Gráfico 1 – Ceará e São Paulo.
A plataforma, que está disponível no Tesouro Transparente, foi desenvolvida pelo Grupo Técnico de Comunicação Estratégica e Análise de Dados (GT-CEAD), um departamento do Tesouro Nacional.
Nos gráficos, vê-se na linha vertical os indicadores do Ideb da escola e na linha horizontal, os gastos da escola.
Se comparados os estados de Ceará e Bahia, pode-se claramente ver que apesar dos custos serem aproximados, o desempenho médio dos alunos das escolas cearenses é bem maior. (figura 2)
O resultado foi obtido a partir do cruzamento dos dados do Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do setor público brasileiro) com os gastos na educação por aluno/escola e as notas da respectiva escola nas avaliações feitas para monitorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Gráfico 2 – Ceará e Bahia
Os dados foram reunidos num dashboard – painéis que mostram métricas e indicadores importantes para alcançar objetivos e metas traçadas de forma visual, facilitando a compreensão das informações geradas.
A plataforma, que está disponível no Tesouro Transparente, foi desenvolvida pelo Grupo Técnico de Comunicação Estratégica e Análise de Dados (GT-CEAD), um departamento do Tesouro Nacional. Segundo os responsáveis pelo desenvolvimento do produto, a ideia é montar uma estrutura de fácil entendimento para o cidadão comum. A partir da plataforma, o cidadão pode comparar, por exemplo, o resultado do seu município com outros municípios. Então, a partir dos resultados, pode discutir porque as autoridades locais gastam mais e obtém um resultado pior que outros municípios ou estados, que gastam menos”.
A plataforma ainda permite a comparação entre municípios de diferentes estados.
Veja a plataforma.
*Focus.jor
Nenhum comentário:
Postar um comentário