26 junho 2019

Governo do Ceará entrega 91 títulos de imóveis rurais em Itapajé



Já são mais de 92 mil títulos entregues no Ceará, sendo mais de 10 mil somente em 2019.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), entregou nesta terça-feira (25), em Itapajé, 91 títulos definitivos de propriedade rural.

Localizado na região do Litoral Oeste/Vale do Curu, o município recebeu uma comitiva formada pelo assessor especial de Relações Institucionais do Governo do Ceará, Nelson Martins; pelo representante da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Jerônimo Nascimento; pelo superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves e por autoridades municipais e lideranças sindicais e de movimentos sociais.



“O prefeito daqui é prevenido e já fez contato com a gerência do Banco do Nordeste para que vocês, com o título na mão, possam obter um recurso melhor, para poder melhorar a sua propriedade, pra poder melhorar a plantação, a produção”, discorreu Nelson Martins. “Dia 14 de julho vão ser comemorados os 160 anos de Itapajé e vamos tentar entregar mais títulos aqui”, concluiu.

Os agricultores e agricultoras rurais do município agora têm respaldo jurídico para acessar crédito rural, financiamento bancário, assistência técnica e outros tantos benefícios.

Para o chefe de gabinete da SDA, Jerônimo Nascimento, “com esse trabalho científico, tipográfico, que foi feito nas nossas propriedades, nós vamos saber onde começa e onde termina o nosso terreno. Para as gerações seguintes, nós teremos uma comunidade equilibrada, sem conflitos agrários”, defendeu.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

José Wilson Gonçalves ressaltou a importância dos papéis desempenhados pelo Idace. “O trabalho que o Idace faz não é só regularização fundiária. O cadastro ambiental dos assentamentos do Estado também é de responsabilidade do Idace. Nós cuidamos também das demandas que vêm dos movimentos sociais: Fetraece, MTS e outros. A gente faz as vistorias e avaliações. Uma vez adquiridas estas propriedades, nós fazemos o acompanhamento”, disse.
A satisfação em adquirir o documento definitivo



Aos 70 anos de idade, o agricultor Valdecir Gomes de Almeida não escondeu a felicidade em receber o documento. “Eu tenho um terreninho, que eu planto milho e feijão. Agora eu vou acalmar. Eu estou feliz, porque eu não tinha o documento do meu terreno. Eu esperei, esperei, até que veio. Esse povo veio todinho, porque estão muito satisfeitos”, comemorou.


Fonte: Blog do Tidi

Nenhum comentário:

Postar um comentário