No domingo, 19 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, que visa incentivar a doação de leite materno. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforça a importância desta doação para as crianças prematuras, de baixo peso, que estão internadas em hospitais e não podem ser alimentadas diretamente no seio da mãe.
A doação é um gesto simples, mas que faz toda a diferença no processo de recuperação dos bebês hospitalizados. Os bancos de leite da rede Sesa orientam e apoiam as mães que estão amamentando e que precisam ordenhar leite humano para estocar ou para doar.
Benefícios da amamentação
O leite materno oferece anticorpos para proteger o recém-nascido de infecções, reduz a mortalidade infantil e ajuda no desenvolvimento cognitivo. A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que bebês sejam amamentados, exclusivamente, até os seis meses. A OMS também reforça a importância do leite materno para crianças até dois anos.
A fase de amamentação requer muita dedicação da mãe. Para as que trabalham fora de casa, o fim da licença-maternidade costuma ser um momento em que a mulher inicia a fase de ordenha para deixar leite estocado para o bebê. A retirada de leite dos seios é importante para evitar a mastite puerperal e o ingurgitamento mamário, condição caracterizada pelo acúmulo de leite no peito, causando dor e aumento do volume das mamas.
A ordenha estimula, ainda, a lactação em mulheres que precisam aumentar a produção de leite para alimentar e oferecer todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança.
O leite deve ser retirado após as mamadas, caso o bebê não tenha esvaziado o peito. A ordenha é uma prática que requer paciência e a retirada depende da produção de leite de cada mulher. Toda mãe que amamenta pode fazer a doação de leite.
Onde obter orientação
O Ceará conta com 31 postos de coleta e bancos de leite humano e 16 salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta certificadas pelo Ministério da Saúde. Em 2018, foram coletados 7.318 litros de leite humano que beneficiaram 8.354 recém-nascidos internados.
Quatro hospitais da rede pública do Governo do Ceará contam com bancos de leite humano e coletaram 3.688 litros de leite humano no ano passado, cerca de metade do que foi doado no estado.
Os bancos de leite humano têm como objetivos a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Nesse sentido, desenvolvem trabalho para auxiliar as mães no período da amamentação, com profissionais qualificados para orientar sobre a saúde da mãe e da criança.
A doação de leite humano pode ser realizada em quatros hospitais do Governo do Estado Ceará.
Em Fortaleza
Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. César Cals
Atendimento: 24 horas por dia, todos os dias da semana
Avenida do Imperador, 545, Centro, Fortaleza
Contato: 0800 286-5678 / (85) 3101-5367
Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Rua Ávila Goulart, 900, Papicu, Fortaleza
Contato: (85) 3101-3335
Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
No Interior
Banco de Leite Humano do Hospital Regional Norte
Atendimento: todas as quartas-feiras, das 7h às 18h
Avenida John Sanford, 1505, Junco, Sobral
Fonte: Blog do Tidi
Banco de Leite Humano do Hospital Regional Norte
Atendimento: todas as quartas-feiras, das 7h às 18h
Avenida John Sanford, 1505, Junco, Sobral
Fonte: Blog do Tidi
Nenhum comentário:
Postar um comentário