Inaugurada em 21 de maio de 2012 e integrando uma das mais extensas redes do ensino estadual, em quantitativo de escolas, mas também em qualidade, a Escola Lysia Pimentel Gomes, sob a direção da Professora Ana Emília Pinheiro, tem desempenhado fielmente o seu compromisso de educar e educar com a melhor qualidade e formar alunos para a vida, de forma que cedo despertem para os valores e virtudes da cidadania, no desejo e na coragem de se tornarem homens e mulheres construtores e ao mesmo tempo guardiões de uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais pacífica, através da sapiência de querer conviver de forma harmoniosa com os semelhantes e com as diferenças, em zelo de vida também para com o meio-ambiente.
Com o intuito de integrar o Ensino Médio à formação profissional de nível técnico, permitindo o ingresso no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que possibilita ao aluno não só o preparo para a ampla concorrência, mas, principalmente, a conquista de uma vaga na universidade, tomando-se por referência apenas o ano de 2019, a Escola Lysia Pimentel obteve o número de 161 aprovações em vestibulares, tornando possível para estes 161 alunos o ingresso na faculdade, 43 destes, na Universidade Estadual Vale do Acaraú, além de 118 alunos que, aprovados no Enem, conseguiram ingressar no ensino superior através da conquista de vagas no SISU, em número de 92 alunos, e no PROUNI, na quantidade de 26 alunos, o que colocou a escola em primeiro lugar da média do ENEM entre as escolas públicas do Estado do Ceará e em redação ficou com média 852. Num quadro geral, apresenta o somatório de 853 aprovações no ensino superior, inclusive em Medicina, num dos mais concorridos vestibulares, que é o da Universidade Federal do Ceará.
Como uma das mais sólidas, segura e larga ponte para o mercado de trabalho, por ter um ensino público que prima pela educação em todos os seus alicerces e plataformas, a escola dirigida pela Professora Ana Emília, já formou mais de 818 técnicos, sendo também responsável direta, recentemente, por realizar o ingresso de mais 326 alunos no mercado de trabalho. E mesmo nessa época de pandemia, até a semana passada, conseguiu alocar em emprego mais 27 de seus alunos.
Além do maior prêmio que é a escola conseguir de forma efetiva e direta participar do processo de transformação de realidades sociais de jovens e adolescentes, num meio de tantos agraves e desigualdades, a diretora e os educadores da Escola Lysia Pimentel só na participação da Olímpiada Brasileira de Astronomia, de 2014 a 2019, comemoram com os alunos a conquista de 82 medalhas, sendo 35 de Ouro, 27 de Prata e 20 de Bronze. A participação na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), também em muito nos orgulha pela conquista de 21 medalhas alcançadas pelos alunos da mesma escola. São mais 1 medalha de Ouro, 7 de Prata e 13 de Bronze.
Na avaliação do IDEB 2019, a Escola Lysia Pimentel também é recordista de metas e referência em superação de desafios. Ocupando o 3º lugar no Estado, no Brasil, está na 6ª posição de destaque e IDEB 7.0, e este ano, já foi selecionada na CREDE para concorrer a fase estadual do Prêmio Gestão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário