Um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisa, divulgado nesta terça-feira (31/07), com 2.240 eleitores, em 26 estados e no Distrito Federal, em 170 municípios, no período de 25 a 30 de julho, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-00884/2018 aponta os seguintes resultados para presidente da república.
No primeiro cenário com o nome de Fernando Haddad (PT) substituindo o ex-presidente Lula, Jair Bolsonaro (PSL) lidera com 23,6%, seguido de Marina Silva (Rede) com 14,4%, Ciro Gomes (PDT) com 10,7%, Geraldo Alckmin (PSDB) 7,8%, Álvaro dias (Podemos) com 5,0% e Fernando Haddad com 2,8%. Os demais candidatos pontuaram com 1% ou abaixo deste percentual.
No segundo cenário com o nome do ex-presidente Lula, ele aparece em primeiro lugar com 29%, Jair Bolsonaro (PSL) 21,8%, Marina Silva (Rede) com 9,2%, Geraldo Alckmin 6,2%, Ciro Gomes (PDT) 6,0% e Álvaro dias (Podemos) com 4,2%. Os demais candidatos pontuaram com 1% ou ficaram abaixo deste percentual.
No terceiro cenário com o nome de Jaques Wagner (PT) substituindo ex-presidente Lula, Jair Bolsonaro (PSL) lidera com 23,5%, seguido de Marina Silva (Rede) com 14,3%, Ciro Gomes (PDT) com 10,8%, Geraldo Alckmin (PSDB) 7,9%, Álvaro dias (Podemos) com 4,9% e Jaques Wagner com 2,8%. Os demais candidatos pontuaram com pouco mais de 1% ou abaixo deste percentual.
Lula quando é inserido no cenário continua liderando as pesquisas e quando seu nome sai de cena o presidenciável Jair Bolsonaro lidera as pesquisas. O voto para “nenhum” fica a frente nos dois cenários sem o presidente Lula, porém, quando seu nome aparece ele fica em terceiro lugar, atrás de Lula e Bolsonaro. Outros dois fatores chamaram atenção na pesquisa, o nome de Geraldo Alckmin ainda não sentiu o efeito da declaração de apoio do “centrão”, ainda permanece praticamente com a mesma pontuação anterior e Marina Silva começa a dar sinais de queda, enquanto Ciro parece estagnar na mesma pontuação.
*Cearánotícias
*Cearánotícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário