O ministro Onyx Lorenzoni, da Secretaria-Geral do governo Bolsonaro, disse em entrevista realizada nesta quinta-feira (25) que o isolamento social rígido (lockdown) não funciona porque não é possível fazer um “lockdown dos insetos”. Não há evidências de que insetos transmitam a Covid-19. Em seu site oficial, a Fiocruz desmente a teoria infundada do ministro do governo Bolsonaro
“Eu considero todos muito tolos. Muitos ainda insistem numa ferramenta chamada lockdown que já está provada por várias experiências no mundo que é ineficiente. Alguém consegue impedir nas áreas urbanas o passarinho, o cão de rua, o gato, o rato, a pulga, a formiga, o inseto, eles se locomovam? Alguém consegue fazer o lockdown dos insetos? É claro que não. E todos eles transportam o vírus, não são contaminados, mas podem transportar o vírus. Podem, é uma possibilidade”, afirmou o ministro em entrevista à Jovem Pan. Ele criticava governadores e prefeitos que adotaram medidas restritivas.
Essa declaração é mais uma das muitas dada por integrantes do governo Bolsonaro sem amparo científico.
No portal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) há uma seção de perguntas e respostas sobre o Sars-Cov-2 e em uma delas a questão é “Os insetos que entram em casa podem funcionar como vetores para a Covid-19?”. A resposta, atualizada em fevereiro de 2021, é a seguinte: “Até o momento não foi documentada a transmissão do novo coronavírus por moscas ou outros insetos”. O mesmo se aplica para animais domésticos.
Além da posição da Fiocruz, não há relatos de casos positivos de Covid-19 em animais no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário