01 dezembro 2018

Encontro de Autoridades aborda desafios e caminhos para melhorar carreira de docentes

Davi Pinheiro - Foto

No Reino Unido, representantes endossam que a educação deve ser o centro do desenvolvimento do Brasil

No penúltimo dia do Encontro de Autoridades, realizado na Universidade de Oxford (Reino Unido), as autoridades brasileiras imergiram nas pautas prioritárias da educação pública. A carreira docente, com valorização e melhoria na formação dos professores, esteve no epicentro do debate, reforçando a necessidade de transformar a agenda educacional em fator essencial para o desenvolvimento do país.

Élcio Batista, secretário chefe do Gabinete do Governador e um dos representantes do Governo do Ceará no evento, sublinhou a importância de aprimorar ainda mais as boas práticas no eixo educacional, mesmo considerando que o Estado esteja na vanguarda dessa área. “Temos uma série de discussões já consolidadas, que estão em evidência. Porém, se não tivermos a educação no centro da estratégia do desenvolvimento, não avançaremos. Não pode ser uma agenda retórica e demagógica, mas essencial”.


Durante o fórum, palestrantes do Reino Unido, Estados Unidos, Chile e Brasil apresentaram modelos diversificados de ensino médio ao redor do mundo. O chefe de gabinete cobrou iniciativa da União para a reestruturação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que proporcionaria aumento no repasse de recursos para estados e municípios. “A educação é o pilar para gerar crescimento econômico, reduzir desigualdade e criar coesão social. Devemos focar na aprendizagem para que os alunos estejam nas escolas e tenham as melhores oportunidades. A sociedade também precisa cobrar para que essa agenda seja prioritária. População, empresários e meios de comunicação: todos devem se unir para engajar pessoas nessa grande jornada que nós temos”, reforçou.

Sobre o evento

O Encontro de Autoridades é promovido pela Fundação Lemann e conta com o apoio da Fundação Brava e da Blavatnik School of Government da Universidade de Oxford, com abordagem na administração e na agenda educacional brasileira. Mais de 60 autoridades (governadores, parlamentares, especialistas, empresários e terceiro setor) debateram ao longo da semana proposições para traçar caminhos para melhorar a gestão e a educação públicas.

Fonte: Ceará.gov

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