O ano de 2020 foi particularmente desafiador e, ao mesmo tempo, repleto de lições aprendidas pelo Sistema Fecomércio-CE, que, em maio, celebrou 72 anos. Ao longo de mais de sete décadas, a instituição seguiu firme no propósito de apoiar e defender o segmento de comércio de bens, serviços e turismo, alavancando profundas transformações econômicas e sociais, sem nunca perder o protagonismo e a necessidade de estar atenta a aspectos como inovação e pioneirismo. Dessa maneira, a data foi comemorada com direito a campanha especial nas redes sociais, que alcançou aproximadamente 55.000 pessoas.
E foi assim desde início de 2020. Uma das primeiras ações realizadas que comprovam efetivamente o seu caráter pioneiro e inovador foi o I Congresso de Educação Sesc e Senac, que aconteceu de 27 a 29 de fevereiro. O evento, cujo tema foi Metodologia & Inovação, reuniu cerca de mil participantes, entre educadores das duas instituições, técnicos do Sistema Fecomércio-CE e de instituições ligadas à Confederação Nacional do Comércio (CNC) em outros estados, além de convidados da rede de ensino do Ceará.
Poucos dias depois, no entanto, o mundo inteiro se viu obrigado a repensar suas ações e a rever atitudes e hábitos que, até então, valiam para praticamente tudo. A pandemia transformou a maneira de pensar e agir das pessoas, além de trazer inúmeros desafios para os empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Ceará. Reforçando sua atuação em defesa do setor, bem como de todos os cearenses, a instituição mostrou agilidade logo no início do isolamento social, ao criar a campanha Tudo em Casa Fecomércio.
Lançada ainda em março, logo após o decreto que estabelecia o isolamento social, a iniciativa integra ações do Sesc, Senac e da própria Federação, com a oferta de atividades gratuitas aos usuários das instituições e ao público em geral. As pessoas tiveram acesso a conteúdo educativo e de entretenimento para interação à distância, compartilhado nas redes sociais do Sesc (@sescce), Senac (@senacce) e Fecomércio Ceará (@fecomercioceoficial) e de outros convidados. De março a novembro, mais de seis mil pessoas utilizaram hashtag #tudoemcasafecomércio. Foram mais de 1.330 lives, que alcançou, aproximadamente, 916 mil pessoas no Facebook, Instagram e Youtube.
Também em março, a Fecomércio colocou em prática uma série de ações e medidas para orientar e apoiar os empresários, diante deste cenário tão desafiador. Por meio dos canais de comunicação da instituição, por exemplo, foi possível conferir diversos conteúdos exclusivos com orientações jurídicas, trabalhistas e econômicas. Além disso, os interessados tiveram a oportunidade de conferir transmissões em formatos de lives e uma campanha educativa nas redes sociais, com a participação da assessoria jurídica do Sistema Fecomércio. A ideia foi justamente a de esclarecer dúvidas sobre as medidas do Governo de forma clara e concisa.
A volta gradual do comércio no Ceará gerou bastante expectativa, mas também dúvidas. Isso porque foram várias fases de reabertura e protocolos para os estabelecimentos reabrirem suas portas. Para esclarecer e melhor informar, a Fecomércio preparou dois e-books sobre todas as fases de retomada das atividades econômicas e acerca dos protocolos, contendo as normas necessárias para um bom funcionamento.
Além de explicar quais atividades econômicas estão contempladas em cada fase estabelecida, o e-book “Retomada das Atividades Econômicas no Ceará” informa sobre os critérios considerados para o início de cada etapa e sobre como vai ser o processo de monitoramento, por parte do Poder Público. O material esclarece também sobre o escalonamento e detalha os horários das atividades econômicas.
Já o segundo, intitulado “Protocolos de Reabertura Responsável”, traz os protocolos referentes ao setor do comércio e também o geral, ou seja, para todas as atividades econômicas, seguindo as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS). São normas sobre turnos de trabalho, equipamentos de proteção, condições sanitárias e saúde dos funcionários.
E, dia 20 de abril, todo setor produtivo do Ceará, inclusive a Fecomércio, lançou um manifesto ao Governo do Estado para planejar uma forma segura de retorno gradual das atividades empresariais.
Compre da sua gente
Outra campanha de extrema importância para o setor produtivo do Estado e que fez bastante sucesso entre o público em 2020 foi o Compre do Ceará. A iniciativa, idealizada pelas instituições representativas de todos os setores produtivos (Fiec, Fecomércio, Sebrae e Faec Fetrans), surgiu a partir da ideia de motivar e sensibilizar os consumidores e toda a sociedade para, no ato da compra, preferir produtos e serviços das empresas locais A primeira fase da campanha destacou o potencial das cadeias produtivas cearenses e mobilizou as lideranças empresariais.
Em julho, iniciou-se a segunda etapa, que teve como público direto o consumidor final, despertando valores como cearensidade, regionalidade e empatia. O carro-chefe foi a série de cinco vídeos, com a participação dos atores Solange Teixeira, Carri Costa, Alex Nogueira, Adamastor Pitaco, Wladson Sydney e Roberta Welmont, que destacaram hábitos, linguagens e comportamentos tipicamente cearenses. Ao todo, os vídeos somam mais de 167.000 visualizações. Já a hashtag #compredoceará foi postada mais de 2.200 vezes.
A mensagem do Compre do Ceará esteve ainda nos ambientes de grande movimentação de pessoas na cidade. Assim, 10 ônibus circularam com anúncios da campanha, incluindo tophands, painéis nos corredores dos metrôs e cartazes em cinco terminais rodoviários. A campanha contemplou ainda mobiliário urbano, como 50 inserções nas laterais de abrigo e relógios, cinco outdoors, veiculação na TV nos meses de julho e agosto, em todo o Ceará, dentre outras ações de cobertura.
Desafios do Turismo
Um dos setores mais importantes para a economia do Ceará e que foi diretamente impactado pelo Covid-19, o Turismo também foi muito bem representado em 2020. Nos dias 25, 28 e 30 de setembro, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade do Sistema Fecomércio Ceará (Cetur) realizou uma Programação alusiva ao Dia Mundial do Turismo, celebrado no dia 27, apresentando o setor como parte importante do comércio, através do conceito idealizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC): “Comércio e Turismo viajam juntos”.
A programação foi aberta ao público e reuniu diversos especialistas. A primeira live, com o tema “Carreiras Conectadas – Recepção e Reserva – Governança – A&B – Gastronomia”, contou com a participação da presidente da Associação Nacional Brasileira de Governantas (ABG Nacional), Maria José Dantas, e do presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Ceará (Sindegtur), Alberto Augusto de Lima Neto. A segunda live, que teve como tema “As instituições de ensino e a articulação com o trade turístico”, foi conduzida pela presidente do Cetur, Circe Jane, da consultora de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Senac, Cíntia Oliveira, da coordenadora de Graduação de Eventos da Unifor, Milena Auip, e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros.
Já no dia 30, aconteceu o webinar “Turismo e Eventos – impactos que precisam ser compreendidos”, ação conjunta do Cetur e da Câmara Setorial de Turismo e Eventos - CSTE. O debate ao vivo e online contou com a participação de Mariana Aldrigui, do Cetur de São Paulo; do presidente da Fecomércio, Maurício Filizola; da presidente da (CSTE), Anya Ribeiro; do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neves, e da presidente do Cetur, Circe Jane.
Em defesa dos empresários e do comércio
Representante legal do comércio de bens, serviços e turismo, a Fecomércio esteve novamente integrada e disponível em contribuir com as eleições municipais de Fortaleza. Para compreender melhor as propostas em relação ao segmento, a Instituição ouviu os candidatos à prefeitura sobre as principais propostas voltadas ao fortalecimento e desenvolvimento do comércio na capital cearense.
Para a gravação da websérie “Pauta do Comércio”, foram definidas três perguntas aos postulantes, que tiveram um minuto em cada uma de suas respostas. Todos tiveram exatamente o mesmo tempo, que foi controlado por cronômetro. Os vídeos, que, somados, obtiveram cerca de 900 visualizações no Instagram, foram exibidos nos canais oficiais da Fecomércio-CE na internet, por ordem alfabética, conforme registro das chapas, ou, em última análise, seguindo a disponibilidade de agenda dos candidatos.
Outra iniciativa em prol do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará foi a campanha educativa sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, lançada em dezembro deste ano e que segue até 2021. A ação tem como objetivo esclarecer os impactos da lei nas empresas e a sua aplicabilidade, auxiliando os empresários na regularização de seus negócios. Através de matérias, vídeos e podcasts, os empresários passam a ter acesso às principais características da LGPD e o que muda em seus negócios.
De forma resumida, pode-se dizer que 2020 foi um ano de muitos desafios, mas, ao mesmo tempo, de bastante conquistas, e sempre em defesa dos empreendedores cearenses e de toda a sociedade em geral. Mais do que nunca, os olhos – e o coração – estão voltados para o ano novo que se aproxima, independentemente do que venha pela frente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário