponta o decreto. A maior cidade da Região Norte do Estado contabiliza 12.570 diagnósticos positivos de Covid-19, e é o terceiro município com mais casos no Ceará, segundo a plataforma IntegraSUS, gerida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualizada às 17h29, de ontem (29).

“Estamos preparando um protocolo de proteção individual para as crianças e os profissionais, adaptando as escolas e preparando também um currículo de conteúdos didáticos para repor tanto o ano de 2020 quanto o ano de 2021”, garante Herbert Lima, secretário municipal da Educação de Sobral. Segundo ele, estão sendo seguidas as recomendações de cientistas e epidemiologistas que orientam as tratativas sobre a Covid-19.

No entanto, o decreto salienta que aulas práticas e estágios do ensino superior; avaliações educacionais para níveis de ensino; atividades extracurriculares, como aulas de música, idiomas e informática estão liberadas para atividade presencial “até a capacidade total de alunos desse nível de ensino”. Quanto às avaliações presenciais permitidas, o decreto enfatiza que não poderá “importar em diferenciação, de qualquer natureza, de critérios de avaliação com relação aos alunos que optarem pelo sistema de avaliação remoto”.

Sobral em Revista

Bolsonaro pede desculpas após zombar de refrigerante rosa no Maranhão e diz que vê ‘maldade’ em críticas


O presidente Jair Bolsonaro pediu desculpas após ter feito uma piada preconceituosa ao tomar o Guaraná Jesus, refrigerante cor-de-rosa popular no Maranhão, durante visita ao estado nordestino.

— Pessoa, fiz uma brincadeira. Se alguém se ofendeu, me desculpa aí, tá certo. O Guaraná Jesus, devido à cor dela, cor-de-rosa — disse Bolsonaro, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, enquanto bebia o produto.

Mais cedo, ao visitar o Maranhão, o presidente tomou o refrigerante e questionou se teria virado “boiola”, devido à cor da bebida.

— Agora, eu virei boiola igual maranhense, é isso? Olha o guaraná cor-de-rosa do Maranhão ai ó. Quem toma esse guaraná vira maranhense — disse, rindo, enquanto mostrava o copo com a bebida.

Cerca de um minuto depois, Bolsonaro volta a falar de “boiolagem” ao citar a cor do refrigerante.

— Guaraná cor-de-rosa do Maranhão, fudeu, fudeu. É boiolagem isso aqui — afirma.

Ao comentar o episódio, ele afirmou que o interlocutor levou a brincadeira “na esportiva” e disse ver “maldade” nas críticas que recebeu nas redes sociais.

— A brincadeira que eu fiz não foi televisão, não. Tava conversando com o cara “Pô, o guaraná é cor-de-rosa aqui”. Falei uns troços lá, alguém pegou, divulgou, não sei o que, como se eu tivesse ofendendo aí quem quer que seja no Maranhão. Muito pelo contrário. Com quem eu tava brincando era um maranhense, que levou na esportiva. Agora, a maldade está aí — disse o presidente.

A declaração de Bolsonaro foi criticada pelo governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), que faz oposição ao presidente e prometeu processá-lo.

“Bolsonaro veio ao Maranhão com sua habitual falta de educação e decoro. Fez piada sem graça com uma de nossas tradicionais marcas empresariais: o guaraná Jesus. E o mais grave: usou dinheiro público para propaganda politica. Será processado.”

Fonte: O Globo

PRAZO PARA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA ENCERRA NESSA SEXTA-FEIRA (30)



O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) iniciou o pagamento do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE Básico 2020 para as Unidades Executoras Próprias – UEx (Conselhos Escolares, Associação de Pais e Mestres ou similares) que realizaram a atualização cadastral no sistema PDDEweb a partir de fevereiro. Entretanto, ainda existem UEx que não atualizaram seus cadastros. O prazo se encerra neste dia 30 de outubro.

Conforme estabelece a Resolução CD/FNDE nº 6, de 27 de fevereiro de 2018, para receber os recursos do PDDE, as entidades precisam atualizar seu cadastro, além de regularizar eventuais pendências de prestação de contas, anualmente, até o último dia útil de outubro. 

Além de ser condição para recebimento dos recursos, a atualização cadastral é importante para que a autarquia possa enviar orientações sobre a execução do PDDE e das Ações Agregadas, mantendo as entidades informadas sobre novidades do programa. Também é requisito para o recebimento dos valores do PDDE Emergencial, que provê necessidades prioritárias dos estabelecimentos de ensino em função da calamidade provocada pela pandemia da COVID-19. Tais recursos podem ser aplicados na adequação das estruturas e aquisição de materiais necessários para seguir o protocolo de segurança, com vistas à reorganização do calendário escolar e retomada das atividades presenciais.

Sun City Rota das Emoções fortalece turismo no litoral oeste







Com inauguração em dezembro, o hotel possui 120 apartamentos, piscina de 1000m 2 e fará parte da rede de passeios do destino turístico Rota das Emoções

O litoral oeste se prepara para ganhar incremento entre as opções de hospedagem no Ceará. O Sun City Rota das Emoções, do Grupo Manhattan, será inaugurado em dezembro com um conceito premium de turismo e lazer para a família. O hotel, o primeiro do grupo empresarial com a bandeira Sun City, está instalado no município de Camocim, que compõe com Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses a Rota das Emoções. O resort passou por retrofit, modernizou todo o espaço interno e externo para a inauguração e deve valorizar o turismo na região, firmando-se como opção de estadia, inclusive já para os feriados de Natal e Réveillon. O empreendimento possui 120 apartamentos e três suítes presidenciais, além de área com piscina de 1.000m², restaurante e dois bares, sendo que um é bar molhado. Com potencial para se integrar à rede de passeios da região, o Sun City deve impulsionar o turismo na Região Norte do Ceará e na Rota das Emoções. As hospedagens são administradas pela Manhattan Vacation Club (MVC) Férias, empresa que opera com programas de férias compartilhadas por timeshare ou multipropriedade. No caso do Sun City Rota das Emoções, o modelo é o timeshare, que permite a utilização do resort por 10 ou 20 anos, por tempo especificado conforme o modelo de compra e com uma série de vantagens para os usuários. Mas há também hospedagem com reservas no método tradicional. Originalmente, o equipamento foi inaugurado em 2000 como Boa Vista Resort e foi adquirido pelo Grupo Manhattan em 2020. “O que mais nos chamou atenção na compra do hotel foi a localização privilegiada, em Camocim. Com pé na areia, conforto e segurança, o resort fica perto de vários destinos importantes da Rota das Emoções, compondo esse roteiro de paisagens exuberantes e únicas”, explica o diretor geral da MVC, Fernando Mathia. Segundo ele, há mais dois hotéis em negociação, no Nordeste, para potencializar a atuação da MVC no trade turístico – um na Bahia e outro no Rio Grande do Norte. O Rota das Emoções é o primeiro empreendimento do Grupo Manhattan a utilizar a bandeira Sun City. A MVC atua em condomínios na praia do Porto das Dunas e em Aquiraz, com apartamentos no Beverly Hills Residence e no Manhattan Beach Riviera, respectivamente. Os resorts com a bandeira Sun City têm parceria com a Resorts Condominiums International (RCI), empresa de troca de timeshare com 4.300 hotéis filiados em 110 países, sendo 180 empreendimentos somente no Brasil. A aquisição de apartamentos através da parceria entre MVC e RCI permite ainda descontos em passagens aéreas, passeios e outros serviços nos destinos atendidos. Sobre a Rota das Emoções Oficializado pelo Sebrae em 2005, o destino turístico envolve os estados do Ceará, com Camocim e Jericoacoara; Maranhão, com os Lençóis Maranhenses; e Piauí, com o Delta do Parnaíba. O roteiro torna-se um diferencial no Nordeste por incluir, entre as alternativas de passeio, praias, dunas, lagoas, rios e turismo de aventura, destacando-se a preservação da natureza nas opções. Na Rota das Emoções, Camocim é o município com maior extensão de faixa de praia, totalizando 64 quilômetros de litoral. Além da já consagrada Praia da Tatajuba, Camocim abriga também as praias de Guriú, Barra dos Remédios e do Maceió. Com mais de 60 mil habitantes, o município possui tradição pesqueira e atrações além da praia, lagoas, dunas, o rio Coreaú, turismo de aventura e a famosa Ilha do Amor. Sobre a Manhattan Fundada em 2003, a Construtora Manhattan, que deu origem ao grupo empresarial, consolidou-se no mercado da construção civil empreendendo condomínios residenciais de alto padrão e edifícios comerciais que aliam modernidade e funcionalidade aos negócios. Entre 2011 e 2015, a empresa construiu três empreendimentos em Aquiraz, sendo dois na praia do Porto das Dunas, que potencializaram a participação do grupo no setor de turismo e hospedagem. Em 2017, nasceu a Manhattan Vacation Club (MVC), empresa que administra imóveis em modelos de timeshare, multipropriedade (que assegura escritura e propriedade de cotas do imóvel) e de reservas tradicionais. Em 2020, o grupo adquiriu o antigo Boa Vista Resort, agora Sun City Rota das Emoções. Também neste ano a construtora está retomando as obras dos empreendimentos New York, em Fortaleza, e Saint Paul Residence, em Teresina, no Piauí.








Senador Pompeu pode receber grande empresa de leite em pó


O prefeito do município de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro, esteve reunido com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará, Eduardo Neves, em Fortaleza. Maurição, por causa da campanha eleitoral, veio a Fortaleza e retornou imediatamente ao seu município.

A agenda era com dirigentes do segundo maior grupo empresarial do país na produção de leite em pó. O negócio está avançado. O prefeito já esteve em Minas Gerais, visitando a fábrica e a sede da empresa.

Em outra ponta, investidores chineses estão querendo instalar um projeto para ampliar a produção de leite no Sertão Central. O produto seria beneficiado na China.

“O SUS é nosso, defendê-lo é um ato de justiça social”


Por  Moacir de Sousa Soares

Psicólogo, professor e sanitarista

Sem dúvidas, o SUS é um patrimônio da sociedade brasileira e foi conquistado após uma intensa mobilização social. 

Tenho indisfarçável orgulho de ser um, entre muitos outros sanitaristas, que luta por este  Sistema de Saúde com a convicção de que o SUS representa uma conquista de assistência à saúde e um projeto social importante. 

Continuarei intransigente na sua defesa contra qualquer atentado e objetivos obscuros que lhe causem ameaças. Pois, defender o Sistema Único de Saúde é ato de justiça social. 

Fomos surpreendidos com o Decreto nº 10.530, de 26 de outubro de 2020, escrito apenas com um artigo. Esse Decreto atrela à iniciativa privada o fomento à saúde do SUS no que se refere à atenção básica, além de não ter sido discutido em nenhuma instância o que impede qualquer pactuação mínima que seja a cerca do que propunha. 

A reação da sociedade brasileira foi incisiva, forte e cirúrgica, revestida de indignação, levando em consideração que a intenção clara de desarticular o SUS em plena pandemia da Covid-19! Essa indignação e ações enérgicas surtiram efeito imediato e fez o governo recuar, revogando o decreto no mesmo dia do seu nascedouro. 

Neste momento, me coloco contrário a esta e qualquer outra medida que venha a ameaçar o maior plano de saúde do mundo, cravado na Constituição Federal de 88 responsável direto pela saúde de 75% da população brasileira. 

Vale ressaltar que os serviços no âmbito da atenção básica da saúde são realizados pelos municípios. Então, como querer privatizar ou vender serviços que não pertence a União? 

A defesa do SUS deve ser uma pauta política com a máxima prioridade, porque cuida e salva vidas. O que seria do povo brasileiro se não fosse o SUS? 

Em visita ao Maranhão, Bolsonaro inaugura obras de trecho da BR-135 e entrega novo 'panelodrómo'


Pela primeira vez, desde o início do mandato, o presidente Jair Bolsonaro visita o Maranhão. O presidente chegou ao Estado, nesta quinta-feira (29), para ir a obras em São Luís e em Imperatriz, segunda maior cidade do estado.

Logo que chegou à capital, Bolsonaro encontrou apoiadores e, sem máscara, interagiu com o grupo. O item de proteção é obrigatório no estado.

A primeira agenda do presidente foi por volta de 11h30, ocasião em que ele fez uma visita técnica às obras de restauração da BR-135, no quilômetro 37, e inaugurou um trecho de 3,7 km entre São Luís e o município de Bacabeira. Até o fim do ano, a promessa é que sejam restaurados 11 km da via, única de acesso rodoviário à ilha de São Luís.

Entrega do 'pandelodrómo'

Por volta das 14h30, Bolsonaro participou da entrega do 'Panelodrómo', um complexo gastronômico da culinária popular em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão. Com 3 mil metros quadrados, o espaço deve abrigar os comerciantes que vendem a 'panelada', um prato típico da região.

Ao chegar ao município, o presidente se encontrou com apoiadores na saída do aeroporto. Sem máscara, ele interagiu com o grupo e uma aglomeração se formou no local. Desde maio, o uso de máscara é obrigatório do Maranhão, segundo decreto do governo do Estado.

Ainda na cidade, Bolsonaro fez a entrega de pontos de internet ilimitada para áreas remotas da região. De acordo com o governo federal, a ação deve beneficiar 3 mil pessoas que vivem na cidade de Balsas, Açailândia e Imperatriz.

A agenda do presidente no Maranhão, que tem a companhia dos ministros do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas; das Comunicações, Fábio Faria; do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; e de Governo, Luiz Eduardo Ramos, termina às 16h, quando eles retornam à Brasília.

Presidente diz que refrigerante rosa é 'boiolagem'

Após a agenda oficial, o presidente foi a um bar e tomou um refrigerante fabricado no estado. Ao tomar a bebida, de coloração rosa, o presidente deu risada e fez comentário homofóbico.

O momento foi transmitido em uma live, por volta de 12h, em uma rede social do presidente.

Cid no amarelão


O senador Cid Gomes tem seu estilo de fazer campanha. O candidato a prefeito de Umirim, Dedé da Ambulância, esteve com ele. Chegou em um carro todo amarelo e adesivado. Cid pegou o carro emprestado e está usando na campanha. Na eleição do prefeito Roberto Cláudio, fez sucesso com uma Vespa.

Hospital do Coração de Sobral implanta Serviço de Atendimento ao Consumidor


O Hospital do Coração de Sobral implantou neste mês, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O novo serviço tem como objetivo atender aos clientes, ouvindo suas demandas e buscando soluções, contribuindo, assim, para a relação do cliente com a instituição, através de sugestões, críticas e elogios, advindos de manifestações ativas ou passivas, apresentando os resultados dessas pesquisas, com o objetivo de garantir a satisfação dos usuários do serviço.

“Mais do que atender clientes e sanar focos de insatisfação, o SAC será um canal que deve possibilitar o Hospital inovar e estabelecer espaços de diálogo com os clientes”, explicou a coordenadora do serviço e assistente social, Ingrid Melo.

Todos os clientes do Hospital do Coração poderão dar opiniões no SAC através dos telefones, e-mail e de forma presencial por meio das pesquisas de satisfação.

Sobral em Revista

Lula e Ciro l se reúnem em São Paulo e selam a paz


Rompidos desde a eleição de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) selaram as pazes em uma conversa. O gesto pode significar o início de uma reaproximação entre os partidos de esquerda de olho na disputa presidencial de 2022, apesar de o assunto não ter sido abordado no encontro.

A reunião, no começo de setembro, ocorreu na sede do Instituto Lula, em São Paulo, e durou uma tarde inteira. Ciro falou de suas mágoas com o PT, enquanto Lula lembrou os ataques do ex-ministro ao partido.

O armistício foi intermediado pelo governador do Ceará, Camilo Santana, filiado ao PT, mas aliado dos irmãos Ferreira Gomes em seu estado. As tratativas para viabilizar a conversa duraram mais de um mês.

Fonte: O Globo

A PALAVRA DO DIA



Evangelho (Lc 14,1-6)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 

— Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

29 outubro 2020

Eleições: Pesquisa O POVO/Datafolha mostra Capitão Wagner com 31%, Sarto com 22%, Luizianne tem 19%


Pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha encomendada pelo jornal O Povo mostra a primeira grande movimentação na luta pela conquista do eleitorado de Fortaleza. O candidato Capitão Wagner (Pros) ainda é o primeiro colocado com 31% das intenções de voto. A grande mudança é o candidato José Sarto (PDT) que está com 22%, ultrapassando a candidata Luizianne Lins (PT) que agora está em terceiro lugar com 19%.

A pesquisa mostra que em relação ao levantamento anterior, realizado entre os dias 14 e 15 de outubro, Wagner e Luizianne caíram e Sarto subiu. O pedetista, que conta com apoio do prefeito Roberto Cláudio, dos irmãos Ferreira Gomes e com o apoio informal do governador Camilo Santana (PT), subiu sete pontos entre um levantamento e outro. Camilo não pode se manifestar publicamente a favor de Sarto porque o seu partido tem Luizianne como candidata.

TV Otimista estreia domingo (1°), com primeiro debate entre prefeituráveis de Fortaleza



A TV Otimista inicia suas atividades realizando o primeiro debate de TV entre os candidatos a prefeito de Fortaleza. O evento ocorre no dia da estreia do novo canal que estará disponível nos canais 6 e 526 (Claro/NET), 181 (Brisanet) e 103 (Multiplay), bem como no site da TV Otimista (www.tvotimista.com.br). O debate começa às 20h do domingo (1°).

A mediação do debate será feita por Nathália Bernardo e Roberto Moreira. A direção será de Paulo César Norões. Foram convidados e confirmaram presença os candidatos  Anízio Melo (PCdoB), Capitão Wagner (Pros), Heitor Férrer (SD), Heitor Freire (PSL), Luizianne Lins (PT), Renato Roseno (Psol), Samuel Braga (Patriota) e Sarto Nogueira (PDT).

Os candidatos cujos partidos têm menos de cinco parlamentares no Congresso Nacional serão entrevistados de forma individual, em datas a definir.

O debate terá duração de 2h30min com divisão de cinco blocos. Dois blocos serão com temas pré-determinados escolhidos mediante sorteio. Outros dois blocos terão tema livre. O último bloco será reservado para as considerações finais dos candidatos.

Segurança, saúde, mobilidade urbana, educação, transporte público, geração de emprego e renda, cultura, tecnologia, tributação, previdência pública, funcionalismo, orçamento e gestão, turismo, saneamento básico, desenvolvimento econômico, inclusão social e meio ambiente serão os temas que podem ser sorteados. Cada candidato tem 30 segundos para pergunta, dois minutos para resposta e 45 segundos para réplica e para tréplica.

A TV Otimista estreia uma hora antes do debate com a apresentação da nova emissora. Em seguida o telespectador poderá acompanhar os bastidores dos preparativos do debate. Após o debate, a programação vai repercutir o desempenho dos candidatos e seus desbobramentos.

HRN promove HOJE a segunda edição da Campanha de Doação de Sangue


O Hospital Regional Norte (HRN) promove, nesta quinta-feira (29), das 8 às 18h, uma campanha de doação de sangue na unidade. Esta é a segunda data da ação social, que já ocorreu na terça-feira (20) com a arrecadação de 64 bolsas de sangue.

A ação é realizada há sete anos em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e tem como objetivo sensibilizar a população e colaboradores para a importância de ser um doador e ajudar a salvar vidas.

Os doadores podem agendar um horário com a equipe do Serviço Social do HRN pelo número (88) 3677-9336

Sobral em Revista

IFCE abre 280 vagas para cursos técnicos em Sobral


Foi lançado o edital do processo seletivo para os cursos técnicos do campus de Sobral do IFCE, referente ao semestre 2020.2, previsto para iniciar no dia 19 de abril de 2021. As inscrições serão realizadas entre os dias 27 de outubro e 4 de novembro de 2020. São 280 vagas, sendo 35 para cada um dos oito cursos técnicos ofertados: Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho.

As inscrições são exclusivamente pela internet, no portal do Q-seleção (https://bit.ly/2J4bnqN), onde também estão disponíveis o edital e anexos. Para confirmar a inscrição, o candidato deve acessar o Sistema Esolis (https://esolis.ifce.edu.br/), preencher o formulário e enviar a documentação exigida.

Sobral em Revista

Agenda de HOJE dos candidatos a prefeito de Sobral


A PALAVRA DO DIA


 
Evangelho (Lc 13,31-35)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 

— Glória a vós, Senhor.

31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.

34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

28 outubro 2020

Pela segunda vez, governo federal reconhece estado de calamidade pública no Ceará devido à pandemia


 


Aglomerações seguem acontecendo no Ceará mesmo com estado de calamidade. Na foto, a Feira da Rua José Avelino no último sábado (24). — Foto: Camila Lima

O governo federal reconheceu, em publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira (26), o estado de calamidade pública no Ceará em razão da pandemia da Covid-19. A portaria é assinada pelo titular da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves. Essa é a segunda vez que a União reconhece o estado de calamidade no Estado devido à crise sanitária. O primeiro reconhecimento ocorreu em abril.


Conforme o Ministério do Desenvolvimento Regional, além do Ceará, a Bahia também teve o estado de calamidade reconhecido nesta segunda-feira. Na prática, isso significa que, em decorrência da situação de anormalidade devido à crise sanitária, o Ceará fica desobrigado, enquanto vigorar o reconhecimento da calamidade pública, a cumprir as metas fiscais.


O estado de calamidade que já havia sido decretado pelo governo estadual em abril e reconhecido pelo governo federal à época foi reiterado pelo governador Camilo Santana, no decreto estadual 33.773 do último dia 16 de outubro. Na norma, o governo explica que o vigor do reconhecimento anterior chegou ao fim, mas há “a permanência da situação de anormalidade provocada pela pandemia da Covid-19 no estado do Ceará”.

O que muda

O reconhecimento, renovado pelo governo federal, estabelece uma situação jurídica especial e, com isso, a gestão estadual não precisa seguir os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e pode aumentar os gastos públicos para a execução das ações de socorro à população em razão da pandemia. Esse reconhecimento deve durar até abril de 2021.

A medida, explica o Ministério, garante aos estados a antecipação de benefícios sociais, liberação de seguros e a prorrogação de pagamentos de empréstimos federais, dentre outras modalidades de apoio da União. Além disso, pequenos empreendedores, cooperativas e trabalhadores informais em estados de calamidade podem acessar a linha emergencial dos Fundos Constitucionais.

Covid-19 no Ceará

O número de casos confirmados da Covid-19 no Ceará chegou a 270.577 e as mortes pela doença são 9.279. São 231.549 pessoas recuperadas da enfermidade. Os dados foram extraídos da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Saúde do Ceará (Sesa), atualizada às 10h27 desta segunda-feira (26).

O número de casos notificados é de 840.213. O Estado tem ainda 48.344 casos em investigação e 600 óbitos suspeitos. Desde o início da pandemia, já foram realizados 943.667 testes para identificar o novo coronavírus.


As maiores incidências de casos confirmados, em números proporcionais a 100 mil habitantes, são registradas nas cidades de Acarape (12.860,9), Frecheirinha (10.851,3), Crateús (8.132), Groaíras (7.210) e Quixelô (6.904,4).


Em comparação com a atualização anterior da plataforma, realizada às 17h23 deste domingo (25), foram notificados mais 199 casos e vinte mortes.


Fortaleza concentra os maiores índices absolutos da infecção, com 54.729 casos confirmados e 3.951 óbitos pela enfermidade. A capital tem incidência de 2.050,3 casos por 100 mil habitantes.


Consórcio do Nordeste alerta para segunda onda, mas Sesa discorda


A partir desta segunda-feira (26), aulas presenciais do 3° ao 8° anos podem ser retomadas nos municípios da macrorregião de Fortaleza. Com isso, todo o ensino fundamental tem as atividades presenciais liberadas, em diferentes capacidades.


Juazeiro do Norte, no Cariri, tem o segundo maior número de casos: 16.086. A cidade já confirmou 295 mortes pelo coronavírus e tem incidência de casos de 5.866,4. Crato, na mesma região, acumula 7.229 diagnósticos positivos, 96 óbitos e incidência de 5.471,4.


Em Sobral, na Região Norte, 12.551 pessoas foram infectadas e 315 não resistiram à doença. A cidade é a terceira nos rankings de casos e óbitos e tem incidência de casos de 6.007,1.


Na macrorregião de Fortaleza, Maracanaú concentra 7.397 ocorrências da doença, 268 óbitos e incidência de 3.245,9. Caucaia, segunda cidade com o número de mortes (353), tem incidência de 1.707,8 e 6.172 casos da doença.


Maranguape, com 3.961,1 de incidência, registra 5.109 diagnósticos positivos e 118 falecimentos pela Covid-19.

Veja outras informações da plataforma:

A taxa de ocupação das UTIs cearenses é de 67,24%;
A taxa de ocupação das enfermarias cearenses é de 27,97%;
A letalidade da doença no Estado é de 3,4%;
Não houve óbitos por Covid-19 nas últimas 24h.

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Retomada

Todas as regiões do Ceará estão na quarta e última fase do plano de retomada da economia. Em novo decreto estadual, publicado no Diário Oficial do Ceará neste domingo (25), o governo autoriza o retorno das aulas presenciais do 3º ao 8º anos do Ensino Fundamental, com isso, liberando a retomada de todas as turmas do Ensino Fundamental.

Além disso, o documento proíbe o comércio ambulante, em bancas ou estrutura provisória, de bebidas alcoólicas. E, como adiantado pelo governador Camilo Santana nesta sexta-feira (23), eventos festivos em ambientes fechados.

*G1

Altaneira, Guaraciaba do Norte, Ipu, Ipueiras e Porteiras ganham areninhas nesta terça-feira (27)



(Divulgação)

O governador Camilo Santana entrega mais cinco areninhas para a população dos municípios de Altaneira, Guaraciaba do Norte, Ipu, Ipueiras e Porteiras, às 16 horas desta terça-feira (27). Com mais esses novos equipamentos, já somam 170 areninhas entregues em todo o Ceará, sendo 109 no Interior e outras 61 na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

Serviço

Inauguração de cinco areninhas
Data: terça-feira (27/10)
Horário: 16h
Transmissão: pelas redes sociais do Governo do Ceará
Instagram: @governodoceara
Facebook: www.facebook.com/governodoceara

*ceara.gov.br

Início da operação piloto da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Regional Norte, em Sobral


Teve início a operação piloto da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) Regional Norte, em Sobral, gerenciada pelo Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS). A construção da CTR foi executada pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da SCidades, com recursos do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú.

Além da Central construída no município de Sobral, foram implantadas seis Estações de Transbordo de Resíduos (ETRs) nas cidades de Cariré, Coreaú (sede), Coreaú (Ubaúna), Forquilha, Massapê e Pacujá. Após a conclusão das obras, a SCidades e o CGIRS-RMS formalizaram Termo de Cessão de Uso para que o consórcio pudesse operar o complexo.

A CTR contempla Aterro Sanitário com capacidade média de operação de 20 anos, Unidade de Tratamento de Resíduos da Construção Civil (RCC), Unidade de Tratamento de Resíduos da Saúde (RSS) e Unidade de Compostagem.

As ETRs são estruturas simples que tem o objetivo de receber e armazenar temporariamente os resíduos sólidos oriundos da coleta regular municipal, servindo de entreposto entre este e a CTR localizada em Sobral.

A operação do sistema implantado possibilitará o cumprimento das obrigações legais trazidas pelas Políticas de Resíduos Sólidos, estabelecidas pela Lei Federal N° 12.305/2010 e pela Lei Estadual N° 16.032/2016, aos 18 municípios atualmente consorciados: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral e Varjota.

Sobral em Revista

Segunda etapa da campanha contra Febre Aftosa começará dia 03 de novembro


No próximo dia 03 de novembro a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), órgão vinculado a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), iniciará mais uma etapa da Campanha contra Febre Aftosa no Ceará, que seguirá até o dia 02 de dezembro. É obrigatória a vacinação dos animais com até 24 meses de idade.

Depois do animal ser vacinado, o criador deverá declarar o até o dia 18 de dezembro. Devido a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de medidas de distanciamento social, é preferível que a declaração seja realizada através Portal do Produtor, no site da Adagri (www.adagri.ce.gov.br).

Na impossibilidade de acessar o endereço eletrônico, o criador pode procurar um dos núcleos locais da Adagri, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) ou Secretarias de Agricultura do município parceiras da Agência na Campanha.

Sobral em Revista

A desobediência política na campanha eleitoral custa vidas


A campanha eleitoral no Brasil foi planejada para ser o contrário do que estamos presenciando nas ruas. A orientação da justiça eleitoral era conter a população, ao recomendar cuidados, como evitar aglomeração, utilizar máscaras, limitar número de carros e motos em carreatas e promover rodas de conversas e não comícios ou showmícios em paredões de som.

A pandemia parecia ter virado o inimigo número um a ser vencido. Agora, ir de cara limpa para as ruas, participar de grandes aglomerações sem máscaras, beira a insensatez e significa expor a própria vida, de forma desnecessária. É preciso refletir. O jovem e as pessoas de meia idade precisam saber que em casa tem gente idosa, aguardando seu retorno. Até quarentões estão se arriscando. A vida vai além de um comício. É justo alertar.

A culpa é dos candidatos a prefeito e vereador. Na intenção de mostrar carisma, popularidade e favoritismo, é preciso botar o povo na rua, como se fosse manada, animais em oferta ao coronavírus. O risco sanitário vai para a conta dos agentes públicos de saúde. 

No seu decreto semanal, após avaliar o movimento da população e os casos de Covid 19 registrados, o governador Camilo Santana, decidiu proibir eventos, que estavam promovendo aglomerações com público além do previsto em protocolos. O justo pagou pelo pecador. A nobreza de um chefe de Estado é ser isonômico. O governador foi.

A resposta da turma do ódio, dos gabinetes que promovem fake news, veio: inventaram um fechamento completo, o tal lockdowm, no Ceará. Um absurdo. Até onde vai a maldade, em troca de um comício ou o louco devaneio pelo lucro, por dinheiro? O governador tem sido paciente e generoso, ao atenuar situações. As imagens de eventos políticos com milhares de pessoas, bares lotados, sem respeitar distanciamento, praias e barracas abarrotadas, todos sem máscaras, seria o suficiente para medidas duras. O governador tenta, todos os dias, nas redes sociais, conscientizar a todos. Um gesto de quem tem boa vontade.

Quero encerrar a coluna pedindo orações para o Waldir Fernandes, a Clara Dias, o Jonathan Brilhante, o João Otoni, a Wanda, da Bela Vista, e o Josué de Sousa, que estão na UTI, com coronavírus. Ao mesmo tempo, desejo boa fisioterapia, tratamento dos órgãos comprometidos ao Carlos Silva, Kleber Cunha, Pinheiro Landim e Erivélton dos Santos, que deixaram a UTI. Abraçar as famílias do Emílio Braga, Casemiro Santiago e José de Souza, que partiram por causa da pandemia. Vale lembrar que estamos há poucos meses do início da vacinação. A vacina irá nos liberar, proteger famílias, garantir saúde e a retomada, com segurança.

Câmara vota MP de incentivo a bancos para empréstimos a pequenas empresas na pandemia


A Câmara dos Deputados realiza sessão plenária virtual, às 14 horas, para votar a medida provisória (MP 992/2020) que cria um incentivo contábil para estimular bancos a emprestarem dinheiro de capital de giro a micro, pequenas e médias empresas em razão da pandemia de covid-19. Os deputados também devem apreciar e votar a MP 991/2020 – A medida provisória destina R$ 160 milhões a instituições para idosos durante a pandemia.

Cid e Camilo na campanha de Juazeiro do Norte


O governador Camilo Santana vai aparecer pedindo votos para o prefeito José Arnon Bezerra. O senador Cid Gomes já entrou na campanha. Estão preparando uma ida ao Cariri, para apoiar os candidatos da base aliada. Tudo será feito respeitando protocolos.

Agenda de HOJE dos candidatos a prefeito de Sobral


Cid e Ciro se preparam para entrar na campanha de Ivo Gomes


A boa avaliação do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, faz com que ele seja o favorito para as eleições desse ano. Diferente da eleição passada, quando precisou do auxilio dos irmãos Cid e Ciro, o caçula dos FGs só teve a participação de Ciro na convenção que lançou sua candidatura. Ivo deixou os irmãos a vontade para ajudar outros candidatos em outras cidades.

Mas como a ‘Tara’ de Cid Gomes sempre foi a Princesa do Norte, ele não abre mão de vir a cidade e ter contato com seu povo. Agendou para o próximo final de semana sua estreia na campanha de Ivo. Vai participar de adesivagem na sexta, em um sinal a ser escolhido pela coordenação da campanha, de motocarreata na manhã de sábado e de uma carreata, também no sábado, saindo do distrito de Pedra de Fogo, passando por Aprazível, São José do Torto e Rafael Arruda.

Já Ciro, que se recupera da Covid, será poupado nessa fase da campanha. Mas já avisou que nos últimos dias, estará na cidade para pedir voto para o irmão mais novo.

Sobral em Revista

A PALAVRA DO DIA



Evangelho (Lc 6,12-19)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 

— Glória a vós, Senhor.

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

27 outubro 2020

Safadão comprou jatinho, Ferrari, cavalos e quer pagar a conta, pedindo a volta dos shows


O cantor Wesley Safadão teve seu momento de glória, sendo um dos top da música sertaneja universitária. Seu público foi diminuindo e a Covid 19 prejudicou seus negócios.

Safadão comprou jatinho, Ferrari, cavalos, haras e outros brinquedos. Quer pagar a conta. 10 ou 15 lives. por mês, não são suficientes.

Malhadão, com músculos sobrando, decidiu criticar autoridades, ao mesmo tempo em que pede a volta dos shows. “Não pode ter show, mas os voos estão lotados. Não pode ter show, mas tem carreata e comício. Não tem show, mas as praias estão lotadas. Não pode fazer show, mas os cabarés estão lotados”, reclamou o cantor cearense.

Safadão poderia bradar algo mais educativo. “Gente a vacina tá chegando. Fiquem em casa, usem máscara, evitem aglomerações!”.

Fonte: Blog do Roberto Moreira

Bolsonaro continua querendo atropelar a ciência no que diz respeito a Covid-19


O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta segunda-feira (26), que a Justiça não pode obrigar os brasileiros a se vacinarem contra a covid-19. De acordo com o Bolsonaro, isso é uma questão de saúde e não deveria ter sido judicializada.

Na semana passada, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o plenário da Corte julgue três ações sobre a obrigatoriedade da imunização. Os pedidos foram apresentados ao Tribunal pelos partidos PDT, Rede e PTB. Ainda não há uma data definida para a análise.

Durante a conversa, Bolsonaro ainda disse que o governo não vai comprar vacinas que não tenham comprovação científica. Na última semana, o presidente desautorizou um acordo assinado pelo Ministério da Saúde e o Instituto Butantan que previa a aquisição de 46 milhões de doses da Coronavac, imunizante desenvolvido pelo Butantan e o laboratório chinês Sinovac.

Fonte: Correio Braziliense

Depois da alta do arroz, é a vez da carne


A Associação das Donas de Casa denunciou a alta no preço do arroz, que subiu 45%, só em outubro. A grita é geral. O arroz é presença obrigatória na mesa do brasileiro, em casa ou nos restaurantes.

Agora, as donas de casa estão reclamando do preço da carne. Nos supermercados, que compram em grande quantidade para vender a preço justo, com pequena margem de lucro, a carne de primeira está batendo a casa dos R$ 50. Um abuso contra o consumidor mais pobre.

Petrobras reduz preço do diesel e da gasolina pela 19a. vez, mas preço não cai nas bombas


A Petrobras divulgou, ontem (26), novos reajustes para o preço dos combustíveis nas refinarias. O preço da gasolina terá queda de 5%, enquanto para o diesel (S10 e S500), a redução será de 4%. Os novos valores passam a vigorar a partir de hoje (27).

De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, com a redução de 4,0% (ou R$ -0,07 por litro), o preço médio do diesel da Petrobras para as distribuidoras passa a ser de R$ 1,69 por litro. No acumulado do ano, a redução do preço é de 27,3 %.

Já para a gasolina, com a redução de 5% (ou R$ -0,09 por litro), o preço médio da Petrobras para as distribuidoras passa a ser R$ 1,66 por litro. No acumulado do ano, a redução chega a 13,7 %.

A gasolina teve 35 reajustes em 2020, até agora, sendo 16 aumentos e 19 reduções. Para o diesel, foram 28 reajustes no total, dos quais 13 foram aumentos e 15 diminuições de preços.

Ipu: Robério Rufino visita centro comercial em agenda de campanha.






Na manhã desta sexta-feira, 23, o candidato a prefeito, Robério Rufino, realizou visita ao Centro Comercial de Ipu acompanhado do atual prefeito, Sérgio Rufino. 

A visita, que faz parte de sua agenda de campanha, foi uma oportunidade de diálogo com os comerciantes, onde muito se ouviu elogios a gestão de Sérgio, além de sugestões e demandas do centro para uma futura administração de Robério, que representa a continuidade do trabalho iniciado por Sérgio Rufino em 2013.

Robério Rufino que conta com apoio de Sérgio - que não atoa, foi único prefeito reeleito na história do município - tem dedicado sua agenda a visitas aos mais diversos pontos da cidade, sede, sertão, bairros e distritos. 

Confira mais imagens. Clicando aqui.