O PRB foi criado em 2005 e atingiu o auge quando colocou na sigla José de Alencar, vice-presidente de Lula, com forte tendência a esquerda. A estratégia do partido agora é mudar a rota e posicionar-se como opção para o eleitorado conservador. A legenda, que construiu nos últimos anos uma das maiores bancadas no Congresso, passará a se chamar somente “Republicanos” e se denominará, daqui para a frente, um partido de centro-direita.
O partido pretende criar um movimento independente do bolsonarismo, que é descrito como um exemplo de uma direita “radical”. As linhas de trabalho, porém, serão as mesmas de Jair Bolsonaro. Os Republicanos serão conservadores nos costumes e liberais na economia, com menos extremismo.
O partido vem crescendo a cada eleição. Passou de 54 prefeitos em 2008 para 106 em 2016. No mesmo período, o número de vereadores saltou de 780 para 1.604. A bancada na Câmara tem hoje 31 deputados federais e é a oitava maior da Casa, à frente de legendas tradicionais como o PSDB e o DEM.
Fonte: CN
Nenhum comentário:
Postar um comentário