O Brasil registrou nesta sexta-feira um novo recorde de mortes por Covid-19. Foram 3.600 óbitos notificados em apenas 24h. A média móvel voltou a chegar em seu patamar mais alto: 2.400 (veja estado por estado mais abaixo). Este número é 32% maior do que o de duas semanas atrás. O país totaliza 307.326 vidas perdidas para o novo coronavírus.
Estados como São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul atribuíram o aumento no número de óbitos a represamentos causados pelas mudanças feitas no sistema de notificação pelo ministério da Saúde esta semana. A pasta passou a pedir mais dados das vítimas, como CPF, número do cartão SUS, nacionalidade e se tomou ou não vacina contra a Covid. O novo sistema repercutiu negativamente, pois causou subnotificação, e o ministério voltou atrás. As alterações constantes causaram instabilidade e lentidão na plataforma.
Nesses números não estão computados os dados do Ceará, que até as 20h, não havia informado novos dados sobre os casos e as mortes de Covid-19 ocorridos no estado.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário