(Divulgação)
O Palácio da Abolição vai sediar o evento, a partir das oito e meia da manhã. O governador Camilo Santana preside a solenidade, na qual ele também vai anunciar os próximos passos da política estadual de Cultura, numa ação aberta ao público.
O secretário da Cultura, Fernando dos Santos Piúba, fala sobre as atividades comemorativas do Dia Nacional da Cultura.
A convocação refere-se aos 102 aprovados no primeiro concurso público da história da Secult, que vão preencher cinquenta e cinco cargos de analistas de cultura, dezessete cargos de bibliotecários, dez historiadores, oito analistas de patrimônio, quatro arquivistas, quatro museólogos, dois antropólogos e dois sociólogos.
O Dia Nacional da Cultura foi sancionado no dia 15 de maio de 1970 pelo então presidente Médici, sob a lei LEI Nº 5.579, em comemoração ao aniversário de Rui Barbosa. Segundo o texto do decreto, “fica instituído o “Dia da Cultura e da Ciência”, que será comemorado a cinco de novembro de cada ano, como homenagem a data natalícia de figuras exponenciais das letras e das ciências, no Brasil e no mundo”. E completava: “Parágrafo único. As comemorações a que se refere o presente artigo terão como escopo o Conselheiro Rui Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849.
*Blog Roberto Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário