24 fevereiro 2020

O papel do profissional de Educação Física na contemporaneidade


A sociedade contemporânea vem sofrendo com os impactos da globalização e das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Essas mudanças, causadas pelo mundo globalizado, têm interferido no cotidiano das pessoas. Em virtude da Internet, através dos smartphones, das redes sociais e os demais recursos dessa ordem, promove as notícias em tempo real, acarretando novas formas de comportamento e relacionamento, assim como novos valores e atitudes de pessoas de todas as idades.

Desse modo, a conexão em rede promove intensas trocas, afetando os modos de produção que passaram por mudanças radicais por serem mais centralizados, integrados e planejados. Tais mudanças exigem uma nova postura do profissional de Educação Física para lidar com a cultura e os novos hábitos estimulados pelo incentivo ao consumo, encorajados pelos meios de comunicação e influenciados pela globalização de ideais voltadas para o desenvolvimento econômico.

O profissional da Educação Física deve ficar atento às novas tendências que a profissão vem passando através das variadas repercussões do ideário da globalização. Acrescente-se a isso, o desafio de lidar com uma profissão situada entre duas áreas do conhecimento: Educação e Saúde. Nesse momento, é importante destacar que existem duas graduações em Educação Física. São elas: Licenciatura e Bacharelado, que exigem a necessidade de esclarecimento sobre a função social e o projeto histórico, bem como da proposta de trabalho desse profissional diante das duas formações.

O profissional licenciado em Educação Física atua no mercado formal, ou seja, nos ambientes ligados à Educação. A sua função é atuar como professor, formando cidadãos críticos e conscientes de sua profissão diante das diversidades presentes no mundo. Ressaltamos que, nos dias atuais, esse profissional não trabalha só na dimensão esportivista, pois exerce a sua função de professor baseado nos documentos legais que regem a Educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que irá guiar e fundamentar a sua prática pedagógica.

O bacharel em Educação Física, por sua vez, atua no mercado informal, ou seja, em clubes, praças, academias e nos núcleos de atividade física e saúde. Vale ressaltar que a função do bacharel na contemporaneidade está além do universo das academias e dos personal trainers, uma vez que sua ocupação é a de um agente de saúde pautado no Sistema Único de Saúde (SUS). Diante do exposto, caro leitor, é evidente que o profissional de Educação Física na atualidade tem um papel fundamental e desafiador no âmbito da Educação e da Saúde, e tem muito a contribuir para o desenvolvimento da nova sociedade.

Conheça o Curso de Educação Física da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/ 



Prof. Me. Carlos Alexandre Holanda Pereira
Professor do Curso de Educação Física da UniAteneu
Mestre e doutorando em Educação


Fonte: Blog do Tidi

Nenhum comentário:

Postar um comentário