04 janeiro 2020

Novo sistema de abastecimento em Caucaia beneficia mais de 40 mil pessoas



Além de Capuan, outras localidades próximas como Genipabú, Jardim do Amor e Jandaiguaba serão beneficiadas com a ampliação do sistema


Numa manhã ensolarada de sábado (4), o governador do Ceará, Camilo Santana inaugurou a ampliação do sistema de abastecimento de água da localidade de Capuan, em Caucaia. O evento aconteceu na praça da Igreja Matriz do município, e contou com a presença do prefeito de Caucaia, Naomi Amorim, vereadores da cidade e o presidente da Cagece, Neuri Freitas.


“Caucaia é um município que cresceu muito e essa obra era uma reivindicação da população do município, principalmente da localidade de Capuan e distritos vizinhos. Aqui aumentamos a rede, ampliamos a distribuição e capacidade de abastecimento em uma obra com investimento de R$ 15 milhões. A população cresce, e com isso temos de acompanhar a necessidade de ofertar água ao povo, pois água é uma das coisas mais importantes na vida das pessoas”, destacou o governador.




Dentre as melhorias realizadas, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a obra contemplou a implantação de quase 42 km de rede de distribuição, cerca de 10 km de adutora e três reservatórios para o armazenamento da água no município.


“Graças a parceria com o governador estamos inaugurando hoje uma obra que vai suprir a necessidade de muita gente em Capuan, porque pode faltar até energia, mas água não. É algo primordial para a nossa sobrevivência, e nós estamos aqui atendendo não apenas as residências de Caucaia, mas também o comércio, garantindo que água não vai mais faltar”, celebra o prefeito de Caucaia, Naomi Amorim.


O objetivo das melhorias no sistema de abastecimento é garantir a segurança hídrica dos locais beneficiados por meio continuidade do abastecimento, aumento da produção e da distribuição de água. Ao todo, mais de 41 mil pessoas de Capuan, e ainda de outras localidades próximas como Genipabú, Jardim do Amor e Jandaiguaba serão beneficiadas com o sistema de abastecimento.




Para o índio João Kennedy Tapeba, a sensação é de alívio. “Há 10 anos a gente tinha uma das melhores águas do estado, e não faltava. Com o passar do tempo, as localidades que cercam Caucaia ficaram desabastecidas, e por vezes a água era pouca e até faltava. Hoje, viemos agradecer por essa obra, algo que vai reestabelecer não apenas a água de qualidade, mas também que promete não faltar mais em nenhuma torneira das nossas casas e comércios da região”.


Ao todo, foram investidos cerca de R$ 15 milhões provenientes de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), Governo do Ceará e Cagece na execução das obras para ampliação do sistema de abastecimento de água de Capuan.


O presidente da Cagece explicou a importância da obra estruturante, e que deve atender bem a população durante duas décadas. “Aqui para a região antes tínhamos um abastecimento de água vindo da Lagoa do Parnamirim, e esse sistema já estava no estágio final, subdimensionado para atender a população atual e as demandas crescentes. Então pensamos num projeto que era trazer água do macro sistema de Fortaleza para cá. Hoje a estação Oeste da Capital manda água para cá e com a nova adutora, e aqui agora temos um novo sistema de distribuição, tanto para atender a demanda atual quanto para um horizonte de 20 anos”, explicou Neuri Freitas.
Novo reservatório


Ainda durante o evento, Camilo agendou a inauguração de um novo reservatório de água. “O Estado está preocupado em garantir o serviço de água para o povo cearense, e já adianto que vamos inaugurar ainda esse ano o novo reservatório do Taquarão. Com isso vamos aumentar em 50% a capacidade de distribuição de água de Fortaleza e Região Metropolitana”, anunciou.


“Todas essas ações permitem garantir água encanada na quantidade adequada para atender as demandas do crescimento populacional da Região Metropolitana, inclusive de Caucaia”, finalizou o governador.

*ceara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário