A caravana Lula pelo Brasil está percorrendo todos os estados no Nordeste, com paradas e atos previstos em diversas cidades. Mas há uma novidade que está reajustando o cronograma da caravana: paradas não previstas oficialmente, na beira da estrada.
Já foram mais de 20 paradas na beira da estrada. Em algumas delas o PT local ou políticos da cidade organizam um pequeno aparelho de som em microfone, em outras há até palanque montado, mas há paradas onde o povo quer apenas ver e abraçar o ex-presidente. Na cidade de Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte, a população nem chegou a fechar a estrada, mas as pessoas saíram de suas casas para acenar à comitiva, promovendo uma emocionante acolhida por percurso de mais de um quilômetro.
Quando tem a oportunidade de falar, o ex-presidente usualmente começa agradecendo ao carinho e invariavelmente pede desculpas pela fala rápida. A mensagem em todas essas paradas tem focado na esperança e na necessidade de sonhar. “Minha geração não acreditava que o filho de um homem do campo pudesse virar engenheiro agrônomo. Nós provamos que isso era possível. Agora eu só peço que vocês não deixem de sonhar, e sonhem alto. Não é possível avançar sem sonhos”.
A gratidão pela fantástica acolhida do povo nordestino, especialmente o sertanejo, está registrada em dezenas de imagens que você pode ver no Flickr do Instituto Lula.
O Ceará foi o estado onde a caravana mais parou para Lula fazer contato com o povo. Antes de deixar Quixadá, Lula, parou na Usina de Biodiesel sucateada e fechada pelo governo Temer. Em Banabuiú, uma verdadeira multidão cercou o ônibus para ver Lula discursar em carro improvisado. A caravana parou ainda em Solonópole, e no distrito de Cascudo, em Icó, no município de Quixelô e na entrada de Iguatu, no Centro-Sul. Mais adiante, outra grande multidão viu Lula falar de cima de um trio elétrico em Cedro, antes de seguir para o Centro de Convenções do Cariri, no Crato. Em todos estes locais, Lula fez questão de se dirigir às pessoas seja ao microfone improvisado ou simplesmente no contato direto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário