06 fevereiro 2020

A nova perspectiva sócio-ocupacional do Serviço Social


No Brasil há, historicamente, um alto índice de desigualdade social, com um grande número de pessoas em situação de pobreza ou ausência de renda. Tal cenário exige a presença de profissionais que viabilizem a identificação de alternativas para o enfrentamento das demandas sociais requerendo, ao mesmo tempo, uma formação profissional com competências técnico-operativas e teórico-metodológicas, e de habilidades de planejamento, assessorias e consultorias, gerenciamento de programas e projetos e na implementação de políticas sociais públicas e privadas, mediante ações interinstitucionais e interdisciplinares.

É nesse sentido que o assistente social se insere como profissional qualificado tendo um dos princípios fundamentais do seu Código de Ética o “posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática”.

O mercado de trabalhos para os profissionais de Serviço Social é vasto. Você pode encontrar assistentes sociais trabalhando em instituições públicas e privadas, ministérios, autarquias, prefeituras, governos estaduais, hospitais, creches, unidades de saúde, centros de convivência, movimentos sociais em defesa dos direitos da mulher, da classe trabalhadora, da pessoa idosa, de crianças e adolescentes, de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), negros e negras, de indígenas, em organizações não governamentais, em universidades públicas e privadas, em institutos técnicos e em escolas.

As escolas merecem destaque, pois em 2019 foi promulgada a Lei 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviço dos assistente sociais e psicólogos nas redes públicas de Educação Básica. O que quer dizer que haverá uma grande contratação de profissionais dessas áreas para atuarem na educação, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o assistente social no meio escolar poderá contribuir fazendo um diagnóstiico social, elencando possíveis possibilidades para diminuir os problemas sociais e familiares vividos por crianças e adolescentes.

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Profª. Ms. Jennifer Faustino

Coordenadora do Curso de Serviço Social da UniAteneu
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente

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