31 agosto 2019

TSE lança programa de combate à desinformação


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, ontem (30/08) em Brasília, o Programa de Enfrentamento à Desinformação. O objeto é combater a propagação de conteúdo falso sobre a Justiça Eleitoral e sobre a eleição municipal do ano que vem.

Instituições públicas e privadas convidadas e interessadas assinaram um termo de adesão ao programa, cuja finalidade é enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação à imagem e à credibilidade da Justiça Eleitoral, além das próprias eleições.

A presidente da o TSE, ministra Rosa Weber, afirmou que em 2018 "não se ignorava o fenômeno da desinformação" nem se minimizava a capacidade de conteúdos falsos afetarem a credibilidade das instituições, mas a intenção agora é fortalecer o combate por meio de campanhas e de maior transparência.

"Sem dúvida, o enfrentamento de problemas que o fenômeno provoca exige a adoção de medidas de curto, médio e longo prazo, apoiadas em diversas áreas", afirmou.
"São sérios e graves os danos que a desinformação pode causar à imagem da Justiça Eleitoral. Hoje o TSE avança alguns passos", completou.

Entre as medidas que devem ser adotadas, estão a organização interna da Justiça Eleitoral, com:

  • Alfabetização midiática;
  • Contenção da desinformação;
  • Identificação e checagem;
  • Aperfeiçoamento do ordenamento jurídico e de recursos tecnológicos.
Algumas ações, segundo o TSE, já passaram a ser executadas após as eleições 2018 e podem ser ampliadas, como:

  • Estudos para disponibilizar a abertura dos códigos das urnas eletrônicas fora da Corte;
  • Teste público de segurança;

Nova urna eletrônica.

Outras podem ser implementadas e estão em fase de planejamento, entre as quais:

  • Instituição de gabinetes de crise com o objetivo de identificar casos de desinformação;
  • Palestras a estudantes;
  • Parcerias com a Polícia Federal e Ministério Público com objetivo de estabelecer núcleos sobre desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral.
*Sobral de Prima

Zezinho Albuquerque prestigia aniversário de Jaguaretama




A comemoração dos 154 anos de Jaguaretama, ocorrida na última quinta-feira (29/08), contou com a presença maciça de moradores da região e de lideranças políticas.

O Secretário das Cidades do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (PDT) prestigiou a festa, que contou com sessão solene da Câmara Municipal.

O deputado estadual e titular da importante pasta no Governo Camilo Santana (PT) ratificou o apoio a projetos que beneficiem aquela hospitaleira cidade do Vale do Jaguaribe.

*Sobral de Prima

Bombeamento da Transposição é retomado e águas devem chegar ao Ceará no 1° Trimestre


O governador Camilo Santana esteve na cidade pernambucana de Salgueiro, no início da tarde de sexta-feira (30), onde, ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, acompanhou os testes de bombeamento da terceira estação elevatória do Eixo Norte, trecho responsável por mandar a água para o Ceará. Durante os testes, o ministro afirmou que até o fim do primeiro trimestre de 2020 a tão esperada água do Velho Chico chega à cidade cearense de Jati.

A EBI-3, visitada nesta sexta-feira, é a maior estação elevatória dos eixos Norte e Leste do Projeto São Francisco. Ao lembrar que o Ceará sofreu nos últimos seis anos com a baixa quantidade de chuvas o governador Camilo Santana ressaltou a importância da obra que vai trazer segurança hídrica ao Estado. “O Castanhão, que é a maior barragem do Estado tem, hoje, pouco mais de 4% do seu volume de água. Para nós é uma alegria ver a água começar a ser bombeada com destino ao nosso Ceará”.


*Sobral de Prima

30 agosto 2019

Governo de Almir revoluciona a educação de Itatira e coloca o ensino do municipio entre os melhores do Brasil


O governo de Antônio Almir revolucionou a educação de Itatira e transformou a qualidade do ensino ofertada na rede pública do município em uma das melhores do Brasil. É o que comprovam os dados do Spaece e também do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Hoje os dados referentes aos resultados do Spaece 2018 mostram um avanço inédito no município. Segundo estes dados oficiais, os estudantes do 2º Ano Alfa estão na 20ª posição entre 184 municipios do Estado do Ceará. Na disciplina de Português, por exemplo, Itatira foi o sétimo melhor município do Estado nas series de 5º, 8º e 9º ano do ensino fundamental. Já em Matemática está em 3º lugar no 5º ano e 10º lugar no 9º ano.

O prefeito de Itatira, Antonio Almir, afirmou que está feliz com os resultados que só provam a capacidade dos profissionais de educação e a qualidade do ensino ofertado em Itatira através da rede público municipal. “Alguns ainda podem achar que na rede pública não tem qualidade. Mas aqui em Itatira eu me sinto feliz com esse resultado, pois ele é a prova que a rede pública de ensino de Itatira tem sim qualidade e possui profissionais capacitados”, disse o prefeito de Itatira, Antonio Almir.

A secretária de Educação do município de Itatira, Luciana Nunes, afirmou ao Itatira NEWS que a gestão municipal reconhece a capacidade dos profissionais da educação. “Hoje eu enxergo os bons resultados na educação de Itatira, através de profissionais dedicados, qualificados e acima de tudo, valorizados por uma gestão que conhece e acompanha as necessidades de seu município”, afirmou ao Itatira NEWS a secretária de Educação do município de Itatira, Luciana Nunes.

Três escolas da rede municipal de ensino público de Itatira estão entre as cem melhores do Brasil. Das cem melhores escolas públicas do país com a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, três colégios são do município de Itatira. Ao todo, o Estado Ceará teve 82 escolas no Top 100 Nacional do IDEB. As escolas de Itatira, que estão entre as melhores escolas públicas do Brasil, no ensino fundamental do Brasil são Escola 7 de setembro, Escola Eduardo Barbosa e Escola José Pereira.

Conforme os dados do IDEB, Sobral é a cidade cearense com o melhor ensino fundamental. A média no município subiu de 8,8 em 2015 para 9,1. No Ceará, o município de Itatira está na oitiva colocação, a frente até da Capital de Fortaleza, que ficou em 24ª colocação. Maranguape ficou em 33ª colocação.

*Itatira News

Bebê nasce com DIU preso no cabelo e caso viraliza na web



Médico diz que objeto não ofereceu risco ao bebê

Uma mãe norte-americana publicou, no último domingo (25), a foto do filho recém-nascido, logo após o parto, com o DIU (dispositivo intrauterino) preso no cabelo. A imagem rapidamente viralizou e foi compartilhada por mais de 38 mil pessoas.

Em sua publicação no Facebook, Cadesia Foster comparou o DIU na cabeça do filho a uma grampo de cabelo.

O médico Rogério Bonassi Machado, presidente da Comissão de Anticoncepção da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), explica que são “raríssimos” os casos em que o DIU falha.

“Nos raros casos que acontece a falha contraceptiva do DIU, geralmente se identificam fatores como o deslocamento do DIU ou a falta de controle adequado depois da sua colocação.”

Segundo o especialista, a gravidez progride normalmente sem qualquer problema para o bebê. “Também não há relação alguma com malformações fetais, tampouco com lesões nesse recém-nascido.”

Isso porque, afirma Machado, o DIU não fica em contato com o bebê durante a gestação. “No final, como o DIU e o bebê ficam no mesmo local – dentro do útero – os dois são retirados. Por coincidência o DIU estava junto à cabeça, mas em hipótese alguma penetraria no corpo do recém-nascido.”

O médico ressalta que o DIU é um método contraceptivo “de alta eficácia” e que os casos de falha representam 0,1 em cada 100 mulheres ao ano. “O DIU é tão eficaz quanto a laqueadura”, conclui.

Fonte:R7

Prefeitura de Eusébio cria a Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida


A Prefeitura de Eusébio instituiu a Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da vida e o Programa de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, no âmbito municipal, em cooperação com as secretarias municipais e sociedade civil, como estratégia permanente para a prevenção desses eventos e para o tratamento das comorbidades à eles associados.

Projeto com este teor foi aprovado, nesta segunda-feira (26), na Câmara Municipal de Eusébio.

O tema vem sendo motivo de alerta não só no Eusébio, mas em todo o país. Para realizar um trabalho de prevenção principalmente nas escolas municipais, a Prefeitura aderiu ao Programa Vidas Preservadas do Ministério Público e criou uma comissão integrada por membros do CRAS, CREAS, Educação, Cultura, Desenvolvimento Social, Segurança Pública e Saúde. Desde então a Comissão vem realizando ações para alertar a população sobre essa problemática. Na sexta-feira (23) a Comissão realizou a palestra “Suicídio – dos sinais de aviso às possibilidade de prevenção”, ministrada pela Psicóloga Dra. Alessandra Xavier.

O evento foi realizado no auditório da Escola Profissional Eusébio de Queiroz e teve como público alvo estudantes e servidores das várias secretarias municipais. O prefeito Acilon Gonçalves afirmou que no Eusébio acontece o melhor acolhimento da ideia de preservar vidas, pois isso ocorre desde o primeiro momento de vida. “Agente busca equilibrar as famílias dentro de casas, socioeconomicamente. Buscamos, através de programas, reduzir o número de famílias em situação de risco social. Detectamos que a deterioração da relação familiar era pela introdução violenta das drogas nas famílias e nós, mais uma vez pioneiros no Ceará, criamos o setor de Políticas sobre Drogas. E temos aqui tão grande como Fortaleza, um setor que apoia pessoas que queiram deixar de utilizar drogas licitas e ilícitas,” pontuou.

Acilon destaca que na Educação existem diversos programas de prevenção, como o Proerd, realizado com a Policia Militar, e campanhas sistemáticas com Conselho Municipal de Defesa da Criança e dos Adolescentes e com o Conselho Tutelar. “E com tudo isso que fazemos, detectamos que existia um número em torno de 120 de meninos e meninas no Ensino Médio e 80 no Ensino Fundamental, que avançavam no número de presenças no Departamento de Apoio ao Estudante. São crianças e adolescentes que exageradamente precisavam ser buscadas pelo núcleo de apoio, devido problemas pessoais e de comportamento. Isso pode chegar a 400 se estendermos ao ensino médio. São jovens e crianças extremamente vulneráveis”, ressaltou.

Segundo o gestor, como não havia como abrigar a todos, foi criada a Escola de Promoção à vida, que tem hoje 120 meninos e meninas, que lá aprendem que o excesso de saída da normalidade precisa ser reformado com urgência. “Creio que venceremos essa batalha e vamos transformar muitas vidas”, asseverou.

Acilon observou, ainda, que há uma realidade que apavora. Uma que não ocorre com tanta frequência, que é o suicídio e outra muito presente, que é a automutilação. “A automutilação é o primeiro passo para chegar no segundo, que não tem mais jeito. Quando fui procurado para tratar desse assunto, não pensei duas vezes e criamos uma comissão especifica para cuidar disso. Esse tema não dá para esperar o dia seguinte. E vocês, aqui presentes, que verificarem algum amigo que tenha esse comportamento, avisem ao DAE de suas escolas, a Comissão ou mesmo aos CRAS e CREAS para que possam receber ajuda. Usem o amor e a solidariedade que vocês têm no coração e lembrem do maior mandamento de Deus – Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Por isso os humanos precisam de humanos, e não de super-heróis, pois eles não existem”, concluiu.

A coordenadora do CREAS-Eusébio e articuladora projeto Vidas Preservadas no Eusébio, Rosa Leite, disse que essa ação é uma iniciativa do Ministério Público que teve início no dia 6 de abril de 2018. O Eusébio assinou o termo de adesão e criou a comissão municipal que vem participando de capacitações desde então e realizando eventos visando a prevenção do suicídio e automutilação no município.

“Durante o ano de 2018 e agora em 2019, a comissão participou da capacitação “Guardiões da Vida” voltada para qualquer público e depois participamos de um específico para psicólogos ‘Impulso da Vida’. Nosso objetivo é capacitar a rede para atuar na prevenção, além disso queremos mapear as áreas de maior vulnerabilidade no município para a adoção de políticas públicas nessas áreas, além de prevermos a realização de palestras, seminários e fortalecimento da rede de atenção”, asseverou.

O programa

O Programa de Prevenção da Automutilação e do Suicídio no âmbito municipal vai trabalhar com a promoção de condutas preventivas ao suicídio e a violência autoprovocada, facilitando o acesso a atenção psicossocial das pessoas em sofrimento psíquico agudo ou cranial, principalmente daqueles que tenham tentado o suicídio ou pensem em fazê-lo ou mesmo tenham praticado a automutilação.

Deverá também promover ações que busquem conscientizar sobre abordagens adequadas aos familiares e as pessoas próximas das vítimas de suicídio como uma forma de prevenção; De forma geral vai trabalhar com sensibilização e informação junto a sociedade sobre a importância e a relevância das lesões autoprovocadas como problema de saúde pública passíveis de prevenção.

Fará ainda a articulação intersetorial para a prevenção do suicídio, envolvendo as secretarias municipais e outras entidades; notificará sobre eventos, o desenvolvimento e o aprimoramento de métodos de coleta e análise de sobre automutilações, depressão, tentativas de suicídio; incentivará a educação permanente de gestores e profissionais das políticas públicas setoriais em todos os níveis de atenção quanto ao sofrimento psíquico e as lesões autoprovocadas, entre outras.

A execução das ações será através da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida, subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Social. A Coordenadoria atuará com o auxílio de 05 (cinco) Assessorias; nas quais os seus membros serão oriundos das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo, Desenvolvimento Social, Saúde, Segurança Pública e Cidadania. Caberá a Coordenadoria a realização de palestras, rodas de conversa, reuniões, a organização de eventos com especialistas na abordagem do tema, de forma permanente. No mês de setembro, em alusão a Campanha Nacional do “Setembro Amarelo”, as ações deverão ser intensificadas, visando a maior propagação do assunto, inclusive com a distribuição de materiais gráficos aos Munícipes. O Município devera disponibilizar, também, central telefônica gratuita, com atendimento ininterrupto, por meio de voluntários, com a finalidade de conceder apoio emocional e preventivo ao suicídio.

*Ascom.

Três escolas públicas municipais de Itatira estão entre as 100 melhores do Brasil



Três escolas da rede municipal de ensino público de Itatira estão entre as cem melhores do Brasil. Das cem melhores escolas públicas do país com a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, três colégios são do município de Itatira. Ao todo, o Estado Ceará teve 82 escolas no Top 100 Nacional do IDEB. As escolas de Itatira, que estão entre as melhores escolas públicas do Brasil, no ensino fundamental do Brasil são Escola 7 de setembro, Escola Eduardo Barbosa e Escola José Pereira.

Conforme os dados do IDEB, Sobral é a cidade cearense com o melhor ensino fundamental. A média no município subiu de 8,8 em 2015 para 9,1. No Ceará, o municipio de Itatira está na oitiva colocação, a frente até da Capital de Fortaleza, que ficou em 24ª colocação. Maranguape ficou em 33ª colocação. Nesta quinta-feira (29), ocorre uma festa de entrega dos resultados no distrito de Lagoa do Mato.

A secretária de Educação do município de Itatira, Luciana Nunes, afirmou ao Itatira NEWS que a gestão municipal reconhece a capacidade dos profissionais da educação. “Hoje eu enxergo os bons resultados na educação de Itatira, através de profissionais dedicados, qualificados e acima de tudo, valorizados por uma gestão que conhece e acompanha as necessidades de seu município”, afirmou ao Itatira NEWS a secretária de Educação do município de Itatira, Luciana Nunes.

O prefeito de Itatira, Antonio Almir, também afirmou ao Itatira NEWS que está feliz com os resultados que só provam a capacidade dos profissionais de educação e a qualidade do ensino ofertado em Itatira através da rede público municipal. “Alguns ainda podem achar que na rede pública não tem qualidade. Mas aqui em Itatira eu me sinto feliz com esse resultado, pois ele é a prova que a rede pública de ensino de Itatira tem sim qualidade e possui profissionais capacitados”, disse o prefeito de Itatira, Antonio Almir.



*Itatira News

Com lucro de R$ 2,7 bi, BNDES deve repassar R$ 1,8 bi para Tesouro

Gustavo Montezano
Montezano diz que ‘fará o melhor esforço possível’. Foto: Eraldo Peres/AP

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)registrou lucro líquido de R$ 2,7 bilhões no segundo trimestre, fechando o primeiro semestre com R$ 13,8 bilhões, e está pronto para adiantar o repasse desse ganho para ajudar a fechar as contas públicas deste ano, como pede o Ministério da Economia.

Uma primeira antecipação, de R$ 1,8 bilhão, estava para ser aprovada na diretoria do banco na quarta-feira, 28, segundo fontes que pediram para não serem identificadas.

O valor está abaixo do que espera o Tesouro Nacional, mas o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, disse que fará o “melhor esforço possível para atender” ao pedido da equipe econômica. Segundo o executivo, as antecipações poderão ser feitas em mais de uma parcela.

O Tesouro corre contra o tempo para conseguir receitas extras para fechar as contas públicas deste ano sem mudar a meta fiscal. O Ministério da Economia quer R$ 13 bilhões em dividendos dos bancos públicos como receita extra – do BNDES, conta com R$ 9 bilhões, como revelou o Estado na terça-feira. Questionado se a primeira antecipação em estudo pela diretoria do banco não seria pouco, Montezano garantiu que os pagamentos serão feitos.

“Dentro do que for viável, vamos atender”, disse o presidente do BNDES, em entrevista, no Rio, para comentar os resultados financeiros do primeiro semestre. “Vamos fazer o melhor esforço possível”, completou.

O executivo ressaltou que o BNDES atenderá ao pedido até o teto estatutário do banco, cuja política de dividendos, firmada em 2016, limita a distribuição do lucro a 60% do total de cada ano. Para o lucro apurado no primeiro semestre de 2019, o limite equivale a R$ 8,3 bilhões.

O lucro de 2018 do BNDES ficou em R$ 6,7 bilhões. Em maio, o banco repassou R$ 1,6 bilhão em JCP à União, mostra um relatório publicado no dia 10 daquele mês. O BNDES tem ainda R$ 4,404 bilhões do lucro de anos anteriores reservados em seu patrimônio. Até 2014, antes da política de dividendos, o BNDES pagava à União quase 100% do lucro líquido. No governo Dilma Rousseff, economistas criticavam a antecipação de dividendos porque os aportes bilionários do Tesouro turbinaram o lucro dos bancos públicos – quanto maior o volume de recursos para emprestar, maior é o ganho de uma instituição financeira.

Os aportes não eram contabilizados como despesa primária, sem impacto no saldo das contas públicas, mas os dividendos turbinados entravam como receita primária, melhorando o resultado final.

Só o BNDES recebeu R$ 416 bilhões, de 2009 a 2014. Com isso, o banco foi destaque no pagamento à União. O recorde foi no exercício de 2010. Em parcelas entre julho de 2010 e agosto de 2012, o BNDES pagou à União R$ 9,976 bilhões, quase a totalidade do lucro de 2010, mostra o relatório publicado em maio pelo BNDES.

O lucro líquido do primeiro semestre de 2019 ficou 190,1% acima do registrado na primeira metade do ano passado. O resultado, turbinado pela venda de participações acionárias na Petrobrás, Vale, Rede Energia e, especialmente, na Fibria, após a fusão com a Suzano, foi concentrado no primeiro trimestre, quando o lucro foi de R$ 11,1 bilhões.
Venda de ativos

Esperada como principal condutora das ofertas de ações no mercado brasileiro daqui até o fim do ano, a aceleração de vendas das participações societárias do BNDES foi confirmada publicamente na quarta-feira. A notícia, porém, veio sem estimativas de valores ou ativos que poderão ser vendidos, um cronograma de operações ou uma definição sobre um modelo de atuação. A carteira de participações do banco encerrou o primeiro semestre avaliada em R$ 105,465 bilhões.

Montezano limitou-se a dizer que há “chance razoável” de “acontecer algo relevante” ainda este ano em termos de vendas de participações, enquanto o novo diretor de participações, André Laloni, apenas garantiu que “com certeza este ano vai ter redução nessa carteira”.

Por outro lado, Laloni, que trabalhou em bancos de investimento privados ao longo da carreira, foi diretor da Caixa no início deste ano e empossado no BNDES na segunda-feira, frisou que não será divulgado um plano, com datas de operações de venda. A opção por seguir com vendas diárias no mercado ou fazer ofertas públicas será decidida caso a caso, com critérios técnicos, afirmou Laloni.

Segundo o executivo, o mais provável é que o banco de fomento anuncie operações apenas na hora de agir – Montezano ressaltou que, se a opção for por continuar com vendas diárias no mercado, provavelmente não haverá divulgações.

O destaque na carteira do BNDES é a Petrobrás. A fatia de 13,9% que o banco detém na estatal encerrou o primeiro semestre avaliada em R$ 51,582 bilhões, quase a metade da carteira. Em termos de valores, os outros destaques são as participações na Vale (R$ 16,780 bilhões), na Eletrobrás (R$ 8,910 bilhões) e na Suzano (R$ 4,918 bilhões).

Na carteira e no balanço financeiro, a fatia de 21,32% no frigorífico JBS está avaliada em R$ 6,323 bilhões, mas, pelo valor de mercado, a participação encerrou o semestre valendo R$ 12,343 bilhões – por questões contábeis, esse ativo não é contabilizado no balanço pela simples cotação das ações. “Vamos procurar ter o menor impacto possível para o mercado”, afirmou Laloni, em entrevista coletiva, no Rio.


Fonte: Blog do Tidi

Atleta cearense de Pindoretama é destaque nos Jogos Parapan no Peru com medalha de bronze - vídeo

Atleta cearense de Pindoretama é destaque nos Jogos Parapan no Peru com medalha de bronze - vídeo

O cearense do município de Pindoretama, Francisco Jeffeson foi destaque nos Jogos Parapan-Americanos em Lima no Peru. O representante da Seleção Brasileira conquistou a medalha de bronze na modalidade de atletismo. Na competição, o cubano Gerdan Fonseca saiu com a medalha de ouro.



Jefesson já tinha participado de outras disputas. Segundo parentes do competidor, ele é um atleta que ao longo dos anos com todas dificuldades tem saído vitoriosos nos eventos esportivos que participa. “ É um exemplo de superação e dedicação, que honra o nosso município, nosso Ceará e o nosso País”, declarou um familiar.


*O intrigante.

Ubajara receberá um dos maiores equipamentos de saúde da região da Ibiapaba


Ubajara recebeu nesta terça-feira (27), às 17h um equipamento destinado a acolher mulheres gravidas ou não e crianças. O evento foi à celebração de um sonho de várias mãe e mulheres em Ubajara, as gestantes que estavam presentes ficaram muito emocionadas com a cerimônia de inauguração da casa.

Ubajara esta tendo vários avanços na área da saúde, a atual gestão entregou ainda no ano de 2017, junto à secretaria de saúde do estado com o projeto do novo hospital. No mesmo ano o projeto foi aprovado e no ano seguinte as obras de revitalização e ampliação do hospital começaram. Afirmou a secretária de saúde, Míria Eugênia.

Segundo o prefeito de Ubajara, a obra do hospital municipal já se encontra em estágio final e será entregue ainda neste ano. “A obra do hospital de Ubajara é um compromisso de nossa gestão, por sua grandiosidade, não conseguimos ainda entregar, mas ressalto que não passamos um dia sequer parados com essa obra. E se Deus quiser até o final deste ano entregaremos um dos maiores equipamentos de saúde publica da região da Ibiapaba que será administrado por pessoas especializadas na área da gestão de hospitais e terá quase 40 leitos”.

O Vice-Prefeito Adécio Muniz, na solenidade de inauguração da casa da gestante, emocionado, afirmou em seu discurso, “Que o compromisso assumido com o povo de Ubajara esta sendo cumprido, aos poucos estamos derrubando cada barreira, cada obstáculo, e estamos conseguindo, mesmo em uma crise, entregar grandes projetos e obras ao povo ubajarense”.

Outras cidades maiores que Ubajara, pleitearam também verbas para reformas de hospitais, contudo ainda não conseguiram se quer iniciar as obras, afirmou o vice-prefeito.

O hospital de Ubajara é uma reivindicação antiga da população, o próprio vice-prefeito, quando era vereador cobrou do ex-gestor a reforma do hospital. Na ocasião o ex-prefeito afirmou que o município não dispunha de verbas e por esse motivo não faria a reforma. Contudo o que se vê é que Ubajara após cinco anos do ocorrido receberá um dos maiores hospitais públicos da região, com dinheiro do governo do estado do Ceará e da prefeitura de Ubajara. Resultado de uma gestão compromissada com o povo.

*Com informações do Site Ubajara Noticias.

Ubajara ganha casa da gestante.







O Prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos, e o vice, Adécio Muniz, inauguraram na noite da última terça-feira, 27, a Casa da Gestante Ubajarense.

Renê buscou junto ao Tribunal de Justiça do Ceará, a cessão do prédio que em outros tempos funcionava como casa de juízes, e que há quase 15 anos encontrava-se abandonada. Conseguiu. Com a conquista do prédio, a prefeitura realizou uma ampla restauração e adaptação da mesma para funcionar a Casa da Gestante.

A criação da Casa da Gestante vem proporcionar melhorias na assistência a gestante com algum risco clínico e ou social, mas que não justifica um internamento. Esta é encaminhada a casa onde existe uma equipe de técnicos de enfermagem, visita de obstetras, além da atuação de acadêmicos da Fisioterapia e Enfermagem. 


Além disso, a Casa da Gestante vai realizar o acompanhamento das gestantes do município. Desde o primeiro mês até o pós-parto, com consultas, e acompanhamento profissional. A casa conta ainda com uma sala para Ultrassonografias.

"Aqui elas recebem carinho, apoio e atenção profissional, realizam trabalhos manuais e aprendem a tratar melhor do seu bebê." Ressaltou o prefeito.

O local abandonado que antes tinha seu uso indevido, agora serve para o que existe de mais lindo no mundo, a GERAÇÃO DE VIDAS!

Mais imagens. Clique aqui.

Confira abaixo o vídeo institucional d evento, e também a transmissão a inauguração:



Transmissão:



Fonte: Blog do Tidi

Queiroz Filho representa a Assembleia Legislativa em solenidade de homenagem ao jornalista Adriano Nogueira



O deputado estadual Queiroz Filho (PDT) irá representar a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará na solenidade em alusão aos 10 anos de carreira do jornalista econômico e político Adriano Nogueira, que acontece na noite desta quinta-feira (29), no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF). A homenagem foi um requerimento do vereador Dr. Porto (PRTB) e acontece no plenário do parlamento municipal, às 19h30.

"É uma grande honra poder representar a Casa do Povo, em nome do presidente José Sarto, na homenagem a esse grande profissional da comunicação, que não só é referência nas áreas em que atua, como conquistou tal credibilidade por onde passou em decorrência da sua ética e compromisso com a verdade", disse Queiroz.

Ainda como parte das comemorações pela década de trabalho de Adriano Nogueira, o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), ministra a palestra “Caminhos para o crescimento do Brasil”, pela manhã desta quinta, no BS Design, bairro Aldeota.


*Roberto Moreira.

Prefeitura de Canindé anuncia recuperação de 3 mil KM de estradas. Maior programa do Ceará


As estradas vicinais são fundamentais para transportar a produção e fazer a ligação entre distritos e a sede das cidades no interior. A prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, postou nas redes sociais que está recuperando três mil quilômetros de estradas. Um recorde entre prefeituras do Ceará. Cabe à população checar o serviço.

*Via Roberto Moreira.

PSD reúne lideranças políticas de Fortaleza e tem metas para eleição de 2020



O PSD realizou na noite dessa quarta-feira (28/8) reunião com lideranças políticas de Fortaleza. O evento contou com a presença do presidente do partido, Domingos Filho, da deputada estadual Patrícia Aguiar, e do ex-deputado Odilon Aguiar. O encontro faz parte da estratégia de fortalecer a legenda em todo o Ceará.

Patrícia Aguiar destacou a importância do papel da mulher na política. Disse que os 30%, percentual obrigatório destinado a candidatas será composto no PSD por nomes comprometidos com a melhoria da qualidade de vida da população. Algumas delas já são conhecidas do eleitorado pelo trabalho social desenvolvido em suas comunidades.


Domingos Filho, por sua vez, disse que política é paixão, companheirismo, união, força e garra. “Sem estes sentimentos, melhor não insistir, não começar”. Ele lembrou que os últimos acontecimentos envolvendo a classe política fazem com que muita gente boa não queira ingressar nos espaços de poder. Ressaltou, contudo, que “a grande maioria dos políticos são homens e mulheres de bem”. “E os bons têm que vir fortalecer este time e não se esquivar por causa dos que dão exemplo ruim.”

Domingos Filho fez uma explanação sobre as novas regras que irão nortear as eleições de 2020. Lembrou que o tamanho do PSD depois de abertas as urnas será proporcional à organização interna da legenda, da irmandade entre os pares, da disposição, do compromisso de cada um dos presentes e do trabalho de mobilização desde já.

Organizada pelo ex-secretário de Esporte de Fortaleza, Nildo Sobral, a reunião recebeu lideranças de Messejana, Aerolândia, Carlito Pamplona, Álvaro Weyne, Montese, Barroso, Barra do Ceará, Papicu, Pirambu, Autran Nunes, Vila Pery, Antônio Bezerra, Bairro de Fátima, Bom Jardim, José Bastos, Juventude PSD, representantes da torcida do Fortaleza, Granja Lisboa, Presidente Vargas, Conjunto Ceará, Tancredo Neves, Curió, Santa Maria, Santa Fé, Sítio São José, Paupina, Jacarecanga, Henrique Jorge, Serviluz, Parangaba e Mondubim.




*Blog do Roberto Moreira.

Nizo Costa agradece apoio a projetos de indicação para área educacional

Deputado Nizo Costa

O deputado Nizo Costa (PSB) agradeceu, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (29/08), pela aprovação de dois projetos de indicação de sua autoria na reunião da Comissão de Educação nesta manhã.

O projeto de n° 172/19 trata sobre a criação do Programa Escola Segura. “Nossa ideia é que o programa seja administrado em parceria institucional entre as secretarias de saúde, educação e segurança pública, no intuito de evitarmos a violência no ambiente escolar”, justificou o parlamentar.

Já o de n° 233/19 institui a política de ensino médio em tempo integral na Escola de Ensino Médio Luiza Távora no município de Jucás. “Infelizmente não pude estudar, pois na minha época quase não tínhamos escolas nos distritos dos municípios do interior. E hoje a realidade mudou graças à revolução que o ex-governador Cid Gomes fez com a educação pública do Ceará”, elogiou o deputado.

Nizo Costa também elogiou a Plataforma de Modernização da Saúde apresentada pelo secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto. “Parabéns ao governador, ao secretário Cabeto e toda equipe da secretaria. Foram mais de seis horas assistindo à apresentação e fiquei encantado com o modelo projetado para melhorar a saúde pública do nosso Estado. Confio e acredito no sucesso do projeto”, declarou.

Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (PP) parabenizou o colega pelo seu trabalho na Casa e salientou que nenhum país, estado ou município melhora a condição de vida do seu povo sem investir na educação. “Somos hoje exemplo para os outros estados e sabemos que isso é fruto de uma política de estado bem feita”, frisou.


Fonte: blog do Tidi

Multinacional de bebidas vai investir R$ 100 milhões na construção de complexo industrial no Ceará


O complexo industrial da Diageo vai gerar cerca de 750 empregos diretos e indiretos no município de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza

O governador Camilo Santana participou, na manhã desta quinta-feira (29), do lançamento da pedra fundamental do novo complexo industrial da multinacional produtora de bebidas alcoólicas Diageo, que será construído em Itaitinga, município da Região Metropolitana de Fortaleza. A nova planta de produção e envase da empresa incluirá também o remanejamento e a modernização da fábrica da Ypióca, escritório administrativo e um novo centro de distribuição de bebidas, que tornará o Ceará em um hub de distribuição da multinacional para o Nordeste. O investimento da empresa será de R$ 100 milhões e vai gerar cerca de 750 empregos, entre diretos e indiretos.

O governador Camilo Santana comemorou o novo investimento privado que chega para gerar novas oportunidades para os cearenses. “Minha palavra é de agradecimento e dizer que o nosso papel é de indutor, estimulador, de organizar o Estado para que ele possa ter cada vez mais um ambiente melhor para se fazer investimentos, tornando-o menos burocrático, com infraestrutura moderna. Esse é o papel do Estado, construir rodovias, ter aeroporto e portos bons, um sistema de telecomunicações eficiente e moderno, e principalmente investir no capital humano. Essa é nossa principal meta, porque nenhum país do mundo se desenvolveu sem investir nas pessoas, sem investir na educação, em ciência, tecnologia e inovação. Aqui são várias mãos juntas trazendo resultado concreto que vai gerar emprego e oportunidade para as pessoas”, enalteceu Camilo.



A nova unidade será o maior hub logístico da Diageo no Brasil, passando a movimentar o equivalente a quase metade de tudo o que é distribuído pela empresa no país. As iniciativas refletem o compromisso da companhia em continuar investindo no Ceará, conforme Gregorio Gutierrez, presidente da multinacional no Paraguai, Uruguai e Brasil. “A gente tem uma missão estratégica de parceria a longo prazo. Hoje em dia, já estamos importando 75% dos contêineres que a gente distribui no Nordeste através do Porto do Pecém. É mais um apoio para a infraestrutura do Estado que a gente faz e estamos abertos para outras possibilidades que façam sentido para os nossos negócios dentro da estrutura do Estado. Eu sinto que o nosso relacionamento com o Ceará tem se fortalecido nos últimos anos. Temos trabalhado de maneira intensa para criar oportunidades, gerar empregos e fortalecer esse espírito de trabalho conjunto”, enfatizou Gregorio.



Desenvolvimento regional e sustentável


A chegada da multinacional a Itaitinga reforça o trabalho que vem sendo promovido pelo Governo do Ceará na atração de novas empresas para o estado. O titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, acredita que, em breve, o Ceará será destaque regional na geração de emprego e renda por meio chegada de novas empresas. “O Ceará investe fortemente seus recursos em capital humano, infraestrutura, políticas de energias, recursos hídricos, telecomunicações. E esse casamento de investimento para preparar o Ceará é o que vai atrair os empresários para fazer a outra etapa da construção do futuro que eu tenho certeza que vai colocar o Ceará na linha de prosperidade”, destacou Maia.

Os R$ 100 milhões investidos pela Diageo englobam a aquisição da propriedade, modernização da planta, introdução de novas tecnologias para modelo de fabricação mais eficiente que possa se tornar referência global. Com um terreno de aproximadamente 90.000 m² sendo 23.000m² de área construída estimada a unidade terá capacidade instalada favorável a futura expansão da operação e a introdução de possíveis novas linhas de produtos da companhia.



Além de ser o principal polo de distribuição do Nordeste, o novo complexo vai colaborar com o meio ambiente saudável através de iniciativas sustentáveis que serão postas em prática na operação da empresa. A unidade terá autossuficiência hídrica, reduzindo aproximadamente 40% do consumo de água na produção, contando também com Estação de Tratamento de Efluentes e Estação de Tratamento de Água.

Compromisso social

O Governo do Ceará e a Diageo já possuem uma parceria institucional em andamento. Há meses vem sendo feita uma capacitação profissional com o Programa Tecendo o Futuro, no qual internas do Presídio Feminino Des. Auri Moura Costa aprendem o ofício de trançado de palha da carnaúba e confeccionam embalagens de palha de Ypióca. No começo do ano, por meio do Instituto Diageo, essas ações foram ampliadas com iniciativas em parceria com a Secretaria de Educação e a Vice-governadoria do Estado. Na oportunidade, deu-se início a programas de educação para o não consumo de álcool por menores de idade.

Daniela de Fiori, diretora de Relações Corporativas da Diageo, classificou o Ceará como principal parceiro da empresa nessas ações. “Escolhemos o Ceará como nosso estado foco e encontramos o melhor parceiro que poderíamos nas diferentes secretarias do Estado e até na pessoa da vice-governadora Izolda Cela, que acabou fazendo um casamento muito grande com o que a empresa tinha vontade de fazer e o programa que ela lidera, que é o Ceará Pacífico. Nós estamos com foco de trabalho tanto na parte de responsabilidade da relação da sociedade com álcool, como no desenvolvimento das comunidades em que operamos com uma visão de trabalhar em conjunto com as políticas públicas, porque a gente acredita que é o único caminho para poder de fato potencializar os investimentos e conseguir impactar de maneira positiva o maior número de pessoas possível”, comunicou Daniela.

O governador Camilo Santana reconheceu a importância de ações conjuntas desse tipo. “Esse trabalho que a Diageo faz com a Secretaria da Educação, com o sistema prisional, tem sido importantes. Isso significa gerar esperança e oportunidade para essas pessoas que estão cumprindo pena, mas que ainda têm esperança em se ressocializar, voltar a produzir e ter um futuro melhor”, disse Camilo.


Fonte: Blog do Tidi

Oriel Nunes Filho é empossado na sessão plenária desta quinta-feira

Deputado Oriel Nunes Filho , toma posse durante a sessão plenária

O deputado Oriel Nunes Filho (PDT) foi empossado, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (29/08). Ele assume a cadeira do deputado Osmar Baquit (PDT), que sai de licença por 120 dias.

A licença foi concedida a partir da aprovação, durante a sessão, do projeto de resolução 13/19 , de autoria da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa.

Oriel Nunes foi acompanhado ao Plenário 13 de Maio pelos deputados Evandro Leitão (PDT), Fernando Hugo (PP) e Júlio César Filho (Cidadania), além dos ex-deputados Neto Nunes e Laís Nunes.

No discurso de posse, o parlamentar manifestou satisfação e emoção em ocupar um lugar no Poder Legislativo. “Agradeço minha família, além das lideranças do município de Icó e os 40 mil votos que contribuíram para que eu chegasse aqui”, salientou.

O parlamentar ressaltou que a região do Vale do Salgado vai ter mais um representante para defendê-la. “Pelo período que estiver aqui vou defender os agricultores e trabalhar ouvindo as demandas do povo, trazendo e dando visibilidade nesta Casa para os problemas da sociedade cearense”, afirmou.

Durante o pronunciamento de Oriel Nunes, se manifestaram para expressar boas vindas e desejar sucesso ao colega, os deputados Evandro Leitão, Guilherme Landim (PDT), Nizo Costa (PSB), Dra. Silvana (PR), Patrícia Aguiar (PSD), Aderlânia Noronha (SD), Marcos Sobreira (PDT), Queiroz Filho (PDT), Érika Amorim (PSD), Júlio César Filho, Heitor Férrer (SD), Antônio Granja (PDT) e Fernando Santana (PT).


Fonte: Blog do Tidi

Camilo busca ampliar o número de voos da Gol com o Brasil e o mundo


O governador Camilo Santana (PT) esteve em São Paulo nessa quarta-feira (28/08), a convite do jornal Folha de S.Paulo, para participar de seminário sobre inovação. Ele expôs para plateia de empresários e formadores de opinião avanços de sua gestão nos setores da educação, segurança e no aspecto do ajuste fiscal.

Na sua página nas redes sociais ele escreveu: “Estive reunido hoje em São Paulo com o presidente da Gol, Paulo Kakinoff. Conversamos sobre as ações da companhia no Ceará e sobre novos projetos para nosso estado. Estamos buscando conectar cada vez mais o Ceará com o Brasil e com o mundo.

EM TEMPO

Camilo Santana visitou a Folha nesta quarta acompanhado de Chagas Vieira, secretário de Comunicação, e Janaina Farias, assessora especial do governador.


*CN

Lula pede ao Supremo para anular suas condenações

 Divulgação


Os advogados do ex-presidente Lula entraram com pedido no Supremo Federal para anular suas condenações, no caso do tríplex e do sítio de Atibaia.

As solicitações tiveram como critério a decisão da Segunda Turma do STF que ajudou Aldemir Bendine no envolvimento no caso de corrupção na Lava Jato.

Mas há um grande problema: o habeas corpus tem por objeto principal o processo do instituto, no qual ainda não há sentença de condenação.

Neste caso, as alegações finais já foram apresentadas, e dentro do mesmo prazo para delatores e delatados, situação que levou à anulação da condenação de Bendine.

O novo HC usa tal caso porque foi o único em que a defesa pediu para apresentar as alegações finais após os delatores e teve o pedido negado na primeira, na segunda e na terceira instância.

Lula, no entanto, quer anular também os processos do triplex e do sítio porque as alegações finais foram apresentadas no mesmo prazo para todos os réus.

No caso do triplex, porém, não havia delatores entre os réus; no caso do sítio, sim, mas o pedido por prazos diferentes para alegações finais não foi feito na Justiça.

Fonte: O ANTAGONISTA

Em três anos, Canindé sobe de 156 matrículas para 6,7 mil alunos em tempo integral

(Foto: Divulgação)

O município de Canindé, no Norte do Ceará, a 115 quilômetros de Fortaleza, teve um dos maiores crescimentos em termos percentuais do Estado no número de vagas em escolas em tempo integral, nos últimos três anos, segundo o censo escolar.

Em 2016, o município tinha 156 matrículas de tempo integral. Este ano, com o fechamento do censo escolar, Canindé registra 6.779 alunos nessa modalidade de ensino.

Segundo a prefeita Rozário Ximenes, a marca deverá aumentar no próximo ano, diante das vagas que serão ofertadas, além do 9º ano, para as turmas de 2º e 5º anos, com possibilidade de ampliação para o 1º, 4º e o 8º ano.

Já o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) aponta que Canindé ampliou o número de matrículas de 12 para 14 mil alunos. A prefeitura informou ainda que pretende adquirir mil berços para crianças com idades entre 6 meses a 1 ano e 10 meses.

*Blog do Eliomar

29 agosto 2019

Cid defende que recursos do pré-sal cheguem ainda este ano para Estados e municípios


O senador Cid Gomes (PDT) criou uma plataforma digital para informar Estados e municípios da previsão dos valores que cada um irá receber por conta dos leilões do pré-sal, previstos na PEC 98/2019.

Cid é o relator da PEC na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o parlamenta destaca ainda que nesta quarta-feira (28/08) haverá um debate para que os recursos cheguem ainda este ano para ajudar estados e municípios brasileiros. Para termos uma ideia do montante previsto para todos os municípios cearenses, os cálculos de hoje apontam que serão distribuídos R$ 543 milhões.


*CN

Ceará participa de feira internacional de energia solar e mira novos negócios


O Ceará é um dos estados com participação na Intersolar South America, maior feira América do Sul voltada ao setor. O objetivo é atrair empresas do segmento e alavancar a economia na área de energias renováveis.

“O desenvolvimento do setor de energias renováveis está entre as prioridades do Governo do Ceará, tendo em vista nossa vocação. Montamos essa estrutura no evento para receber investidores, apresentar nosso potencial e os motivos pelos quais é vantajoso investir em energia solar no Estado”, declarou o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neves.

Ele também informa que ainda no segundo semestre será lançado o Atlas Eólico e Solar do Ceará. O estudo vai compilar dados do Estado para facilitar a identificação das melhores áreas para a implantação de unidades produtoras de energia.

Em fase final, o documento é uma demanda da Câmara Setorial de Energias Renováveis da Adece e está sendo desenvolvido por meio de um convênio entre a Agência, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


*Focus

Abertura de empresas no Ceará cresceu 84% em 2019


O Ceará registrou 49.793 novas empresas abertas no período de janeiro a julho de 2019. As informações são da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec).

O crescimento é 84% ao contabilizado no mesmo período do ano passado. Também é o melhor resultado dos últimos cinco anos. Em 2014, o total de registros de janeiro a julho no Estado havia atingido a marca de 58.650 .

Os números de abertura de novos negócios apresentaram crescimento em todos os tipos de empresa, sendo possível destacar as pequenas, que podem ser tipo empresário individual ou microempreendedores individuais. Elas são responsáveis pelo maior volume no número de aberturas em todos os anos.

Somente em 2019, já foram abertas 45.948 pequenas empresas, o que corresponde a 92,27% das empresas constituídas em 2019.


*Focus.

Aeroporto de Jericoacoara recebeu 14 mil passageiros em julho


A aviação regional movimentou 16.742 passageiros no Ceará no mês de julho. Os números são da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Jericoacoara foi o aeroporto que mais registrou movimentação, com 14 mil passageiros no mês passado. No equipamento operam as empresas Gol e Azul com voos nacionais, além de companhias de aviação privada.

O próximo passo é obter a certificação de internacionalização para que comece a operar ligação com outros países. Atualmente o terminal recebe voos regulares de Recife, Campinas e Belo Horizonte – todos da Azul. Já a Gol traz turistas de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo.

O Aeroporto de Aracati, em Canoa Quebrada, é outro equipamento com circulação de voos comerciais. Em julho, registrou 1.077 passageiros nas operações da Azul. Atualmente, há três frequências semanais: às terças-feiras, quintas-feiras e aos domingos, com voos saindo de Recife e escala em Mossoró (RN). Já a partida de Aracati rumo a Recife é sem escalas.

Os outros oito aeroportos regionais de gestão do Governo do Estado, sob responsabilidade da SOP, se localizam em Sobral, Iguatu, Quixadá, São Benedito, Camocim, Crateús, Tauá e Campos Sales. Eles tiveram, somados, 1.370 embarques e desembarques no período.


*Focus.

Ceará tem 9,1 milhões de habitantes, segundo IBGE

Resultado de imagem para ceara estado

A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no Diário Oficial da União as estimativas da população brasileira, com data de referência em 1º de julho de 2019. De acordo com o documento publicado hoje,28, o estado do Ceará tem cerca de 9.132.078 habitantes.

No geral, o País tem aproximadamente 210.147.125 brasileiros. O Ceará é o terceiro estado mais populoso do Nordeste, tendo a frente Pernambuco e Bahia.


*Focus.

Micro e pequenas empresas no Ceará contrataram R$ 394,5 milhões do BNB


Micro e pequenas empresas no Ceará contrataram R$ 394,5 milhões em recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), administrado pelo Banco do Nordeste. O montante global – considerando os estados de abrangência do banco – ultrapassou R$ 2,1 bilhão.

O valor total investido representa crescimento de 46,9% nas aplicações na comparação com o mesmo período de 2018. Ao todo, o BNB contratou 19,9 mil operações de crédito com MPEs em toda a região Nordeste e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Até dezembro a previsão é que R$ 3,4 bilhões sejam aplicados com recursos internos e do FNE no segmento, responsável por grande parte da geração de empregos na Região.

Uma das ações que o BNB promoveu para alavancar os negócios com MPEs foi a assinatura de acordo de cooperação com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A parceria facilita o acesso de micro e pequenas empresas ao crédito de curto e de longo prazos, com recursos do FNE, bem como a outros produtos bancários.

Há crédito para implantação e expansão de empresas; franquias; aquisição de máquinas, equipamentos e veículos; aquisição de mercadorias, estoques e matérias-primas, entre outros itens. Atualmente o BNB conta com carteira ativa de mais de 194 mil clientes MPEs.


*Focus.

Tasso entrega relatório da nova Previdência com mudanças


O senador Tasso Jereissati entregou o relatório sobre a reforma da Previdência – a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 – ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, na tarde desta terça-feira 27.

O cearense apresentou as novas fontes de arrecadação e sugeriu a inclusão dos estados e municípios na reforma, por meio de uma PEC paralela, que, caso aprovada, trará uma economia de R$ 1,350 trilhão, maior do que os R$ 930 bilhões previstos no texto da Câmara dos Deputados.

Caso haja acordo entre os líderes, a leitura do relatório na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deverá ocorrer já nesta quarta-feira, 28. Na pior das hipóteses, na próxima sexta-feira, 30, segundo a presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS). A expectativa é que a votação do relatório na CCJ ocorra no dia 4 de setembro. A conclusão no plenário do Senado é prevista para os dias 1º e 10 de outubro.

Foram sugeridas algumas supressões de dispositivos da proposta que veio da Câmara, principalmente em relação às aposentadorias rurais e ao Benefício da Prestação Continuada (BPC). Mudanças como a inclusão dos estados e municípios na reforma e a sugestão de duas novas fontes de recursos para a Previdência Social serão discutidas num texto independente, a chamada PEC paralela.

Com essas novas fontes e com a inclusão dos estados na reforma, se a PEC paralela também for aprovada, Tasso afirma que a reforma da Previdência trará uma economia de R$ 1,350 trilhão, maior do que os R$ 930 bilhões previstos no texto da Câmara, e maior do que o R$ 1 trilhão que pretendia o Governo Federal inicialmente.

Caminhos


Tasso não detalhou quais foram as supressões sugeridas, mas frisou que elas não alteram o mérito da proposta, o que não obriga seu retorno para nova análise na Câmara, e viabiliza a aprovação do texto base e a promulgação da PEC rapidamente.

Com a apresentação da PEC paralela, que ainda vai depender da coleta de assinaturas de 27 senadores, os estados terão a oportunidade de aderir à reforma. Tasso explicou ainda que, apesar de haver em seu texto pontos que podem elevar a despesa previdenciária para beneficiar a população mais carente, ele sugeriu a criação de duas novas fontes de recursos.

“Vamos colocar para discussão pontos que vão elevar de maneira relevante a receita, como a contribuição previdenciária de entidades filantrópicas, com exceção das Santas Casas e de assistência social, que cobram de seus usuários e não contribuem para a Previdência. E vamos incluir para a discussão a contribuição do agroexportador”, explicou.

As duas novas receitas, explicou o senador, serão adotadas de maneira paulatina, em cinco anos. Outra mudança sugerida foi em relação à pensão por morte. O relator não aceitou que o pagamento possa ser inferior a um salário mínimo. O relatório será detalhado na reunião da CCJ.

Com informações da Agência Estado
Via Focus.

Natura mapeia cidades para novas lojas no Ceará. Sobral na lista.

Paula Andrade, diretora de Varejo da Natura. Foto: Divulgação Natura

Após inaugurar sua primeira loja própria em Fortaleza, no último sábado, 24, a Natura quer ampliar o leque de novas unidades no Estado. Para isso, aguarda o desenrolar da operação do RioMar Papicu.

“Nós desejamos sim expandir os negócios para outras cidades do Ceará. Hoje estamos mapeando também todas as capitais do País. Escolhemos Fortaleza não somente por causa da população, mas também pela capilaridade”, disse ao Focus Paula Andrade, diretora de Varejo da Natura. “A expansão não é mais um projeto piloto. Certamente, encontrando o ponto de atividade correta, abriremos novas lojas”, completa.

A companhia deve mirar nos shopping centers. “O Ceará é um mercado extremamente importante. A intensão de expandir existe. Queremos mais lojas baseadas no modelo que inauguramos no RioMar Fortaleza. Em paralelo a isso, temos um trabalho realizado com as lojas das consultoras”, explica a executiva. Dentre as praças “mapeadas” pela Natura estão Sobral e Juazeiro do Norte.

“Temos, além das lojas físicas das consultoras credenciadas, nossa unidade e o apoio do e-commerce para atender os consumidores cearenses”, finaliza Paula.


*Focus.

Prefeito de Guaraciaba busca mais recursos em Brasilia

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

O município de Guaraciaba, sem duvidas, tem um prefeito ativo e dinâmico. Provavelmente o mais atuante de sua história. 

Adail Machado, divide seu tempo entre inaugurações e peregrinações em Fortaleza e Brasilia atrás de recursos. Sem falar que ainda encontra tempo para atender os guaraciabenses como médico, realizando consultas e cirurgias.

Adail não para. Na última sexta, 23, inaugurou uma UBS na localidade de Santo Antonio dos Camelos, onde também anunciou outras ações. Começando uma nova semana, Na segunda, despachou com seu secretariado, as demandas da semana, e na terça, o chefe do executivo, já partiu para Brasilia, onde participa de encontros e reuniões em ministérios do governo federal, junto de seu deputado, Moses Rodrigues.

Nesta quarta-feira, 28, a pauta foi saúde. Adail, acompanhou o deputado, Moses Rodrigues, o Diretor da Santa Casa de Sobral, Dr Klebson, e o diretor do Hospital do Coração Dr Davi, em um encontro com o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta
Na mesa, Adail apresentou demandas do município de Guaraciaba para elevar ainda mais a qualidade da saúde municipal.

Fonte: Blog do Tidi

Congresso derruba veto e mantém pena para divulgação de ‘fake news’ eleitoral

Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão conjunta do Congresso Nacional destinada à deliberação de 14 vetos (15 a 28/2019); do PLN 5/2019 (LDO 2020) e PLN 18/2019 (Crédito suplementar); do PRN 3/2019 (mudança na tramitação de MPs); e dos PLNS 6, 7 e 8/2019.  Em pronunciamento, à bancada, senador Humberto Costa (PT-PE).  Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Plenário do Congresso Nacional recuperou nesta quarta-feira (28) o trecho do Código Eleitoral que criminaliza a disseminação de denúncias caluniosas contra candidatos em eleições. Os parlamentares derrubaram o veto presidencial (VET 17/2019) sobre o dispositivo da Lei 13.834, de 2019 que tipifica essa conduta. A sessão continua com a votação de outros 10 vetos, que foram destacados para análise individual.

A lei estabeleceu como crime no Código Eleitoral (Lei 4737, de 1965) a instauração de investigação, processo ou inquérito contra candidato que seja sabidamente inocente. A pena é de dois a oito anos de prisão, além de multa. O texto original da lei estendeu a mesma punição a quem replicar a denúncia.

Essa segunda parte havia sido vetada com o argumento de que a conduta de calúnia com objetivo eleitoral já está tipificada em outro dispositivo do Código Eleitoral. Nesse caso, a pena é de seis meses a dois anos. O Executivo afirmou que, ao estabelecer punição maior, a nova lei violava o princípio da proporcionalidade.

O senador Humberto Costa (PT-PE) foi um dos que defenderam a derrubada do veto. Ele disse que é preciso se posicionar contra a "prática criminosa" de ataques à reputação de pessoas e instituições. Para o senador, ou o Brasil "combate de vez" as "fake news" ou será vítima de “um processo de autoritarismo nunca visto em nossa história”.

— Quem inventa notícia falsa, quem faz o processo de destruição de reputação sabendo que está propagando mentiras, tem que ser severamente punido.

Fonte: Agência Senado

PEC da cessão onerosa fica para a semana que vem Fonte: Agência Senado

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião deliberativa com 17 itens. Entre eles, a PEC 98/2019, que permite a divisão dos recursos arrecadados pela União nos leilões do pré-sal com estados e municípios.  Em pronunciamento, à bancada, senador Cid Gomes (PDT-CE).  Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Prevista para esta quarta-feira (28), a votação da PEC da cessão onerosa foi adiada para a próxima semana. A sessão de votações do Senado foi adiada devido à sessão do Congresso Nacional para votação de vetos, que se prolongou além do esperado.

O relator da PEC 98/2019, senador Cid Gomes (PDT-CE), afirmou à imprensa que a proposta deve ser votada na primeira semana de setembro, em dois turnos. Seguindo para análise da Câmara logo depois.

— Há um entendimento com as lideranças para que seja votado em primeiro turno, em seguida um requerimento de quebra de interstício, e, na sequência, o segundo turno. Na Comissão de Constituição e Justiça [CCJ] a aprovação foi consensual — afirmou.

O texto que será votado em Plenário é o relatório de Cid Gomes aprovado na parte da manhã pela CCJ. A matéria destina a estados e municípios parte do que será arrecadado pela União com o bônus de assinatura (pagamento que a empresa ganhadora da licitação realiza na assinatura do contrato de exploração) do leilão do pré-sal, agendado para novembro.

Estados e municípios não viram o dinheiro da primeira etapa da exploração, porque a transferência do arrecadado pelo pré-sal é contabilizada no cálculo das despesas primárias do Orçamento federal. Quando a parcela esbarra no teto de gastos da União, não há o repasse. A PEC 98/2019 altera isso: ela modifica a regra dos limites de despesas primárias (art. 107 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT) para evitar que essas transferências entrem na conta do teto e o dinheiro fique retido nos cofres da União.

