03 agosto 2021

CPI DA COVID RETOMA TRABALHOS FOCADA EM IRREGULARIDADES NA COMPRA DE VACINAS



Depois de quase 20 dias em recesso, a CPI da Covid retoma os trabalhos de apuração das ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento à pandemia e, nesta primeira semana, foca em contratos com indícios de irregularidade.

As documentações envolvendo a compra de vacinas começaram a ser investigadas pelo colegiado após descobertas da imprensa e da própria CPI no final de junho e início do mês de julho que apontaram para indícios de superfaturamento em contratos envolvendo a Precisa Medicamentos. Esta empresa era intermediária da farmacêutica indiana Bharat Biotech na negociação da Covaxin. A participação de outros atores na tentativa de venda de vacinas também é apurada.

O primeiro depoimento a ser tomado pelos senadores, nesta terça-feira (3), é o do reverendo Amilton Gomes de Paula. Ele comanda a Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah) que, apesar do nome, é uma empresa privada. A companhia passou o primeiro semestre ofertando as vacinas AstraZeneca e Janssen a estados e municípios, por valores acima dos cobrados pelas próprias farmacêuticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário