Obra do Acquario Ceará continua parada (FOTO: Reprodução Nordestv)
Uma obra que já gerou muitas dúvidas, mistérios, polêmicas e processos judiciais. Desde que o projeto foi lançado, os moradores do entorno questionam.
Como a Rosa, que mora em um dos 94 apartamentos de prédio que fica em frente ao Acquario Ceará. Ela fala que, com o decreto de desapropriação do prédio para a construção do estacionamento do Acquario Ceará, todos os moradores tiveram seus imóveis desvalorizados. “Não dá para vender um imóvel com um decreto publicado oficialmente de desapropriação”. Ela fala ainda que não pode fazer nenhuma mudança com relação ao imóvel devido ao decreto.
O Acquario Ceará começou a ser erguido em 2012 e deveria ter ficado pronto em janeiro de 2014. Mas, até hoje, está com obras paradas e abandonado. E o pior: de acordo com o Portal da Transferência, as obras receberam R$ 136,1 milhões, e o seu destino é incerto.
Destino incerto; pois, mesmo com todo dinheiro já gasto, Camilo Santana afirmou que o governo do estado não vai mais investir nas obras por falta de verba para a manutenção do equipamento. A construção deve continuar pela iniciativa privada.
De acordo com nota do Governo do Estado, será lançado edital pela Secretaria do Turismo para escolha de empresa de consultoria que fará um estudo para apontar qual será a modalidade de outorga do equipamento. O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, órgão vinculado à Secretaria do Planejamento deve auxiliar nos estudos.
Enquanto isso, os moradores continuam preocupados com o destino da obra. Entre os problemas, o canteiro abandonado com água parada tem causado danos à saúde da população. Veja mais detalhes no vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário