A praça José de Alencar, uma das mais antigas e tradicionais praças do Centro da cidade, está de cara nova! A partir desta quinta-feira (31/12), os fortalezenses poderão conferir as mudanças feitas por lá, dentre elas está a construção de uma fonte luminosa cibernética, onde os movimentos das águas funcionam em sintonia com a música que é emitida em várias caixas sonoras, sendo mais um atrativo para os que visitam o espaço.
Berço do famoso Theatro José de Alencar, a nova praça foi totalmente reformada e ganhou piso industrial, novos postes com iluminação em LED, mobiliários urbanos, paisagismo com o plantio de novas árvores, paraciclos e estação do Bicicletar com 14 bicicletas.
A estátua do escritor cearense, José de Alencar, também passou por restauro, onde recebeu limpeza especial além de pintura em bronze em todo o monumento. A rua Liberato Barroso, localizada em frente ao teatro, teve todo o pavimento em paralelepípedo reformado e ganhou uma passagem em nível com desenhos em alusão aos vitrais do majestoso Theatro José de Alencar.
As intervenções, que foram iniciadas em dezembro do ano passado, tiveram investimento de R$ 3,2 milhões
Novas praças
De 2013 até 2018, a Prefeitura de Fortaleza já entregou mais de 300 praças reformadas. Do ano passado até agora, 150 praças foram devolvidas para a população. E mais outras 40 serão reformadas até o final de 2020. Dentre essas, 23 foram reformadas apenas no Centro de Fortaleza, a exemplo de outras praças históricas da capital cearense, como a Praça do Ferreira e Praça dos Mártires.
Bicicletar e infraestrutura cicloviária
A Praça José de Alencar também recebeu uma nova estação do Bicicletar, como parte da ampliação do sistema de compartilhamento de bicicletas para diversas áreas da cidade, completando assim 13 estações somente no bairro e 186 estações em toda a cidade. A nova estação da Praça conta 14 vagas para bicicletas, além de outras novidades, como câmera de videomonitoramento e alarme sonoro, botão individual para solicitar conserto de bicicletas, escolha de bicicleta a partir da modalidade Bilhete Único e monitoramento por GPS.
No Centro, há cerca de 4km de deslocamento exclusivo e seguro para ciclistas, com ciclofaixas distribuídas nas avenidas Duque de Caxias, Padre Ibiapina e Alberto Nepomuceno, além das ruas Castro e Silva e General Bezerril. Ao todo, Fortaleza conta hoje com um total de 339,7km de infraestruturas cicloviárias, sendo 211,4km de ciclofaixas, 117,7km de ciclovias, 10,4km de ciclorrotas e 200 metros de passeio compartilhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário