28 junho 2022

Ricardo Cavalcante discute ampliação das relações comerciais da economia do mar entre Brasil e Portugal, durante Conferência em Lisboa

 


 

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, participou, na companhia da Secretária de Estado das Pescas de Portugal, Teresa Coelho, da Conferência Parceria para a Inovação e Sustentabilidade da Fileira Alimentar do Mar, em Lisboa, Portugal no início da tarde desta segunda-feira (27/06). O Encontro teve como objetivo fortalecer a indústria da pesca e as relações comerciais entre os países na área e contou  ainda com a assinatura de memorando de entendimento entre a FIEC, SINDFRIO-CE e DOCAPESCA - Portugal para promoção de cooperação técnica e formativa para gestão de infraestrutura de apoio à pesca, organização da primeira venda do pescado, sistema de rastreabilidade do pescado, gestão da segurança alimentar e certificação, sistema de informática de apoio à gestão e implementação do conceito de porto de pesca sustentável.

Entre os presentes na reunião, estiveram Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e da Alimentação de Portugal; Sérgio Faias, Presidente da Docapesca (Portugal); Manuel Tarré, Presidente Associação da Indústria Alimentar pelo Frio (ALIF – Portugal); Alexandre Leitão, Embaixador de Portugal Responsável pela Organização da Conferência das Nações Unidas; Miguel Marques, da Blue Info e Skipper & Wool; Abílio Ferreira, representante da Câmara Municipal de Lisboa; o Diretor de Inovação da FIEC, Sampaio Filho; Beto Gradvohl, Presidente CS Economia do Mar e representante do Sindicato das indústrias de Frio e Pesca do Ceará (Sindfrio-CE); Cadu Villaça, Consultor Técnico e Científico do Sindifrio; além de diversos outros empresários do setor.

“É com muita honra que estamos aqui, buscando novos mercados. Portugal é exemplo para o mundo e é com bons exemplos como esse que temos que aprender. Também vamos compartilhar o que temos de relevante no Ceará. Juntos, podemos ir muito mais longe, promovendo o desenvolvimento da indústria do mar e dos nossos países”, declarou Ricardo Cavalcante. 
Já Teresa Coelho, Ministra da Pesca de Portugal, ressaltou a importância do encontro. “No dia que começa oficialmente a 2º Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, temos a feliz coincidência de também estarmos reunidos aqui para promover e estreitar laços comerciais entre nossos dois países irmãos. Portugal é um dos maiores consumidores de pescado do mundo e, por isso, é muito importante continuarmos a aumentar nossa produção de forma sustentável”, afirmou.

Manuel Tarré, Presidente da ALIF – Portugal, disse que o momento possibilitará ganhos mútuos, com o aumento do comércio no setor para ambos os países. “Acreditamos que o Ceará pode ser uma porta de entrada para todo o Mercosul e, Portugal, porta de entrada para a União Europeia”, completou.

Em agosto deste ano, será a vez da comitiva portuguesa do setor da economia do mar desembarcar nas terras cearenses para promover mais estreitamento nas relações comerciais entre os dois países.

FIEC e Sustentabilidade

Durante sua fala, o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, explanou ainda sobre o pioneirismo da Federação da Indústria cearense frente a projetos de sustentabilidade e de desenvolvimento da indústria do estado, a exemplo do Hub de Hidrogênio Verde e do Núcleo ESG.

Já o Diretor de Inovação, Sampaio Filho, lembrou que a Federação da Indústria do Ceará tem sido pioneira em projetos inovadores para o setor, a exemplo do Rastum, premiado internacionalmente como um dos melhores projetos para o setor, que promove o mapeamento da cadeia do pescado desde a pesca do peixe em alto mar, chegada ao porto, e sua venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário