Reprodução O presidente eleito, Jair Bolsonaro, e o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, receberão juntos as bancadas de 4 partidos nesta semana
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, intensificará nesta semana as conversas com os partidos no Congresso. O militar recebe bancadas de 4 siglas: MDB, PSDB, PR e PRB.
Até agora, Bolsonaro havia priorizado as reuniões com bancadas temáticas, como a religiosa e a ruralista. O militar também tratava individualmente com alguns deputados.
Bolsonaro desembarca em Brasília nesta 3ª feira (4.dez.2018). No mesmo dia, reúne-se com congressistas do MDB e do PRB. Na 4ª, recebe as bancadas do PSDB e do PR.
Todas as reuniões serão realizadas no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede do governo de transição, e terão a presença do futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
Com exceção do MDB, os outros 3 partidos (PSDB, PR e PSDB) formaram já no 1º turno das eleições presidenciais uma aliança para apoiar o candidato tucano Geraldo Alckmin (PSDB). O MDB lançou Henrique Meirelles, mas muitos integrantes do partido apoiaram Bolsonaro.
As 4 legendas somam atualmente 163 cadeiras na Câmara: MDB (52 deputados), PSDB (49), PR (41) e PRB (21).
Para 2019, o número deve ser menor: elegeram 126 nomes. Mesmo assim, comporão uma força significativa. PR e PRB já aproximaram-se de Bolsonaro. O MDB afirmou que terá 1 posicionamento independente, mas tende a votar por projetos defendidos pelo novo governo. O PSDB é o que apresenta maior divergência interna sobre compor oficialmente uma aliança formal com o militar.
Bolsonaro também deve ser reunir com a futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na 3ª e com diplomatas na 4ª. A expectativa é o que o presidente eleito finalize os anúncios sobre seus ministros. Já nomeou 20 integrantes da Esplanada. Faltam Meio Ambiente e a pasta que terá as atribuições de Direitos Humanos. Bolsonaro retorna ao Rio na 5ª feira.
*Poder 360
Nenhum comentário:
Postar um comentário