Cid Gomes explicou que a expectativa é que a União arrecade R$ 106 bilhões com esse bônus de assinatura. Desse montante, disse o senador, o governo terá de pagar R$ 36 bilhões para a Petrobras, relativos ao contrato da cessão onerosa sobre o petróleo excedente do pré-sal. O senador disse que em seu site pessoal (www.cidgomes.com.br) há um aplicativo em que se pode descobrir quanto cada ente federativo deverá receber.

A cessão onerosa (Lei 12.276, de 2010) é um contrato em que o governo cedeu uma parte da área do pré-sal para a Petrobras, que obteve o direito de explorar até 5 bilhões de barris de petróleo por contratação direta por 40 anos. Em troca, a empresa antecipou o pagamento de R$ 74,8 bilhões ao governo. No entanto, descobriu-se posteriormente um volume maior do combustível fóssil na região, o que fez a Petrobras pedir ajuste no contrato por conta da desvalorização do preço do barril de petróleo.

Assim, explicou Cid Gomes, restarão cerca de R$ 70 bilhões. Desse valor, 15% serão destinados aos municípios e 15% aos estados e Distrito Federal. Disse ainda que a cessão onerosa é um dos pontos do chamado novo pacto federativo.

Fonte: Agência Senado

Profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Sobral participam de curso em Urgência e Emergência


Médicos e residentes da Santa Casa de Misericórdia de Sobral participam, nos dias 2 e 3 de setembro, do curso "Qualificação de Profissionais do SUS em Urgência e Emergência do Adulto com Simulação Realística", no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A capacitação é promovida pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

Na ocasião, os profissionais terão a oportunidade de atualizar seus conhecimentos em protocolos de atendimento de urgência e emergência e vivenciar na prática situações reais por meio de simulação. Além disso, haverá também o treinamento por simulação realística, no qual são utilizados simuladores de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital virtual e favorecem treinamentos práticos.


Fonte: Blog do Tidi

Prefeitura de Sobral realiza 4ª campanha de adoção de cães e gatos


A Prefeitura de Sobral, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) e com o apoio de associações de proteção animal, realizará neste sábado (31/08) a 4ª Campanha de Adoção de Cães e Gatos do Município. O evento terá início às 17 horas, na Margem Esquerda (entre a Biblioteca Municipal e o Museu Madi).

Durante a ação, os animais adotados receberão vacinação antirrábica e castração. A vacinação antirrábica também estará disponível para animais acima de 3 meses.

Durante a realização do evento a AMA disponibilizará a equipe de bem-estar animal, que fará trabalho de conscientização sobre o comportamento animal de diversas raças. Também estarão presentes as equipes de educação ambiental e de parques e jardins, que farão distribuição de mudas.

Até o momento, a Prefeitura de Sobral já realizou procedimentos de castração em quase 500 animais. Durante as campanhas realizadas, mais de 100 pets (entre cães e gatos) já foram adotados. Para a 4ª edição do evento, 50 animais estarão disponíveis para adoção.


Fonte: Blog do Tidi

Sobral: Prefeitura implanta rede de drenagem no bairro Padre Ibiapina


A equipe socioambiental da Secretaria da Infraestrutura (Seinf) realizou, no dia 19 de agosto de 2019, visitas domiciliares aos beneficiários do Projeto de Implantação da Rede de Drenagem da Bacia da Capela Mãe Rainha, no bairro Pe. Ibiapina. O objetivo foi orientar os moradores sobre os cuidados necessários para manutenção do sistema de drenagem implantado na área, favorecendo a correta apropriação de seus benefícios e, consequentemente, a sua melhor funcionalidade e sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

O Projeto tem como objetivo controlar e minimizar os impactos provocados por enchentes e inundações ocorridas nos períodos chuvosos, através da implantação de galerias de drenagem.

A implantação da Rede de Drenagem contou com investimento de mais de 1 milhão de reais de recursos federal e municipal. Ao todo, 639 imóveis (todo o bairro) serão beneficiados com a obra.

A implantação da rede de drenagem do Padre Ibiabina proporciona também um melhor desenvolvimento do sistema viário, a conservação do pavimento das vias e passeios, reduzindo os gastos com sua manutenção e valorização das propriedades existentes nas áreas beneficiadas, que terão melhor infraestrutura e condições de habitabilidade, com o escoamento rápido das águas superficiais.


Fonte: Blog do Tidi

Sobral: Ampliação da área de urbanização da Margem Esquerda está com mais de 50% das obras concluídas


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinf) e Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), está avançando nas obras de urbanização da Margem Esquerda do Rio Acaraú, no bairro Pedrinhas, que já estão com mais de 50% concluídas.

O projeto é um dos maiores da gestão do prefeito Ivo Gomes, com uma área superior a 23.000 m². A obra, que inclui 400 metros de calçadão (a partir da Ponte Othon de Alencar até a AABB), margeia o rio Acaraú e dá continuidade à urbanização já existente na região compreendida entre as pontes Dr. José Euclides e Othon de Alencar.

A nova Margem Esquerda vai ganhar quadra poliesportiva, academia de ginástica ao ar livre, bancos de madeira, bancos de concreto, iluminação em LED, paraciclos, playground infantil, estacionamento, mesa de jogos, ciclofaixa, calçadão, escadaria com acesso ao rio, área de convivência, talude com revestimento em pedra, pavimentação em piso intertravado e um ampla área arborizada.

Ao todo já foi investido mais de R$ 1,6 milhão, com recursos do município e do governo estadual. O objetivo é criar novos espaços de convivência para a sociedade. O projeto vai beneficiar não apenas os moradores do bairro, mas toda a população de Sobral.


Fonte: Blog do Tidi

Sobral: Moradores do Residencial Nova Caiçara ganharão espaço de comercialização


Com o objetivo de promover a economia no Residencial Nova Caiçara, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), está construindo no bairro o Mercado Nova Caiçara, um espaço de comercialização que recebeu mais de R$ 360 mil reais em investimento.

O espaço será dividido em 5 setores: hortifruti, confecções, culinária, serviços e artesanato. Ao todo são 32 vagas já ocupadas por meio de um edital de ocupação (Edital nº 02/18). As atividades no espaço devem ser iniciadas ainda neste ano.

Segundo Suiany Teixeira, da Coordenadoria de Política Econômica, o objetivo do Mercado é “gerar mais renda no bairro, como também mais oportunidade de trabalho, já que todos os permissionários são moradores de lá. O equipamento vai proporcionar ainda um ambiente mais adequado e seguro para as negociações”.


FONTE: BLOG DO TIDI

Danniel Oliveira defende debate sobre os pequenos hospitais filantrópicos

Deputado Danniel Oliveira

O deputado Danniel Oliveira (MDB) manifestou preocupação, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (27/08), com a situação dos hospitais filantrópicos dos pequenos municípios do Estado, diante da Plataforma de Modernização da Saúde. Segundo o parlamentar, o projeto do Governo do Estado, que traça estratégias e plano de ação das políticas públicas para o setor, não é muito claro em relação a estes pequenos hospitais.

De acordo com o deputado, em pequenos municípios cearenses são estes hospitais filantrópicos que fazem atendimentos de média complexidade diariamente. “O secretário da saúde do Estado, doutor Cabeto, teria exposto que os recursos vão ser mais concentrados nos hospitais pólo de cidades com mais de 115 mil habitantes”, apontou.

Para ele, é grande a preocupação de prefeitos e dos que gerenciam estes pequenos hospitais filantrópicos. “É uma preocupação justificável, diante de um projeto que pode diminuir os recursos já escassos que vão para estes municípios”, avaliou.

Ainda segundo Danniel Oliveira, é importante entender do secretário como será feita a distribuição dos recursos para a saúde. “Precisamos saber disso para não termos uma preocupação futura de vermos hospitais importantes de municípios pequenos serem fechados”, assinalou.

Em aparte, o deputado Romeu Aldigueri (PDT) parabenizou o governador Camilo Santana pela iniciativa da Plataforma da Saúde. “É um projeto que traz questões importantes e que precisam ser repensadas. Tenho certeza que o governador acertou em trazer o doutor Cabeto para emprestar a sua força de trabalho ao Estado, que está no caminho certo”, salientou.


Fonte: Blog do Tidi