Pesquisa encomendada pela revista Exame ao instituto Idea aponta que Ciro Gomes (PDT) é o candidato de oposição com maior competitividade numa disputa contra o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), num eventual 2º turno. O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (4).
Nas simulações de 1º turno Bolsonaro lidera com 28% das intenções de voto, seguido pelo ex-presidente Lula (PT) 16%, o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro apresenta 10%. Em seguida vem o ex-candidato a presidente, Ciro Gomes (PDT), com 7%, o apresentador de televisão, Luciano Huck aparece com 4%, empatado com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
Foram ouvidas 1.200 pessoas entre 30 de novembro e 3 de dezembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O presidente consegue vencer a disputa no 2º turno contra qualquer candidato, sendo Ciro Gomes o que consegue melhor desempenho. Numa disputa entre os dois Bolsonaro venceria por 37% a 36%, diferença dentro da margem de erro.
O segundo com melhores chances é Luciano Huck, perdendo por 36% a 32%. Lula vem logo em seguida, perdendo por 37% a 32%. Sérgio Moro perderia para Bolsonaro por 44% a 29%.
Bolsonaro vence em todas as regiões: Norte (55%), Centro-Oeste (37%), Sul (30%), e Sudeste (23%). A única em que ele está dentro da margem de erro é o Nordeste, em que ele aparece com 25%, e Lula com 24%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário