O parlamentar ressaltou que a redução de mortes, feridos e de acidentes nas estradas do Ceará é fruto do “compromisso, responsabilidade e investimentos” do governador Camilo Santana. Ele destacou que o Estado é referência nacional em educação, segurança e caminha para ser destaque também na segurança do trânsito.
De acordo com Nizo Costa, o índice de ocorrências reduziu 45% nas rodovias estaduais. Em relação a mortes, a queda foi 52%, enquanto houve 41% menos feridos. “Em números absolutos, em 2014, foram registrados 3.523 acidentes nas rodovias estaduais enquanto em 2018, foram 2.571, contabilizando uma redução acumulada de 28%”, informou.
O deputado analisou que programas como o “Sinalize” em cidades do interior são importantes para essa conquista. Foi destacado ainda o incentivo popular que possibilita o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo a ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CHN). “Possibilitar isso é necessário por educar a população. A municipalização do trânsito, apesar de algumas cidades não demonstrarem interesse nessa efetivação, faz com que a fiscalização e educação sejam realizadas de forma eficiente”, pontuou.
O parlamentar salientou que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realiza, entre 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito no Estado e destacou as ações educativas do órgão. “O Detran possui uma escola de trânsito em Fortaleza, outra em Sobral e em breve o Cariri receberá um desses equipamentos. Esse trabalho de educação no trânsito auxilia a reduzir as imprudências dos condutores. Essas ações devem ser contínuas”, reforçou.
O deputado Carlos Felipe (PCdoB), em aparte, destacou os investimentos do Governo do Estado na segurança pública, o que fez reduzir os índices desses crimes no Estado. “Saber que o Ceará reduziu os acidentes em 28% nos alegra muito. Porém, sabemos que muito precisa ser feito. Uma melhor malha viária, o combate aos maus agentes, entre outras coisas. Mas estamos avançando”, disse.
O deputado Salmito (PDT) parabenizou Nizo Costa pela propriedade que tratou o assunto e que as discussões precisam ser feitas e implantadas mais ações nesse sentido.
*Com AL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário