23 junho 2021

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Banabuiú, são premiados em Olimpíadas Científicas Nacionais



Mesmo em meio as adversidades enfrentadas pela pandemia, as escolas municipais de Banabuiú continuam empenhadas em promover e estimular metodologias ativas de ensino, que permitam com que seus alunos avançassem no conhecimento. Fruto deste trabalho é o resultado de 21 alunos premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, competindo com alunos de todo o Brasil na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA e uma medalha de bronze e duas menções honrosas na Olimpíada Nacional de Ciências – ONC. Os alunos premiados, são oriundos das escolas municipais da sede e zona rural do município.



A OBA é um evento científico é aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Ela é uma espécie de recurso pedagógico, um instrumento que, atinge o louvável objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica. A Olimpíada envolve ciências, física e geografia e é constituída de apenas uma fase cuja prova é aplicada em quatro níveis.



A ONC, é um concurso externo promovido atualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e constitui um programa das Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ) e Instituto Butantã, que tem como objetivo: despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas,; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.



Mais uma vez as escolas municipais de Banabuiú demostram sua força, mesmo em meio a um atípico ano, onde a pandemia da covid-19 se fez presente. Nossos parabéns a todos os alunos, pais, gestores e professores, pelo trabalho e incentivo, na busca do aprimoramento do conhecimento. Em virtude da pandemia, a Secretaria de Educação está realizando a entrega das medalhas e certificados nas unidades escolares e/ou nas casas dos alunos premiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário