31 maio 2021

SBPC lança livro sobre celebrações do centenário do eclipse que comprovou a Teoria da Relatividade de Einstein


A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza o lançamento virtual, no dia 31 de maio, às 14h, do livro Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019. Dividido em quatro capítulos, a obra narra como o eclipse solar de 29 de maio de 1919 tirou do anonimato o município cearense de Sobral (localizado a 230 km de Fortaleza) e se tornou o eclipse mais famoso da história moderna da humanidade. As fotografias feitas pela equipe britânica na Praça do Patrocínio, em Sobral, ajudaram a comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Einstein sobre a deflexão da luz das estrelas ao passar próximo da borda do sol. A partir desta confirmação, a teoria de Albert Einstein revolucionou a física, trazendo uma nova concepção sobre o Universo.

O livro Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019 surge com o objetivo de registrar, por meio de fotos e depoimentos, a memória das atividades comemorativas dos 100 anos do eclipse. Essas atividades ocorreram desde o início de 2018 até o final de 2019, no Ceará e em várias regiões do Brasil, com especial destaque para as ações realizadas em maio de 2019, em Sobral.

Sobre o Livro

Dividido em quatro capítulos e com 148 páginas, o livro Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019 tem organização de Ildeu de Castro Moreira (Presidente da SBPC), Cláudia Linhares Sales (Secretária da SBPC) e Carolina do Areal Barra Diógenes (jornalista); diagramação e designer gráfico de Julião Jr. O livro é ilustrativo e dá destaque para inúmeras fotografias, desde as imagens históricas até as imagens mais atuais feitas durante as atividades do centenário. Além disso, o livro conta com 55 depoimentos de pesquisadores brasileiros e internacionais, autoridades políticas e científicas e moradores locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário