26 junho 2021

“Mata Bicheira” é utilizado em pacientes no Hospital Municipal de Ipueiras


Em um vídeo que circula na internet, um acompanhante de um paciente do Hospital e Maternidade Otacílio Mota, mostra em suas mãos um frasco do remédio de uso veterinário conhecido como “matabicheira”, que segundo ele teria sido recomendado pelo médico para o uso no paciente que está hospitalizado. O medicamento é larvicida bernicida repelente cicatrizante formulado a base de Vapona e Supona usado em animais.

Segundo fontes, o médico havia recomendado o medicamento veterinário.

O uso de medicamentos veterinários em humanos pode trazer riscos à vida, pois trata-se de um composto feito para um outro tipo de organismo, diferente do de uma pessoa. Vários especialistas alertam sobre o risco de usar remédio veterinário em pessoas podendo provocar danos como queimaduras, mau funcionamento dos rins, dentre outros problemas.

A Prefeitura de Ipueiras por meio da Secretaria de Saúde do município emitiu uma nota a imprensa sobre o assunto, veja abaixo:

A Secretaria de Saúde do Município de Ipueiras informa que o paciente acolhido no Hospital e Maternidade Otacílio Mota na manhã dessa segunda-feira (21), vítima de quadro infeccioso, foi devidamente atendido, conforme protocolo clínico adequado para o seu quadro, com o uso de Ivermectina, Clindamicina e Ceftriaxona, além da troca de curativos, não sendo realizada terapia que não estivesse prescrita pela equipe de profissionais da unidade. Desse modo, esclarecemos que nenhum outro produto foi administrado durante seu tratamento.

Fonte: O Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário