“A gente sofria muito porque quando não tinha água em casa. Usávamos o poço profundo e era uma água bem salgada”, conta a mãe de primeira viagem.
Desafios e relatos semelhantes ao de agricultores na outra ponta do estado. No Cariri, seu “Manel da Rosário” era mais um rosto da imagem do sertanejo carregando latas de água em lombos de jumento ou mesmo na própria cabeça para garantir a sobrevivência de sua família.
“Ter água na torneira de casa muda muito porque o ´caba´ pode tomar banho e fazer a comida a hora que quiser, sem se preocupar”, relata a mudança de vida.
No último ano, cearenses como Manel da Rosário, Ana Elisa e até a pequena Bárbara foram alcançados por um dos 88 sistemas de abastecimento de água concluídos pelo Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).
Por meio do Programa Água Para Todos, a Coordenadoria do Abastecimento de Água e Esgotamento (COAGUA/SDA) aplicou R$ 5.231.334,11 na conclusão de 20 sistemas de abastecimento de água, em 12 cidades, beneficiando diretamente até 1.379 famílias.
Somente no Projeto São José III, fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Ceará e o Banco Mundial, a SDA finalizou 68 sistemas para abastecimento humano além de 28 kits de esgotamento sanitários. O montante do aplicado em 2019 representa um investimento de R$ 63.877.834,19. Até 12.974 famílias comemoraram a chegada de água nas próprias torneiras em 43 municípios.
*Ceará.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário