31 janeiro 2019

Agricultura estuda mudar financiamento do agronegócio e seguro rural

 

O governo federal estuda medidas para modificar o financiamento das atividades no campo. Estão em discussão alterar o crédito para produção, rever os mecanismos de seguro para garantia de renda para quem planta. Há também demanda para viabilizar a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Conselho Monetário Nacional (CMN). A titular da pasta, ministra Tereza Cristina, já sinalizou que quer essas mudanças.

Ao participar de evento no Paraná no último dia 24, a ministra Tereza Cristina defendeu que o seguro rural seja ampliado, mais barato e tenha juros baixos. “Quando estão com a produção segurada, os produtores não perdem o sono e nem precisam pedir renegociação de dívida com o pires não”, disse a ministra, acrescentando que debate o assunto com o atual presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn e com Roberto Campos Neto, que irá sucedê-lo, e o vice presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Ivandré Montiel da Silva, segundo informações publicadas no site do ministério.

Sobre a participação no CMN, a ministra já disse em entrevistas que teve a “ousadia de pedir a ele [Paulo Guedes, ministro da Economia] que colocasse o Mapa num assento do Conselho Monetário”. Junto ao CMN funciona uma comissão consultiva de crédito rural.

A intenção da ministra foi bem recebida pela Associação Brasileira de Agronegócio (Abag). “Tamanho para jogar nós temos, mas se vamos ser escalados eu não sei”, ponderou o diretor da entidade, Luiz Carlos Corrêa Carvalho. “O agronegócio é um setor que tem uma relevância muito grande na economia e só por isso justificaria estar próximo de um conselho como esse. Medidas por lá decididas podem alavancar ou botar travas desnecessárias.”

A ideia de ter um lugar no CMN também agradou a Luís Carlos Guedes Pinto, ex-ministro da Agricultura (2006-2007) e professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). De acordo com ele, o ministério já teve assento no CMN nos primeiros anos de funcionamento.

O órgão, criado na segunda metade dos anos 1960, era composto pelo ministro da Fazenda; presidente do Banco do Brasil; presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social e por “sete membros nomeados pelo Presidente da República, após aprovação do Senado Federal, escolhidos entre brasileiros de ilibada reputação e notória capacidade em assuntos econômico-financeiros” (Lei nº 5.362, de 30.11.1967).

Até dezembro passado, antes da reforma administrativa proposta pelo presidente Jair Bolsonaro (MP 870/2019), o Conselho Monetário era formado pelo ministro da Fazenda, ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e presidente do Banco Central do Brasil.

Repórter Ceará – Agência Brasil

Câmara dos Deputados reiniciará trabalhos com nova composição partidária


O reinício dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados será marcado por um novo balizamento de forças entre os 30 partidos com representantes eleitos para esta legislatura (2019-2023).

O resultado das eleições de outubro de 2018 mostra PT e MDB com bancadas reduzidas em relação à legislatura anterior; e partidos até então com pouca representatividade, como o PSL, com mais espaço na Casa.

O MDB teve a maior perda, saindo de 65 deputados eleitos em 2014 para apenas 34 parlamentares em 2018. O PT, que em 2014 elegeu 69 deputados, perdeu 15 cadeiras na última eleição e terá 54 deputados.

Por outro lado, o PSL – partido do presidente da República, Jair Bolsonaro – saiu de 1 deputado eleito em 2014 para 52 deputados em 2018. O estreante Partido Novo, que não tinha representantes eleitos, conquistou 8 vagas no último pleito.

Composição da Câmara
O reequilíbrio de forças tem impacto direto no funcionamento da Casa, uma vez que o tamanho de uma representação partidária impacta diretamente na escolha de cargos importantes, como a Presidência da Câmara, e na composição das 25 comissões permanentes.

Com foco em aumentar a representatividade para ter preferência na composição dos órgãos da Casa, partidos com representantes eleitos podem ainda formar alianças entre si e criar os chamados blocos parlamentares. O prazo para formação desses blocos se encerra às 13h30 em 1° de fevereiro – dia em que os 513 deputados eleitos tomam posse.


 

A criação dos blocos tem a função de ajustar a atuação parlamentar ao resultado da eleição para presidente da República, permitindo a um grupo de partidos favorável ou contrário ao governo federal alcançar maioria e, assim, ocupar os cargos mais importantes da Casa, como a Presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), por onde passam todas as proposições, e a própria Presidência da Câmara dos Deputados.

Conforme o Regimento Interno da Câmara, a nova composição de forças definida a partir da formação dos blocos parlamentares será mantida durante toda a legislatura (4 anos), independentemente de alterações numéricas posteriores em bancadas ou blocos partidários.

Formação de blocos
Visto simbolicamente como um partido grande, o bloco parlamentar depende de pelo menos 16 deputados para ser criado (Resolução 34/05).

Sempre que o desligamento de uma bancada implicar a perda do quórum de 16 deputados, o bloco é extinto, mantendo-se, mesmo assim, inalterada a distribuição proporcional dos cargos da Mesa Diretora e das comissões.

No caso de um deputado se desligar do partido ou bloco parlamentar a que pertence, haverá perda automática do direito à vaga que ocupava em razão disso, ainda que exerça cargo de natureza eletiva.

As representações de dois ou mais partidos que constituírem bloco parlamentar passam então a ter liderança comum, exercida por apenas um líder.

Renovação
Das 513 cadeiras disponíveis na Casa, 243 serão ocupadas por deputados "novos" (de primeiro mandato), 251 foram reeleitos e 19 dos eleitos já foram deputados em legislaturas anteriores. 


Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

Deputados eleitos tomam posse nesta sexta-feira


Os deputados eleitos para a 56ª legislatura da Câmara dos Deputados serão empossados nesta sexta-feira (1), às 10 horas, em sessão no Plenário Ulysses Guimarães.

A eleição de 2018 trouxe a maior renovação à Câmara desde a democratização: 47,37%, segundo cálculo da Secretaria-Geral da Mesa (SGM). Em números proporcionais, é a maior renovação desde a eleição da Assembleia Constituinte, em 1986.

O presidente Rodrigo Maia vai presidir a sessão. Segundo o Regimento Interno, cabe ao presidente da legislatura anterior, se reeleito, comandar a sessão.

No Plenário, os 513 eleitos responderão à chamada nominal e farão o juramento de “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Documentos
Para tomar posse os deputados diplomados pela Justiça Eleitoral devem ter apresentado à Câmara o diploma original do TSE, e cadastrado o nome que usarão como parlamentar. Também é obrigatório apresentar a declarações do Imposto de Renda Pessoa Física.

Além disso, os parlamentares devem declarar que não têm contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes. Essa é uma exigência constitucional.

A partir da posse o eleito fica proibido de ter, controlar ou dirigir empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada; e, também, não pode ocupar cargo ou função em empresas públicas ou com vínculo com o elas; ou, ainda, ser titular de mais de um cargo ou mandato público eletivo. 


 Acesso ao plenário
Por força regimental, só poderão entrar no Plenário Ulysses Guimarães deputados federais eleitos, senadores, chefes de Poderes, chefes de Estado e autoridades do primeiro escalão dos Três Poderes.

Cada parlamentar deverá direito a quatro convidados. Esse número é limitado por causa da disponibilidade de espaço, por restrições regimentais de acesso à Casa e recomendações da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

No dia da posse, os convites serão substituídos por hologramas de acesso aos locais definidos para o acompanhamento da solenidade: Salão Negro, auditório Nereu Ramos e plenários das comissões.
Traje
Segundo o Regimento Interno da Câmara, o traje indicado para os deputados é o passeio completo (calça, camisa, paletó e gravata). Para as mulheres, tailleur (blazer e saia) ou vestido e sapato social.

Também serão aceitos trajes típicos regionais, desde que atendam às normas do decoro parlamentar. Não é permitido o uso de jeans, tênis ou chinelos.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Natalia Doederlein

Distrito de Bonfim é o novo beneficiado com uma escola de tempo integral

 
Foi inaugurada, na noite desta terça-feira (29/01), a Escola Elda Cavalcante Lima, no distrito de Bonfim. Financiada com recursos do Governo Federal e Municipal no valor de R$ 4,5 milhões, a unidade atenderá, em tempo integral, 116 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Segundo o prefeito Ivo Gomes, a ação garante a igualdade de ensino tanto na sede, quanto na zona rural do município. “Se você for analisar os dados da educação de Sobral, você vai identificar aquilo que chama atenção Brasil afora: os indicadores de qualidade de Sobral são iguais em todas as escolas, seja nos bairros mais elegantes ou nos mais pobres, na sede ou nos distritos. É um sistema de ensino que garante equidade. Não é apenas uma escola que é boa e as outras mais ou menos. Nos distritos, geralmente, os indicadores das escolas são melhores do que na cidade”, disse o prefeito.

O novo equipamento, o sexto deste nível entregue à população, conta com 6 salas de aula, biblioteca, laboratórios de Matemática, Física, Biologia, Química e Informática, sala de vídeo, cantina, refeitório, pátio coberto, quadra poliesportiva coberta, anfiteatro, sala de professores, sala da coordenação, diretoria, entre outros, totalizando mais de 3.428 m² de área construída.

As escolas de tempo integral já inauguradas ficam no Residencial Nova Caiçara, Monsenhor Aloísio, Cohab III e nos distritos de Aracatiaçu e Caracará. Estão em construção mais sete, nos distritos de Jaibaras, Jordão, Rafael Arruda, Aprazível, Patriarca, Taperuaba e Patos.


Fonte: Sobral.ce

População aprova presença de guardas municipais nas praças


Começar ou terminar o dia dando aquela corridinha na Praça do Bosque. Essa é a rotina do universitário Alysson Oliveira, que não dispensa uma música na hora do exercício físico. Isso só é possível, segundo ele, graças à presença da Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS).

"Com a presença dos guardas, tanto no período da manhã quanto da noite, eu fico mais tranquilo quando estou correndo. Posso trazer o celular, colocar uma música e não ficar apreensivo. Além dos guardas na praça, vejo sempre motos ou viaturas, e isso me traz uma sensação de segurança”, disse Alysson Oliveira.

O mesmo acontece com a veterinária Lia Luma Prado, que passeia regularmente com sua cadela, Pandora, pelas praças da cidade. “Me sinto melhor, mais segura, em passear nas praças onde vejo a presença da guarda. Sem contar que são sempre muito educados e gentis, tanto comigo quando com a Pandora”.

Atualmente, além da presença fixa em diversas praças e equipamentos públicos do município, a GCMS conta com patrulhamento com motos e viaturas, garantindo a tranquilidade dos sobralenses. Para a comandante da Guarda Municipal, Simone Machado, estar sempre junto a comunidade é umas das prioridades da instituição. “Queremos estar cada vez mais próximos à população, trabalhando de maneira humanizada e garantindo o bem-estar coletivo”, enfatizou a comandante. 


Fonte: Sobral.ce

Programa do Hemoce incentiva boas práticas em manuseio de sangue


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, é responsável por atender a demanda transfusional de pacientes em mais de 450 unidades de saúde no Estado. Com o programa Preserva Sangue, o Hemoce orienta os profissionais de saúde sobre técnicas de gerenciamento para uso racional do sangue.

De acordo com a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, a iniciativa foi desenvolvida com base no programa internacional Gerenciamento de Sangue do Paciente (Patient Blood Management – PBM, em inglês). O programa é apoiado pela Organização Mundial da Saúde, que adota ações preventivas e de segurança para uma transfusão.

“O Hemoce foi um dos primeiros hemocentros do país a utilizar critérios e ações de acordo com o PBM. Foi a partir de então que, a pedido da Câmara Técnica de Hematologia Estadual, foi criado o programa estadual Preserva Sangue para que fossem desenvolvidas ações baseadas em conceitos internacionais para a realidade dos pacientes no nosso estado”, fala Luciana Carlos, diretora do Hemoce.

Além de fornecer sangue e hemocomponentes, o Hemoce tem o cuidado com o manuseio do sangue para garantir a segurança transfusional do paciente. As orientações são passadas aos profissionais de saúde através do programa educacional. O Preserva Sangue também oferece consultoria e orientação, durante 24 horas, sobre como transfundir o paciente. Um hematologista ou hemoterapeuta ficam disponíveis para avaliar casos específicos.

“Quando existe alguma prescrição inapropriada, como por exemplo, às vezes o Hemoce recebe uma solicitação de bolsa de sangue para um paciente que está com um nível baixo de hemoglobina, mas que dependendo da condição, é possível tratar de outras maneiras, o médico do Hemoce liga para o hospital que solicitou e conversa com o profissional sobre a situação do paciente porque nem sempre a transfusão é a opção mais adequada”, explica Denise Brunetta, hematologista plantonista do Hemoce.
Qualificação

O Preserva Sangue vem sendo implantado gradualmente nos hospitais para evitar o desperdício de sangue. Uma das ações é através da máquina de recuperação intra-operatória de sangue onde é possível que pacientes submetidos a cirurgias de grande porte recebam a autotransfusão.

A técnica acontece por meio de um equipamento que retira o sangue que seria perdido e recupera para ser transfundido no próprio paciente. Quatro hospitais da rede pública em Fortaleza já utilizam a técnica: Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart e Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e Instituto Dr. José Frota (IJF). No IJF, cerca de 250 pacientes já se beneficiariam com o recurso da recuperação de sangue.

“Já tivemos casos de como um paciente que sofreu um acidente de trânsito e teve um forte sangramento interno. Na cirurgia foi utilizada a máquina e com a técnica foi recuperado quase dois litros de sangue. Sem a máquina, seria necessário transfundir em torno de oito bolsas”, explica Luciana.

Para capacitar novos profissionais sobre o uso racional e manuseio do sangue, o Hemoce em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará, oferece cursos para residentes de medicina. No início de janeiro, cerca de 80 de residentes com especialização em pediatria, participaram da primeira turma do curso que apresentou orientações e métodos baseados no programa internacional PBM.

A expectativa é oferecer o curso para todos os residentes do Ceará. A próxima turma do curso será divulgada ainda neste primeiro semestre do ano. “A gente precisa criar novos hábitos tanto para evitar a perda de sangue durante os procedimentos cirúrgicos como para prevenir o uso desnecessário de sangue, avaliando se a transfusão é a melhor alternativa para o paciente ou o que fazer para não deixar o paciente sangrar, prevenindo uma transfusão futura. O conjunto dessas medidas visa o cuidado com o paciente e aumenta a segurança transfusional quando houver necessidade”, ressalta Luciana.


O programa é apoiado pela Organização Mundial da Saúde, que adota ações preventivas e de segurança para uma transfusão, como destaca a a coordenadora do Laboratório de Imuno-hematologia do Hemoce, Denise Brunetta.

O Preserva Sangue também oferece consultoria e orientação, durante 24 horas, sobre como transfundir o paciente. Um hematologista ou hemoterapeuta ficam disponíveis para avaliar casos específicos, como destaca a doutora Denise Brunetta.

Denise Brunetta fala da importância do curso para a capacitação dos profissionais que trabalham com o sangue.


Fonte: Ceará.gov

Transplantes: Ceará registra segundo melhor resultado da história em 2018

 

O Ceará realizou 1.536 transplantes de órgãos e tecidos em 2018, segundo melhor resultado da história. Foram 17 a mais que no ano anterior, quando o Estado fez 1.519. Destaque para o número de transplantes de fígado, 211 realizados, o segundo maior recorde consecutivo registrado no Ceará. Em relação a 2017, houve crescimento de 4,9% no número de transplantes hepáticos.

Outros três tipos de transplantes também se destacaram no ano passado: quatro de rim/ pâncreas, 31 de coração e 32 alogênicos de medula óssea. Comparado ao ano anterior, o Ceará totalizou 14 transplantes a mais desses órgãos e tecidos. Em 2017, foram um de rim/ pâncreas, 27 cardíacos e 25 alogênicos de medula óssea. Em 2018, houve também 220 transplantes de rim, um de pâncreas, três de pulmão, 68 autólogos de medula óssea, 938 de córnea e 28 de esclera.

A coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, Eliana Régia, ressaltou o resultado positivo de 2018 e declarou que a meta é ampliar a capacitação de profissionais para viabilizar mais captações de órgãos no interior do estado.

Até o dia 28 de janeiro, o Ceará já registrou 82 transplantes de órgãos e tecido. Um deles foi o da maranhense Maria Monteiro de Souza, 32, que mora há 10 anos em Camocim, a 356 km de Fortaleza. Depois de seis anos de espera, ela ganhou no dia do seu aniversário, 3 de janeiro, o que considera o melhor presente de todos: um novo fígado. Esse foi o primeiro transplante hepático em 2019 no Estado, realizado no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará. Maria teve alta no último dia 24 de janeiro e tem perspectivas muito positivas para o novo ano.
Esperança em 2019

“Eu quase não acreditei, não sabia se chorava, se agradecia para todos eles da equipe, pois uma vez, eu até cheguei a ser a próxima da fila, mas surgiu uma urgência na minha frente e o órgão teve que ir para essa pessoa. Eu não fico triste, porque tudo é no tempo de Deus, mas eu passei por muitas provações durante esse tempo. Várias internações, idas e vindas ao hospital, mas Deus é muito bom e me presenteou. Tudo isso em ensinou muito”, declara.

Desde os 12 anos de idade, Maria sofria com os sintomas da retocolite ulcerativa, uma doença que causa inflamação do revestimento do cólon (intestino grosso) ou reto. Pelo agravamento dessa doença, descobriu o problema no fígado. Ela veio para o Ceará em busca do tratamento da doença hepática, onde conseguiu entrar na fila de transplante.

“Desde criança, a minha vida foi cercada por cuidados. Eu cresci com a retocolite e sempre fui privada de muitas coisas. Às vezes, eu até sentia uma inveja dos meus amigos que podiam dormir na casa do outro, saiam e eu precisava ficar em casa. Isso me deixava muito triste, porque eu tinha que ter repouso e tratar a doença direitinho. Ao longo desses anos eu tomei muitos remédios, e foi por conta disso que meu fígado não aguentou e eu precisei de um transplante hepático”, explica.

Maria foi internada no HGF no dia 31 de dezembro de 2018. Além dela, outras 21 pessoas receberam um novo fígado neste ano. Nos primeiros 28 dias de 2019, o Ceará realizou 12 transplantes de rim, 46 de córnea e dois de coração.


Fonte: Ceará.gov

Lei estabelece 31 de janeiro como Dia do Ceará sem Drogas

Lei estabelece 31 de janeiro como Dia do Ceará sem Drogas 

O governador Camilo Santana (PT) sancionou a lei nº 16.694/18, que institui o Dia do Ceará sem Drogas. A data será celebrada, anualmente, em 31 de janeiro e integrará o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará.


A lei é oriunda do projeto de lei nº 53/2018, de autoria do deputado Joaquim Noronha (PRP), com coautoria do deputado Zezinho Albuquerque (PDT). A intenção dos parlamentares, ao apresentar a proposta, foi transformar o dia 31 de janeiro em um marco para a prevenção do uso de entorpecentes e o enfrentamento da dependência química.

A data de mobilização é um desdobramento da campanha Ceará sem Drogas, lançada, em 2014, pela Assembleia Legislativa. “Através de uma série de encontros em todo o Estado, reunimos lideranças políticas, educadores, estudantes, profissionais de saúde e toda a população para buscar soluções para o problema”, destacou Joaquim Noronha.

O projeto alcançou, em quatro anos de atividades, 65 mil jovens em 25 municípios. Aracati, Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Cruz, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Itatira, Itapajé, Limoeiro do Norte, Massapê, Missão Velha, Morada Nova, Nova Russas, Ocara, Russas, Sobral, Tauá, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará foram as cidades que receberam edições da campanha.

WT/RM


*AL

Bancada feminina na AL será composta por seis deputadas

Deputadas Aderlânia Noronha, Augusta Brito, Érika Amorim, Fernanda Pessoa, Patrícia Aguiar e Dra. Silvana

Fotos: Divulgação

  Deputadas Aderlânia Noronha, Augusta Brito, Érika Amorim, Fernanda Pessoa, Patrícia Aguiar e Dra. Silvana

A bancada feminina na Assembleia Legislativa será formada por seis deputadas na nova Legislatura (2019-2023), o que corresponde a 13% do total de 46 vagas. No comparativo com o atual período legislativo, houve a redução de uma cadeira. Tomarão posse, no dia 1º de fevereiro, as parlamentares Aderlânia Noronha (SD), Augusta Brito (PCdoB), Érika Amorim (PSD), Fernanda Pessoa (PSDB), Patrícia Aguiar (PSD) e Dra. Silvana (PR). As duas deputadas do PSD ocuparão o cargo pela primeira vez.


Entre as novatas está Patrícia Aguiar. Para a ex-vereadora e ex-prefeita do município de Tauá, a expectativa é bastante positiva. Ela destacou a importância da atividade parlamentar. “É imprescindível legislar com responsabilidade e compromisso com a população cearense. Cada voto, cada debate no Legislativo tem impacto na vida das pessoas”, afirmou.

Patrícia Aguiar, que também foi secretária de Turismo de Fortaleza, disse ainda que pretende defender os direitos das mulheres. Ela reconhece os avanços da mulher na sociedade, mas acredita que ainda há um longo caminho a percorrer. “Vários direitos foram conquistados com a Constituição de 1988, com o Código Civil de 2002 e com várias outras leis, como é o caso da Lei Maria da Penha, fruto de muitos anos de luta das mulheres, mas ainda faltam garantias maiores para o cumprimento das leis”, acrescentou.

A deputada Fernanda Pessoa (PSDB), que assumirá o terceiro mandato, disse que está muito entusiasmada porque vai dar sequência aos trabalhos que vem realizando desde 2011, como a defesa dos agentes de saúde e de endemias. “Esses profissionais são os anjos da saúde da população porque são eles que entram nas casas das pessoas para prestar o primeiro atendimento”, afirmou.

A parlamentar tucana informou ainda que vai continuar na luta pelos direitos da mulher. Segundo ela, os casos de violência contra a mulher aumentaram muito nos últimos anos porque as mulheres estão denunciando mais os seus agressores. “Temos que continuar encorajando as mulheres vítimas de violência", declarou.

Fernanda Pessoa ressaltou que também vai dar atenção ao problema da seca em nosso Estado. De acordo com a deputada, o Ceará vive constantemente com o drama da escassez de água, enfrentando estiagem ano após ano e é preciso, segundo ela, acabar com isso. “É preciso encontrar uma solução para o agricultor que precisa de água para viver”, salientou.

Para a cientista política Monalisa Soares, a baixa participação das mulheres na política brasileira em geral está relacionada a aspectos culturais e a um conjunto de lógicas do próprio fazer da política e das próprias instâncias da política nacional. Ela cita, por exemplo, que, no período eleitoral, os partidos fazem o maior esforço para cumprir a cota de 30% de candidaturas femininas, no entanto, as mulheres acabam não recebendo muitos recursos nem ganham a mesma visibilidade que as candidaturas masculinas. “Há um cerceamento na participação da mulher quando se privilegia a candidatura masculina”, afirmou.

Na tentativa de mudar esse quadro, Monalisa Soares lembra que, desde 1990, vêm sendo elaboradas normas para garantir a equidade nas candidaturas. Segundo ela, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que não basta só assegurar a cota de 30%, há também que propiciar os recursos financeiros. “São movimentos que buscam garantir a competitividade da candidatura feminina. Portanto, são desafios culturais sim, mas também desafios institucionais”, disse.

WR/RM


*AL

Assembleia Legislativa inicia nova legislatura com 37% de renovação

Assembleia Legislativa inicia nova legislatura com 37% de renovação 

A Assembleia Legislativa dará posse, na próxima sexta-feira (01/02), às 10h, aos 46 deputados estaduais eleitos no pleito de outubro de 2018 para a 30ª Legislatura (2019 – 2022). Na nova composição da Casa, 29 parlamentares foram reconduzidos ao cargo e 17 novos deputados assumem uma cadeira no Parlamento, representando uma renovação de 37%.

Na representação partidária, o PDT, que atualmente ocupa 12 vagas, permanece como a maior bancada do Legislativo cearense, passando a contar com 14 cadeiras. O MDB e o PT manterão, cada um, quatro vagas, enquanto o PP perde três dos seis parlamentares.

Em relação às outras siglas, o Patri sobe de duas cadeiras para três cadeiras e o PSD de uma para duas. O PSL, que antes não tinha espaço, passa a contar com duas vagas. Já o PPS cai de duas para uma. PRP e PSDC perdem as únicas cadeiras que tinham. Já os partidos SD com 2 vagas; DEM com 1; PSDB com 2; PR com 1; PRB com 1; PSB com 1; PROS com 2; PSOL com 1 e PCdoB com 2 mantêm a mesma configuração.

Dos 17 parlamentares que estão chegando à AL, dois já assumiram mandato em legislaturas anteriores, como é o caso do deputado Delegado Cavalcante (PSL), e na atual, situação do deputado Nizo Costa (Patri), que assumiu como suplente.

Entre os estreantes, estão os dois parlamentares mais votados da disputa. André Fernandes (PSL), deputado mais jovem do Brasil, conquistou 109.742 votos, já Queiroz Filho (PDT), ex-chefe de gabinete do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) teve 103.943 votos.

LM/RM



*AL

Parambu: Administração Municipal Inicia Terraplanagem Para Construção de Mais Uma “ARENINHA”

 

A Administração Parambu Cada Vez Melhor iniciou nesse dia 29 de Janeiro, a terraplanagem para a construção de mais uma ARENINHA em Parambu.


A mais nova Praça esportiva será construída no Conjunto Habitacional Manoel Gomes no Bairro Beleza e atenderá a centenas de atletas e várias comunidades.


Estivemos no local acompanhado do Secretário de Infraestrutura Antão Roques e já vimos que o trabalho está bastante adiantado.


A nova ARENINHA que em breve será entregue aos desportistas parambuenses, foi uma conquista através da Deputada Estadual Aderlânia Noronha junto ao Governo do Estado do Ceará.


“A areninha em Parambu, vai garantir mais diversão, lazer e segurança para nossa juventude. Essa é uma das grandes políticas de prevenção, em relação ao problema da violência, dará oportunidade para os nossos jovens, além de criar toda uma dinâmica econômica no entorno das áreas. O resultado disso é uma política vencedora” explicou a deputada Aderlânia Noronha.


A ARENINHA seguirá o padrão das demais, com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, iluminação, vestiário, depósito para materiais, rampa de acesso para cadeirantes e paisagismo.


A construção de uma ARENINHA reflete na urbanização do espaço público, fazendo com que a comunidade ocupe aquele local, gerando ganhos sociais, econômicos e esportivos. É o que garante o Prefeito de Parambu, Filho Noronha.


O Projeto


O Projeto ARENINHA do Ceará pretende dar uma nova dinâmica social às cidades cearenses, possibilitando uma estrutura para prática esportiva e lazer da população.


Cada ARENINHA tem gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, iluminação, vestiário, depósito para materiais rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação no entorno.


O investimento total do projeto é da ordem de R$ 100 milhões, financiados com recursos do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III) – mesmo programa que financia as Praças Mais Infância e outras estruturas do Estado.


As obras são realizadas pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE). Os terrenos são cedidos pelas prefeituras na zona urbana da cidade e têm, em média, área de 95 metros por 73 metros.


Os campos apresentam dimensão de 85 m por 60 m.


Condições Para Escolha do Terreno


1 - Ser de propriedade do município ou Estado;
2 - Ser provido de infraestrutura urbana - abastecimento de água e energia;
3 - Está localizado em área urbana;
4 - Não está localizado em faixa de domínio e área não edificante de rodovias;
5 - Não pode ser atravessado por rede elétrica e/ou tubulações hidrossanitárias;
6 - Não pode está em área com risco de alagamento;


CONDIÇÕES PARA LOCAÇÃO - DE COMPETÊNCIA DO MUNICÍPIO


1 - Será de responsabilidade exclusiva da Prefeitura Municipal de Parambu a execução dos serviços: Limpeza e compactação do terreno, demolições, movimentação de terra, contenções, taludes e pavimentação do entorno.
2 - A Prefeitura deverá executar o nivelamento da área de intervenção (43,5x30,0m), adotando sua cota mais alta de modo que não sejam executados cortes e para garantir que a drenagem do campo seja executada pela construtora conforme projeto padrão.
3 - A localização do portão poderá ser alterada para o local de menor desnível possível em relação à(s) via(s) de acesso ao campo, de modo que a diferença entre o nível da rua e o nível do campo nunca resulte em declividade maior que 5,0%.

4 - O portão nunca poderá estar localizado atrás das traves.


PMP Mídia

Ivo Gomes anuncia reajuste de 6% pra profissionais do magistério; Aumento está acima do piso nacional

 

Durante reunião nesta terça-feira, 29, com membros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral (SINDSEMS), o prefeito Ivo Gomes anunciou aumento de 6% para profissionais do magistério, reajuste acima do piso nacional definido pelo Ministério da Educação, que foi de 4,17%.

A ação mantém a continuidade da política de valorização do magistério, que transformou a rede municipal de ensino de Sobral em exemplo para todo o País.

No ano passado, o prefeito já havia concedido aumento para os professores acima do piso nacional. “Os nossos profissionais do magistério precisam e serão valorizados em todo o meu mandato, porque eles fazem a diferença e colocaram Sobral no topo da educação brasileira”, justificou o prefeito durante a reunião.

Repórter Ceará

Candidatura de Tasso à presidência do Senado deve ser definida hoje

https://www.opovo.com.br/jornalimages/app/noticia_147507931171/2019/01/30/124418/tasso.jpg 
PSDB TERÁ reunião hoje para discutir candidatura de Tasso Jereissati JÚLIO CAESAR

Pré-candidato à presidência do Senado, Tasso Jereissati (PSDB) deve ter a postulação definida hoje, após a reunião da bancada do partido para discutir o assunto. Os tucanos já haviam anunciado que não iriam apoiar o nome de Renan Calheiros (MDB), mas não descartam apoio a Simone Tebet, caso ela seja confirmada como candidata do MDB.

Contudo, a definição da bancada emedebista só será tomada em reunião amanhã, segundo anunciado pelo presidente do partido, Romero Jucá (MDB). Com isso, os tucanos resolveram não esperar e analisam ainda hoje se vão oficializar Tasso como candidato ou se irão apoiar uma terceira candidatura.

A dois dias da eleição, essas não são as únicas siglas sem definição sobre as candidaturas. Articulado por Cid Gomes (PDT), o bloco formado por Rede, PSB, PDT e PPS se reuniu na noite de ontem para começar a discutir o nome que deve apoiar na votação. Contudo, o posicionamento do grupo, que conta com 14 senadores, só deve ser anunciado na sexta-feira, 1°.

Já a bancada petista deve definir o apoio ainda hoje. Alguns senadores da bancada se reuniram ontem, mas a decisão ficou para hoje, já que nem todos os parlamentares da legenda puderam estar presentes na primeira reunião. O senador Humberto Costa (PT) afirmou que o partido se mantém aberto e ainda não foi descartada nenhuma candidatura.

Já Paulo Rocha (PT) disse existir uma tendência não só do partido, como de todos os senadores à candidatura de Renan Calheiros. "Todos os lados querem um presidente que tenha um nível de independência para harmonizar os poderes que estão em conflito", explica. Contudo, ele confirma que a decisão não está tomada. Rocha aponta ainda que há uma movimentação para que as candidaturas menores se unifiquem em um só candidato para concorrer com Calheiros.

Tendência que foi defendida em reunião que ocorreu na segunda-feira, 28, entre os outros seis pré-candidatos à presidência da Casa, mediada pelo senador cearense Eduardo Girão. Segundo ele, essa é uma movimentação "por uma alternância do poder que seja coerente com o novo momento político que vive o Brasil". Girão, que disse ainda não ter um candidato definido, anunciou que encontro semelhante ao primeiro, está agendado para amanhã.


 (com agências)

Reriutaba: Governo Municipal realiza melhorias no estádio municipal.


A Prefeitura Municipal de Reriutaba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, iniciou com recursos próprios, o trabalho de reforma do Estádio Municipal Dr. José Silveira e Sá, "Silveirão".

A reforma inclui melhorias nos vestiários, portões do estádio, arquibancada, grade de proteção, limpeza, roçado, pintura do espaço interno e externo, restauração de alguns outros pontos para proporcionar melhores condições aos que utilizam o espaço para práticas esportivas e também ao público.


O objetivo é oferecer uma melhor estrutura física para a realização de eventos esportivos no estádio, além de dar um maior conforto ao público e aos esportistas.


Fonte: Blog do Tidi

30 janeiro 2019

Parambu: Prefeito Filho Noronha Propõe Reajuste Salarial Para os Professores Acima do Reajuste Nacional


A Administração Parambu Cada Vez Melhor, encaminhou nessa Terça Feira, 29 de Janeiro de 2019, Projeto de Lei que reajusta a remuneração dos professores parambuenses acima do Piso Nacional.

A proposta de reajuste do Piso do Magistério a ser pago aos professores em 2019 será de 4,5%, acima do reajuste do Governo Federal que é de 4,17%.

Pelo segundo ano consecutivo, os professores da rede municipal terão um reajuste acima do piso nacional.

O Gestor enviou também outro projeto que equaliza o salário mínimo, nenhum funcionário que trabalha até 40 Horas semanais poderá receber menos de um salário mínimo.

Isso demonstra o compromisso e a promoção da categoria em Parambu.

"Temos que valorizar os profissionais e a educação que vem se destacando positivamente em nosso município. Parabéns aos professores", disse o Prefeito Filho Noronha.







PMP Mídia

Guaraciaba: Obras do Mercado Publico de Várzea dos Espinhos segue em ritmo acelerado

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

O Mercado Público de Várzea dos Espinhos é um grande sonho desta comunidade, que está agora se tornando realidade. 

A Prefeitura Municipal de Guaraciaba do Norte está trabalhando na obra de sua construção em ritmo acelerado. E em seu espaço de 1.140,63 metros quadrados, teremos 32 boxes, 11 lojas, 4 quiosques, 2 box para frango, 3 box para peixe, e 4 box para carne. Esta é mais uma grande e importante obra da atual gestão, que mostra seu trabalho nos quatro cantos de nosso município.

Fonte: Blog do Tidi

Desembargador Haroldo Máximo assume Presidência do TRE do Ceará nesta quarta-feira, 30


O desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo assumirá, nesta quarta-feira, 30, às 10h, a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Na mesma ocasião, o desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto tomará posse na Vice-presidência e corregedoria regional eleitoral.

O mandato vai até 5 de junho de 2019, quando seria concluído o biênio da desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, que precisará renunciar ao cargo para tomar posse como vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

Perfis

O atual vice-presidente e corregedor do TRE-CE, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, preside a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. É professor aposentado da Universidade Regional do Cariri (Urca). Concluiu os cursos de Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e de Administração pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É especialista em Direito Processual Penal pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

O desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e desempenha as funções de desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará desde 18 de fevereiro de 2011. É Membro da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará.

Repórter Ceará

IBM lança iniciativa para criação de soluções contra desastres naturais

Resultado de imagem para IBM lança iniciativa para criação de soluções contra desastres naturais

A IBM acaba de lançar uma iniciativa para a criação de soluções contra desastres naturais. Chamada de “Call for Code Global Iniciative”, o projeto visa inspirar desenvolvedores de startups, acadêmicos e corporativos do mundo no desenvolvimento de tecnologias que previnam e ajudem regiões a se recuperar do caos causado por terremotos, tempestades, incêndios e inundações.

Os desenvolvedores que quiserem participar poderão se inscrever no Callforcode.org e enviar seus projetos entre 18 de junho e 31 de agosto. Um júri com alguns dos tecnólogos mais emblemáticos do mundo escolherão a solução vencedora entre três finalistas em outubro. A equipe ou pessoa vencedora receberá o primeiro Prêmio Global de Call for Code, um prêmio financeiro, e terá acesso ao suporte de longo prazo por meio da parceria da IBM com a Linux Foundation, bem como a oportunidade de apresentar sua solução aos principais capitalistas de risco para ajudar a garantir o financiamento para levar sua inovação ao mercado.

Um dos exemplos de soluções citados pela empresa é a criação de um aplicativo que avisa farmácias para aumentar seus estoques de antibióticos, insulina, água engarrafada e vacinas com base em interrupções previstas relacionadas ao clima.Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

“Nosso objetivo é incentivar a criação de soluções que sejam benéficas para o mundo e o projeto não tem fins comerciais. 2017 foi um dos piores anos registrados para eventos catastróficos. A IBM vai usar o investimento para ajudar no desenvolvimento da solução e os códigos estarão abertos para toda comunidade”, comentou Alcely Barroso, executiva de ecossistemas e educação da IBM Brasil em entrevista exclusiva ao Canaltech.

A solução ganhadora fará a transição do laboratório de desenvolvimento para o mundo real através do IBM Corporate Service Corps, que envia especialistas da empresa para comunidades carentes em todo o mundo para aplicar tecnologia a problemas e oportunidades locais. O vencedor também será convidado a participar de projetos do Corporate Service Corps dedicados à aplicação de sua solução para beneficiar as comunidades necessitadas.

Para aumentar o interesse, a IBM está coordenando eventos educacionais interativos e hackathons em mais de 50 cidades, incluindo Amsterdã, Bengaluru, Berlim, Delhi, Dubai, Londres, Nova York, São Francisco, São Paulo e Tel Aviv. Detalhes adicionais e a programação de eventos presenciais e virtuais estão disponíveis em: developer.ibm.com/callforcode


Fonte: Canaltec

Eunício Oliveira defende unidade do MDB para indicação de um nome para Presidência do Senado


O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira esteve reunido nesta terça-feira, 29, com a bancada do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para discutir assuntos relacionados a eleição da Presidência do Senado Federal.

Ao conceder uma coletiva de imprensa após o encontro, Eunício defendeu a unidade do Partido para a indicação de um nome para a presidência.

A eleição ocorrerá nesta sexta-feira, 01, após cerimônia de posse dos 46 novos parlamentares eleitos. O ato acontecerá a partir das 15 horas.

Veja o vídeo:

Repórter Ceará

Mauro Filho apresenta proposta de Reforma da Previdência para o Governo Federal


Na manhã desta terça-feira, 29, os secretários Mauro Benevides Filho e Flávio Ataliba, da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), apresentaram a proposta da reforma da previdência, em Brasília, para o secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, e equipe do atual governo.

A proposta do plano de governo de Ciro Gomes, a ser defendida por seu principal assessor econômico, o deputado federal Mauro Filho, é baseada no modelo de capitalização. Ciro deu aval para a conversa entre Benevides e o secretário da Previdência do governo federal.

Em entrevista, Mauro afirmou que a reforma será tema central da Câmara dos Deputados a partir do mês de fevereiro, e que as regras do atual regime previdenciário necessitam de aprimoramento.


Repórter Ceará

Senadores do MDB se reúnem para definir candidatura à presidência do Senado

Senadores do MDB se reúnem para definir candidatura à presidência do Senado

Onze dos 13 senadores que comporão a bancada do MDB na próxima legislatura estão reunidos, na tarde desta terça-feira (29), no gabinete da líder da bancada, Simone Tebet (MDB-MS). Os congressistas discutem quem assumirá a liderança da bancada e quem vai se candidatar à presidência do Senado na próxima sexta-feira (1º), quando os parlamentares tomarão posse.

Simone e Renan Calheiros (MDB-AL) são postulantes à presidência da Casa. Os dois, no entanto, adotam estratégias opostas: enquanto a sul-matogrossense almeja o cargo abertamente, Renan, que já presidiu o Senado quatro vezes, trabalha nos bastidores e nega publicamente a intenção de voltar ao cargo. A líder do MDB estima ter sete dos 13 votos possíveis dentro da bancada, a mais numerosa da Casa.

Estão presentes, além da dupla, os senadores Dário Berger (MDB-SC), Eduardo Braga (MDB-AM), Eduardo Gomes (MDB-TO), Fernando Bezerra (MDB-PE), Jader Barbalho (MDB-PA), Luiz Carlos do Carmo (MDB-GO), José Maranhão (MDB-PB), Marcelo Castro (MDB-PI) e Márcio Bittar (MDB-AC).
Estão ausentes Confúcio Moura (MDB-RO) e Jarbas Vasconcelos (MDB-PE). O grupo reunido no gabinete de Simone Tebet conta ainda com os caciques Romero Jucá (MDB-RR) e o atual presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE). Os dois deixaram o gabinete há pouco. Em fim de mandato, eles não participarão da eleição porque não conseguiram se reeleger em outubro. Eleito pelo Solidariedade, Eduardo Gomes se filiou hoje ao MDB.

Congressoemfoco

Tasso Jereissati afirma que PSDB votará aberto na eleição para presidência do Senado

Tasso Jereissati afirma que PSDB votará aberto na eleição para presidência do Senado

O senador Tasso Jereissati usou seu Twitter para divulgar, que o PSDB decidiu pelo voto aberto na eleição para presidência do Senado, prevista para acontecer nessa sexta-feira (1).

O tucano também afirmou que essa decisão foi unanime e que o povo brasileiro exige transparência nessa votação.



Fonte: O Intrigante

Advogado nas campanhas de Lula, Toffoli autoriza Lula ir a enterro do irmão.

Arquivo

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, decidiu autorizar Lula sair da cadeia para ir ao velório de seu irmão mais velho, Genival Inácio da Silva, o Vavá, morto na terça-feira (29), vítima de um câncer.

Os advogados de Lula recorreram ao Supremo após o ex-presidente ter pedidos negados pela juíza Carolina Lebbos e pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Toffoli foi nomeado pelo ex-presidente para o STF, em 2009, e advogou para as campanhas de Lula em 1998, 2002 e 2006.


Fonte: Blog do Tidi

Após cirurgia, presidente Bolsonaro usa as redes sociais para agradecer e dizer que está bem

Após cirurgia, presidente Bolsonaro usa as redes sociais para agradecer e dizer que está bem

O presidente Jair Bolsonaro, usou as redes sociais nessa terça-feira (29) para agradecer e tranquilizar seus eleitores, após ser submetido a uma cirurgia para retirada da bolsa de colostomia em decorrência do atentado que sofreu durantes a campanha eleitoral.

Na publicação, o presidente afirmou que está bem e agradeceu a todos que oraram por sua recuperação.


Fonte: O Intrigante

Anunciada nova composição da mesa diretora da AL. Aderlânia ocupará a 2 ª Secretaria


O deputado José Sarto (PDT), único candidato à Presidência da Assembleia Legislativa, anuncia, na manhã desta quarta-feira (30), a composição da nova Mesa Diretora, que terá representantes do PDT, PT, MDB, SD, PSD e PP. O anúncio acontece dois dias antes do retorno dos trabalhos legislativos, que ocorrerá em sessão preparatória, na sexta-feira, dia 1º de fevereiro.

Além de Sarto na Presidência, o petista Fernando Santana, eleito para o primeiro mandato, deve ser o candidato a vice-presidente. Já o emedebista Danniel Oliveira, o nome que disputará a 2ª vice-presidência. Ex-líder do Governo Camilo Santana, o pedetista Evandro Leitão é cotado para a 1ª secretaria.

Pela primeira vez na história,a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa deve contar com duas mulheres nos principais cargos. Isso porque Aderlânia Noronha (SD) poderá assumir a vaga de 2ª secretária, e Patrícia Aguiar (PSD), também novata na Casa, a 3ª secretaria. Leonardo Pinheiro (PP) ficará com a 4ª secretaria.

A composição da nova Mesa Diretora adotou o critério regimental da proporcionalidade. No entanto, o PDT, com 14 membros na Casa, poderia ter até três vagas no colegiado, mas cedeu uma dessas vagas para o PT, partido que elegeu quatro deputados. Os sete partidos entre as principais vagas na Mesa elegeram 29 parlamentares nas eleições de 2018.

Na suplência, foram anunciados Romeu Aldigueri (PDT), Osmar Baquit (PDT) e Bruno Gonçalves (Patri).


*Com informações do DN.

Guaraciaba: Com finanças equilibradas, Prefeitura divulga calendário de pagamentos dos servidores para 2019

Nenhuma descrição de foto disponível.

A Prefeitura de Guaraciaba do Norte elaborou um cronograma quanto ao pagamento dos salários dos servidores municipais do ano em curso. 

Sob orientação do Prefeito, Dr. Adail Machado, a prioridade é o pagamento em dia, preferencialmente dentro do mês trabalhado, de todos os servidores Guaraciabenses. Nesse sentido, mantendo a soma de esforços e a organização administrativa da programação dos recursos públicos, a atual administração apresentou o calendário de pagamentos para os 11 meses restantes de 2019.


Fonte: Blog do Tidi

Desistência de líder do PP abre caminho para reeleição de Maia na Câmara

Desistência

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), obteve uma vitória a dois dias da disputa à reeleição. O líder do PP, Arthur Lira (PP-AL), que tentava costurar uma aliança com o PT, o MDB, o PDT, o PCdoB e o PTB, retirou sua candidatura ao comanda da Casa. A tendência é que esses partidos, com exceção do PT, apoiem a recondução de Maia ao cargo.

Caso se confirme a expectativa, apenas o PT, o PSB, o Psol e o Novo ficarão de fora da composição com o deputado fluminense.

Lira enfrentou resistência do PDT e do PCdoB para articular uma candidatura competitiva contra Maia. Maia também sinalizou com cargos ao partido e até a promessa de apoio ao colega na próxima eleição, em 2021. “Diante das dificuldades de construirmos um bloco com partidos de centro-esquerda e após conversar com deputados que defendem minha candidatura, decidi não disputar a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados”, afirmou.

O PP e o PTB têm reuniões marcadas para esta quarta-feira (30) para tratar do assunto. Apesar da decisão do partido, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), ex-ministro da Saúde, diz que pretende disputar como candidato avulso.

Essa também é a posição de Fábio Ramalho (MDB-MG), que foi abandonado pelo comando de seu partido, e do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o também emedebista Alceu Moreira (RS). O presidente do MDB, senador Romero Jucá (RR), já declarou apoio a Maia.

Outro que admite concorrer mesmo sem o aval da sigla é JHC (PSB-AL). Também estão na disputa Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Marcelo Freixo (Psol-RJ), que têm o apoio de seus partidos. Nesta semana o deputado novato General Peternelli (PSL-SP) anunciou que vai entrar na corrida presidencial, embora o PSL tenha fechado com Maia.

Antes de Arthur Lira, outros três deputados já haviam saída da disputa em favor da reeleição do atual presidente da Câmara, João Campos (PRB-GO), que tinha o apoio de grande parte da bancada evangélica, e Capitão Augusto (PR-SP), coordenador da chamada bancada da bala. Kim Kataguiri (DEM-SP) abriu mão da candidatura para se aliar a Van Hattem.

A eleição da nova Mesa Diretora está marcada para esta sexta-feira (1º), logo após a posse dos novos parlamentares. Para vencer em primeiro turno, o candidato precisa da maioria absoluta entre os presentes na sessão, o que corresponde a 257 deputados. Se ninguém atingir esse número, a disputa vai para o segundo turno com os dois mais votados. A eleição dos demais integrantes da mesa só ocorre após a eleição do presidente.


*Congresso em Foco.

29 janeiro 2019

Pacujá (CE) : Prefeitura de abre concurso para 64 vagas

Resultado de imagem para Pacujá (CE) : Prefeitura de abre concurso para 64 vagas
(Divulgação)

Saiu o edital de abertura do Concurso Público 01/2019 destinado ao provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal permanente e formação de cadastro reserva da Prefeitura Municipal de Pacujá, Estado do Ceará. A organização está por conta do Centro de Treinamento e Desenvolvimento – CETREDE.

O concurso visa preencher 16 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para 48 futuras oportunidades. São ofertados os cargos seguintes: Fiscal de Tributos, Guarda Municipal, Motorista e Motorista de Transporte Escolar.


Será admitida a inscrição exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico www.cetrede.com.br, solicitada no período de 10 de janeiro a 11 de fevereiro 2019. A taxa custará R$ 125,00 para os Cargos de Nível Superior, R$ 85,00 para os Cargos de Nível Médio e R$ 65,00 para os Cargos de Nível Fundamental.

O concurso constará de Provas Objetivas, compostas de questões de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. A realização de avaliação está marcada para o dia 10 de março de 2019, em local que será informado quando da disponibilização dos Cartões de Inscrição em 01/03/2019.

Edital Concurso Pacujá 2019 – Clique aqui


Fonte: Confira concursos 

Pacujá: Prefeito Alex Melo participa da eleição da nova diretoria da Aprece


Na tarde desta sexta-feira (25), o prefeito Alex Melo esteve na Aprece participando da eleição da nova diretoria da Aprece.

Em conversa com o site Andarilho da Notícia o prefeito Alex Melo fala da expectativa de grande esperança nessa nova diretoria, até porque, Gadyel Gonçalves fez grande trabalho na Aprece e consegui juntar todo os prefeitos para que pudêssemos lutarmos juntos por melhorias nos nossos municípios. Dr. Nilson está assumindo a Aprece com compromisso de lutarmos em todas as áreas como melhorias na saúde, assistência e começarmos a partir de segunda-feira a traçarmos um planejamento da nova diretoria e assim buscarmos novos horizontes para os municípios cearenses. - Disse Alex Melo.

Fonte: Andarilho da Notícia

Cariré: Prefeito Elmo Aguiar, na Aprece


O prefeito Elmo Aguiar em conversa com o site Andarilho da Notícia ressalta eleição da Aprece.
Segundo Elmo Aguiar é uma eleição de consenso o prefeito Gadyel e Dr. Nilson conduziram muito bem a Aprece nestes últimos dois anos e agora cada vez mais congregados e unidos essa chapa da união da Aprece no momento de tantas dificuldades que estamos enfrentando a gente cada vez mais forte atrás de lutarmos pelos interesses dos municípios do estado do Ceará. - Disse Elmo Aguiar.


Fonte: Andarilho da Notícia

Campos Sales: Prefeito Moésio Loiola na Aprece


Em conversa com a reportgem do Andarilho da Notícia o ex. deputado e hoje prefeito de Campos Sales Moésio Loiola de Melo fala sobre a nova diretoria da Aprece.

Segundo Moésio Loiola, aquilo que congrega para agregar é bom e a Aprece vem dando sua contribuição e tem sido muito importante e essa associação não é só um evento e sim um acompanhamento e temos tido sorte pois todo presidente aqui tem feito um bom trabalho e vamos torcer para continuar trabalhando porque recurso de prefeitura é muito limitado e se formos buscarmos a gente encontra e torcemos para essa nova diretoria fazer este trabalho. - Disse Moésio Loiola

Fonte: andarilho da Notícia

Alcântaras: Prefeito Joaquim do Quinca participa da eleição da nova mesa diretora da Aprece


E/ Joaquim do Quinca, Jander(Sec. de administração de Groaíras)

Na última sexta-feira (25), o prefeito Joaquim do Quinca esteve na Aprece participando da eleição da nova mesa diretora. Segundo o prefeito a gestão de Gadyel Gonçalves fez um grande trabalho na Aprece e esperamos que Dr. Nilson Diniz dê prosseguimento ao trabalho de Gadyel Gonçalves. Nada melhor do que essa união de nós prefeitos para que possamos juntos lutarmos em prol de benefícios para nossa população. - Disse Joaquim do Quinca.


Fonte: Andarilho da Notícia

Sobral: Policlínica abre processo seletivo para formação de cadastro de reserva


A Policlínica de Sobral está com um processo seletivo simplificado para formação de cadastro de reserva para nível fundamental, técnico e superior para futura contratação temporária de excepcional interesse público para ocupar o quadro da Policlínica Bernardo Félix da Silva, unidade essa gerida pelo Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral – CPSMS nos termos das normas estatutárias. ConfiraAQUI o edital com a quantidade de vagas e demais informações sobre o processo seletivo.

Fonte: Sobral de Prima

Ceará sem Drogas leva Mensagem de Combate ao Vício para 63 Mil Estudantes



Naquele dia em que 1200 pessoas ouviram o relato do ex-jogador e comentarista de futebol, Walter Casagrande, no qual expunha sua luta contra às drogas. Inaugurava-se uma das mais marcantes e importantes campanhas de engajamento de jovens estudantes para evitar o primeiro contato e o caminho destruidor da dependência química.

Antes daquele dia, uma série de discussões através do Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa do Ceará resultou na publicação do livro Pacto pela Vida, que previu um enorme aumento do consumo de drogas entre os jovens.



Com essa informação, o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT) decidiu que o Legislativo Estadual precisava fazer algo para ajudar na prevenção ao consumo de drogas, e assim nascera a campanha Ceará Sem Drogas.

Fortaleza voltaria a receber outra edição daquele encontro e o lugar programado fora o Cuca da Barra do Ceará, já em maio de 2014, mas seria o Interior cearense o grande palco e, seu público, um dos maiores responsáveis pelo sucesso nesses quase cinco anos de atuação.
No dia 21 de fevereiro de 2014 a cidade do Crato, na Região do Cariri mais de 2000 estudantes lotaram a quadra de esportes da Escola Técnica Violeta Arraes e, silentes, ouviram atentos a história de superação de Casagrande.

Um mês depois, o terceiro encontro aconteceria em Limoeiro do Norte, com a presença de 2.000. Ainda em 2014, 1500 estudantes de Sobral estiveram no último encontro daquele ano.
Em 2015, a cidade de Viçosa do Ceará marcou o Ceará Sem Drogas pelo número de estudantes. Foram cinco mil jovens a ouvir como as drogas pode arruinar a vida de um ser humano.

Após mais 19 cidades visitadas, 63 mil estudantes foram diretamente beneficiados com o projeto. O último município visitado foi Acopiara, que recebeu a 27ª edição da campanha no dia 30 de novembro, no ginásio do Liceu Deputado Francisco Alves Sobrinho, mobilizando 1.500 pessoas. As cidades são escolhidas a partir de ofício encaminhado à coordenação da campanha, que já recebeu 18 solicitações.

A advogada Aline Bezerra Câncio (foi Secretária de Políticas sobre Drogas do Governo do Estado) responde pela coordenação do programa desde março de 2018. Ela revela que o programa acaba tendo a participação de vários setores da Assembleia Legislativa, como o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (INESP) e a Comunicação Social, cada um deles mobiliza seu pessoal quando da realização dos eventos chegando a 40 pessoas diretamente ligadas para que tudo aconteça como programado.

Além dos jovens diretamente impactados, a sociedade cearense ganhou muito com a realização do Ceará Sem Drogas. Em 2015, o Governador Camilo Santana, também municiado das informações do Pacto pela Vida, decidiu transformar a antiga Assessoria de Políticas sobre Drogas em uma setorial. Nascia a Secretaria de Políticas sobre Drogas (SPD) que tinha como missão atuar na prevenção, acolhimento e reinserção social de dependentes químicos. Logo, os poderes Executivo e Legislativo firmaram parceria. O programa levava a palestra do Casagrande para o município e a SPD se responsabilizava por dar continuidade às ações de prevenção nas escolas daquele município.

“O Programa Ceará sem Drogas é de uma importância imensa porque consegue mobilizar estudantes, sociedade civil, professores, pais de alunos para um tema que, na maioria das vezes , ninguém quer falar. O objetivo é gerar essa discussão através da palestra, e abrir caminho para o trabalho como o da SPD”, afirmou Aline Bezerra.
Muitos municípios foram estimulados a criar os Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas para discutir o tema com a sociedade civil. Também de iniciativa do presidente Zezinho Albuquerque, foi criado o Fundo Estadual de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (FEPAD), com o objetivo de facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados à execução de atividades do Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas.


Confira os municípios visitados:
Fortaleza (duas edições)
Crato
Limoeiro do Norte
Sobral (duas edições)
Viçosa do Ceará
Nova Russas
Aquiraz
Campos Sales
Acaraú
Crateús
Horizonte
Aracati
Cruz
Ocara
Russas
Brejo Santo
Boa Viagem
Várzea Alegre
Itatira
Morada Nova
Itapajé
Tauá
Massapê
Missão Velha
Acopiara

(Via Blog do Edson Silva)

Novos Deputados querem mudar regras para ocupação de gabinetes


Os tradicionais embates políticos no Congresso Nacional foram substituídos pela disputa para a ocupação dos gabinetes, nas semanas que antecedem o início da nova legislatura.
Os novos parlamentares na Câmara dos Deputados anunciaram que pretendem mudar o regimento para dar fim à extensa lista de regras que definem a ocupação dos gabinetes.


A nova composição da Câmara superou todas as previsões e alcançou 52% de renovação nas eleições de 2018. Com isso, 267 novos deputados federais vão assumir o mandato a partir de 1º de fevereiro. É o maior índice de renovação dos últimos 20 anos, e o primeiro desafio dos deputados foi a definição de suas salas em Brasília.

A seleção dos gabinetes ocorre por meio de sorteio. No entanto, o regimento interno da Câmara prevê uma série de exceções, que vão desde a prioridade para ex-presidentes da Casa, ex-parlamentares que tenham sido titulares de mandatos, suplentes que tenham exercido o cargo por mais de um ano, pessoas com deficiências, maiores de 60 anos e mulheres. Além disso, também têm prioridade novos parlamentares que sejam parentes de outros deputados não reeleitos na última eleição. Dos novos parlamentares, 154 escolheram seus gabinetes por meio de sorteio.

A lista de exceções tem sido criticada por parlamentares novatos e deve ser alvo de questionamentos com o início das atividades legislativas, como afirma o deputado Tiago Mitraud (Novo-MG). Aos 32 anos, em seu primeiro mandato, o parlamentar pretende encabeçar uma reforma ampla para “modernização” do regimento da Câmara.

“Sou a favor de deficiente ter prioridade, mas a questão é que hoje não existem gabinetes específicos e adaptados para deficientes. Mas o [critério] mais absurdo de todos é o de filhos, parentes, pais, cônjuges de deputados, é como se remetesse à época de capitanias hereditárias. Até onde entendo, estamos em um país democrático em que as relações pessoais não deveriam interferir nas questões públicas”, afirmou.

A opinião é compartilhada pelo deputado João Campos (PSB-PE). Filho do ex-governador Eduardo Campos, falecido em um acidente aéreo em 2014, Campos assumirá seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, aos 25 anos. Apesar de seu pai e sua avó, Ana Arraes, terem exercido mandatos como deputados federais, ele não se enquadra na regra de parentesco porque ela é restrita ao atual mandato, que se encerra nesta quinta-feira (31).
“As pessoas que votaram em mim querem mudança. Mesmo que eu me encaixasse nas exceções, faria questão de participar do sorteio para definir o meu gabinete”, disse Campos. O deputado é um dos que fizeram seleção pública para contratação de funcionários do seu gabinete. A iniciativa ganhou força entre os deputados novatos na Casa.

Entre os parlamentares que “herdarão” o gabinete, está o deputado Lafayette de Andrada (PRB-MG). Seu pai, o deputado Bonifácio de Andrada (DEM-MG), não disputou a reeleição após 40 anos de atividade parlamentar e, dessa forma, garantiu a prioridade ao filho na ocupação do gabinete. Dois ex-presidentes da Câmara dos Deputados ocuparão gabinetes considerados privilegiados em função da proximidade com o plenário da Casa: Aécio Neves (PSDB-MG) e Arlindo Chinaglia (PT-SP). São os únicos dos 513 deputados que ocuparão gabinetes no Edifício Principal da Câmara.
O gabinete 825, do Anexo IV, que já foi ocupado pelo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no período da Assembleia Constituinte (entre 1987 a 1990), receberá a deputada federal mais votada nas eleições, Joice Hasselmann (PSL-SP), de sigla antagonista ao Partido dos Trabalhadores. Durante duas décadas, o gabinete foi ocupado por parlamentares petistas, entre eles Aloizio Mercadante (1991-1995 e 1999-2003).

“Vou fazer um culto ecumênico, vai ter um bom homem ligado a Deus para limpar toda a tralha que ficou do Lula. Vou fazer uma limpeza [espiritual] total, vou trazer um rabino, um pastor e um padre e a gente faz um culto ecumênico”, afirmou à Agência Brasil. Segundo a deputada, mesmo sem participar do sorteio geral, por se enquadrar no critério “mulher”, o gabinete não foi selecionado por ela, mas direcionado dentro das regras da Casa.

Os gabinetes serão entregues pela Câmara dos Deputados a partir da posse, nesta sexta-feira (1º), das 8h às 18h. Os parlamentares poderão recebê-lo pessoalmente ou indicar alguém para fazê-lo. O valor da verba de gabinete é R$ 111.675,59, de acordo com regimento interno da Casa. A verba é destinada ao pagamento de salários dos secretários parlamentares, funcionários que não precisam ser servidores públicos e são escolhidos diretamente pelo deputado. Cada deputado pode contratar até 25 secretários parlamentares. Os salários variam entre R$ 1.025,12 e R$ 15.698,32.

No Senado, não há regras definidas para a ocupação dos gabinetes. Informalmente, a negociação é direta entre o parlamentar que deixa a Casa e o novato. Oficialmente, essa transição se dá por meio da Diretoria-Geral, a partir do dia 1º de fevereiro, quando os gabinetes estão formalmente liberados para ocupação. Neste ano, a mudança de titulares de gabinetes será também histórica no Senado, já que a Casa registrou uma renovação de mais de 85% dos parlamentares. Das 54 vagas em disputa, 46 serão ocupadas por novos nomes.

(Informações da Folha)

Saúde orienta profissionais sobre notificação de doenças diarreicas agudas


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) orienta os profissionais de saúde em relação à notificação dos casos das doenças diarreicas agudas (DDA), além de atualizá-los sobre prevenção e controle, transmissão, manejo clínico e planos de tratamento.

Por meio de nota técnica, publicada nesta segunda-feira, 28 de janeiro, a Sesa faz recomendações aos profissionais que atuam nas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), secretarias de saúde municipais, hospitais, clínicas, postos de saúde e laboratórios. As notas técnicas de DDA são divulgadas anualmente pela Sesa.

As notificações devem ser realizadas pelas Secretarias Municipais de Saúde, através de formulários de investigação. Já a Vigilância Epidemiológica municipal deve realizar a busca ativa de casos não notificados nas unidades de saúde e hospitais.
Sobre a doença

A diarreia aguda é uma doença sazonal e é comum ocorrer com mais frequência durante o período das chuvas. Pode ser transmitida por vírus, bactérias ou parasitas. Tanto a mosca como o rato, a barata, formiga e até mesmo o ser humano podem transmitir esses microorganismos. Por isso, a higienização correta das mãos e dos alimentos é fundamental para prevenir a DDA.

Em 2018, foram registrados 307.311 casos de doença diarreica no Ceará. A maior ocorrência foi entre os meses de fevereiro e março, quando foram notificados 84.741 casos. Em 2019, até a Semana Epidemiológica 02, foram registrados 11.106 casos da doença, com redução de 7,7% das notificações quando comparado ao mesmo período do ano passado.


Fonte: Ceara.gov 

Arce abre vagas para estagiários em 2019

Resultado de imagem para Arce abre vagas para estagiários em 2019
(Divulgação)

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) está oferecendo oportunidade de estágio para estudantes universitários em oito diferentes áreas. Serão sete vagas, assim distribuídas: uma para Economia; uma para Engenharia Civil/Tecnólogo em Estradas/ Tecnólogo em Vias; uma para Engenharia Ambiental/Tecnologia em Saneamento; duas para Engenharia Elétrica/Engenharia de Energias Renováveis/Engenharia Mecânica/Graduação Executiva em Energias Renováveis; e duas para Informática/ Ciências da Computação/ Desenvolvimento de Sistemas.

Essas áreas terão, também, uma vaga para quadro de reserva, além das sete que serão ocupadas imediatamente. Já para os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Engenharia de Produção, haverá uma vaga, em cada, para quadro de reserva. Os alunos devem estar regularmente matriculados em seus respectivos cursos e ter preenchido, no mínimo, 50% dos créditos requeridos, com média global igual ou superior a sete.

A seleção constará de pontuação atribuída ao histórico escolar, curriculum, prova escrita e entrevista. As inscrições permanecerão abertas até o dia 21 de fevereiro de 2019. De acordo com o Edital publicado no Diário Oficial do Estado, as inscrições podem ser feitas no horário de 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na Gerência Administrativo-Financeira da Arce, localizada na Avenida General Afonso Albuquerque Lima, S/N, Edíficio Arce – Cambeba. Os candidatos podem, também, encaminhar seus dados para o e-mail rh@arce.ce.gov.br.

No ato da inscrição, o candidato deve apresentar cópias do CPF e da carteira de identidade, currículo, comprovante de matrícula no semestre em curso e histórico escolar atualizado do curso superior requerido, em que conste o valor do IRA (Índice de Rendimento Acadêmico).

Para ter acesso ao Edital 01/2019, publicado no Diário Oficial do Estado de 22 de janeiro de 2019, basta acessar o site da Arce: www.arce.ce.gov.br. Ou pelas mídias sociais: instagram (@arce_ceara), Facebook (ARCE) ou Twitter (@ArceCeara).


Fonte: Ceara.gov

HRN é único hospital do Nordeste selecionado em projeto nacional de telemedicina


O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, do Governo do Ceará, é o único do Nordeste selecionado para participar do projeto Qualificação da Assistência em Terapia Intensiva Pediátrica por Telemedicina (TELEUTIP). A iniciativa é coordenada pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), em parceria com o Ministério da Saúde através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O projeto visa aproximar, com o uso da telemedicina, o médico intensivista e toda a equipe multidisciplinar do Moinhos de Vento a outras UTIs pediátricas do país. No Brasil, dois hospitais foram escolhidos para integrar o projeto. Além do HRN, o Hospital Geral de Palmas, em Tocantins, também foi selecionado.

“Estamos muito empolgados com a iniciativa. É uma oportunidade única de troca de conhecimentos, de melhoria na qualificação dos profissionais e, principalmente, na melhoria na assistência ao nosso paciente, que é nosso maior objetivo”, diz Manuela de Castro Monte Frota, coordenadora médica da UTI Pediátrica do HRN.

Desde dezembro além dos profissionais do HRN, os pacientes também são acompanhados por especialistas do Hospital Moinhos de Vento. Pedro Henrique, 9, é um deles. Ele mora em São Benedito, município que fica a 90 km de Sobral, e está internado há cerca de 20 dias na UTI Pediátrica do HRN, com um quadro de pneumonia agravada.

Francisco Geovane Gomes de Sousa, pai de Pedro Henrique, aprova a iniciativa do projeto de telemedicina. “Acho ótimo. Quanto mais pesquisas para descobrir as doenças, melhor. É muito bom o atendimento desse hospital”, fala.
TELEUTIP

O projeto pretende qualificar e sistematizar o cuidado ao paciente crítico, por meio de atividades de educação permanente (EAD). Os quadros clínicos dos pacientes são apresentados em “rounds” diários (visitas médicas por meio da telemedicina), de segunda a sexta-feira, com discussão de casos clínicos entre a equipe multidisciplinar do HRN e os profissionais do Hospital Moinhos de Vento. Serão produzidos artigos com evidências científicas atualizadas.

“Tem sido muito proveitoso. Ao longo desses dois meses, temos conseguido perceber uma melhora no tempo de permanência, uma melhora na condução dos casos mais graves em que temos alguma dificuldade ou que precisamos de algum especialista que não temos disponível na cidade. Com isso, temos melhorado nossa assistência”, avalia a médica Manuela de Castro.
A tecnologia utiliza um cart (carrinho de telemedicina) com computador, sistema de áudio e câmera de alta definição para a troca de informações entre os profissionais. O sigilo das informações do paciente é mantido e os pais ou responsáveis pelas crianças assinam termos de autorização das informações.

“O objetivo é trocar conhecimentos sobre o tratamento dos pacientes através do uso da tecnologia de telemedicina”, ressalta Anderson Rosa dos Reis, analista de negócios e infraestrutura de TI do Hospital Moinhos de Vento.

Segundo ele, a tecnologia garante a segurança e o sigilo das informações do paciente. “É tecnologicamente seguro. Temos um sistema de registro do paciente e de videoconferência que promove a comunicação com proteção de segurança, permitindo total segurança do paciente”, afirma.
Referência

A UTI Pediátrica do HRN é referência no atendimento pediátrico para 55 municípios da Região Norte do Estado, com uma população superior a 1,6 milhão de habitantes. O setor atua com ações de segurança do paciente e boas práticas de gestão, buscando sempre os melhores resultados. No acumulado do ano de 2018, foram contabilizadas 254 entradas de pacientes na UTI Pediátrica do HRN que, conta com 10 leitos.
Outras experiências

A telemedicina já é uma experiência vivenciada por outros setores do HRN. O Banco de Leite do HRN também participa do projeto de telemedicina SIG Tel@rBLH – Grupo de Interesse Especial da Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH). O objetivo é ampliar o intercâmbio do conhecimento e a transferência de tecnologia no âmbito de atuação da rBLH e de suas respectivas interfaces no campo da Saúde da Mulher e da Criança no Brasil, nas regiões Ibero-américa e África.

A experiência de Sobral foi apresentada na VIII Sessão do SIG Tel@rBLH 2018 que aconteceu no dia 15 de outubro, com o tema “Gerenciamento de Distribuição de Leite Humano”. A videoconferência contou com duas palestrantes: a nutricionista Samara Maria Pereira de Andrade, coordenadora do Banco de Leite Humano, e a biomédica Aline Costa Souza, do controle de qualidade do BLH do HRN, que compartilharam suas experiências na viodeoconferência “Banco de Leite Humano do Hospital Regional Norte, Sobral-Ceará”.


Fonte: Ceara.gov