20 julho 2022

Gastos com roupas crescem 46%, e consumo das classes C e D no Ceará tem o maior incremento do País

 


Luciana Godoy - CEO Superdigital

§ Pesquisa da Superdigital, fintech do Grupo Santander, apontou crescimento nos gastos dos cearenses de 5,2% em maio ante abril

§ Neste mesmo período, consumo no Brasil observou uma elevação de 2%

Puxado pelo incremento de 46% nos gastos em lojas de roupas, sobretudo impulsionado pelo Dia das Mães, o Ceará fechou o mês de maio com um crescimento de 5,2% em relação a abril no consumo das classes C e D. Foi o melhor desempenho percentual do País, superando São Paulo, que registrou 5%. Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica e busca traçar o perfil do consumidor das classes de menor poder aquisitivo.

Em maio, o consumo no Ceará, além das lojas de roupas, foi puxado pelos setores de Automóveis e Veículos (27%), Companhias Aéreas (24%), Combustível (9%), Hotéis e Motéis (7%) e Supermercado (5%). Em contrapartida, recuaram os gastos com Rede Online (-39%), Diversão e Entretenimento (-7%), Prestadores de Serviços (-4%) e Lojas de Artigos Diversos (-4%).

O desempenho do Ceará também caminhou na contramão do Nordeste, única região onde houve um recuo de 2,4%. Nas demais, o Sudeste teve uma recuperação de 3,3%, seguido do Sul (1,5%), Norte (1,4%) e Centro-Oeste (0,1%).

Média do País

No cenário nacional, o crescimento foi de 2% e também impulsionado pelo comércio nas lojas de roupas. Esse setor teve um incremento de 14% em decorrência das compras em comemoração ao Dia das Mães.

Os setores que mostraram altas mais significativas no consumo foram: Lojas de Roupas (14%), Transporte (7%), Automóveis e Veículos (6%), Lojas de Artigos Diversos (6%), Prestadores de Serviços (6%), Combustíveis (5%) e Drogarias e Farmácias (5%). Já os setores que mostraram recuo foram: Rede Online (-3%), Companhias Aéreas (-2%), Diversão e Entretenimento (-2%) e Hotéis e Motéis (-1%).

Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que a alta no consumo destas classes sociais, mesmo que pequena, mostra que a economia no varejo está se recuperando aos poucos. “O dado também foi impactado pelas compras no Dia das Mães, que geralmente traz um aquecimento ao comércio varejista. Mas percebemos que mesmo os setores que não têm correlação com o Dia das Mães mostraram alguma recuperação”, afirma a executiva, que aponta como exemplo os setores de Transportes, Automóveis e Veículos e Prestadores de Serviços.

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo o com Supermercado (36,9%). Em segundo lugar estão Restaurantes (13%), Lojas de Artigos Diversos (10,3%) e Combustível (7,7%). Outro dado da pesquisa da Superdigital mostra que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, mantendo o mesmo percentual de abril.

Em relação ao ticket médio, houve aumento nos setores Lojas de Roupas (11%), Lojas de Artigos Diversos (6%), Prestadores de Serviços (6%), Serviços (4%), Automóveis e Veículos (4%) e Combustíveis (3%). Contudo, caiu o ticket médio de Companhias Aéreas (-30%), Rede Online (-4%), Supermercado (-3%) e Restaurantes (-2%).

Para acessar os dados completos da pesquisa, acesso o link:

https://superdigital.com.br/BLOG/images/Indice_Mai22_estados_estados_pdf.pdf

Sobre a Superdigital

A Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,9 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular.

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