Estão inscritos para o 8º Congresso 730 delegados/as eleitos em assembleias pelos sindicatos filiados. Cabe aos/as delegados/as debater as propostas que constam no texto base, analisar a conjuntura política e sindical.
Paridade
Com o objetivo de ampliar a participação das mulheres no movimento sindical cearense, foi decidido no 7º CETTR realizado em 2013, que as ações sindicais deveriam garantir paridade, ou seja, 50% de mulheres e 50% de homens. Desde então, tem sido implementada a decisão congressual nas assembleias e plenárias realizadas pela Fetraece. Neste 8º CETTR, tanto terá paridade no número de participantes, quanto na chapa inscrita.
Programação
O Congresso vai ter início no dia 21, às 14 horas, com a apresentação da chapa inscrita e que busca a eleição para o quadriênio 2018/2021. Em seguida, o cientista político e sociólogo, Emir Sader, realizará uma Análise da Conjuntura Política atual no Brasil. Após a explanação dele, será aberto um debate com o plenário, que vai contar também com a participação do Presidente Nacional da CUT, Vagner Freitas; do presidente da Contag, Aristides Veras; presidente da CUT-CE, Wil Pereira; deputado federal, José Guimarães; e o deputado estadual e vice-presidente da Fetraece, Moisés Braz. Os debates serão coordenados pelo atual presidente da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro Lima, e a secretária de Mulheres da Fetraece, Rosângela Moura.
Após os debates, ocorrerá a abertura oficial do CETTR com a presença de entidades parceiras, militantes e autoridades. Em seguida, será oferecido um coquetel de lançamento do livro “O Brasil que queremos”, de autoria do cientista político Emir Sader.
Na quarta-feira (22), vão ocorrer os painéis temáticos: Sindicalismo Rural e a Política para uma Nova Sociabilidade; Experiência e Desafios da Democracia Brasileira; Desenvolvimento do Campo e o Futuro da Agricultura Familiar; e o Desenvolvimento do Campo e as Novas Matrizes Energéticas.
Na manhã da quinta-feira (23), os/as delegados/as inscritos debaterão o texto base do Congresso nas seguintes comissões temáticas: Política Agrária e Meio Ambiente; Política Agrícola; Políticas Sociais e Terceira Idade; Formação, Organização Sindical e Comunicação; Organização das Mulheres; e Juventude Rural. O Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e o Sindicalismo, serão abordados em todos os grupos. Os resultados dos debates serão apresentados para ao plenário na quinta-feira. Já na sexta-feira (24), ocorre a eleição da nova diretoria e conselho fiscal da Fetraece.
Chapa inscrita
Uma chapa denominada de Chapa Francisca Maria de Vasconcelos Carvalho (em homenagem a agricultora e sindicalista do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Ipueiras, vítima de um acidente automobilístico em 2017 ao retornar da Plenária Regional de Estudos do Documento Base do 8º CETTR em Crateús), solicitou registro de candidatura no período determinado para inscrições, que foi entre os dias 25 e 31 de outubro de 2017.
Fonte: Fetraece
Nenhum comentário:
Postar um comentário