29 novembro 2018

Uruoca: Prefeito Kilsem participa de Audiência Pública sobre o abastecimento de água










Trazendo como pauta “A problemática do abastecimento de água nos municípios de Senador Sá e Uruoca”, o Prefeito Municipal de Uruoca, Francisco Kilsem participou de uma audiência pública, na manhã desta sexta-feira (23), em Senador Sá. Com isso, a audiência discutiu a problemática histórica da população dos municípios, quanto ao abastecimento de água atualmente fornecido pela Companhia de Agua e Esgoto – CAGECE, do açude Angicos que vem sendo mantido por um sistema de abastecimento ineficiente para demanda. O momento foi conduzido pela deputada Estadual, Dra. Silvana Oliveira de Sousa. Participaram da audiência vereadores dos dois municípios e o Secretário de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Eraldo Lima.


Atendendo as comunidades e as reivindicações de lideranças políticas e comunitárias, os municípios de Senador Sá e Uruoca requerem do Governo do Estado do Ceará a construção da adutora para resolução da problemática de abastecimento das cidades mencionadas. A referida proposta foi discutida no comitê em 2015, sendo aprovado no plenário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Coreaú - CBH, que a câmara de vereadores de Senador Sá apresentou o requerimento para que a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promovesse através de sua comissão técnica a audiência pública, com objetivo de discutir a viabilidade de construção da Adutora do açude Tucunduba para a resolução do problema do abastecimento d’água desses municípios.


Atualmente o açude Angico (Coreaú) fica distante, pouco mais de 70 km da barragem para as cidades atendidas. Ele é um reservatório que representa grande parte da demanda para o abastecimento e para continuar mantendo o sistema de Uruoca e Senador Sá, precisará de um maior consumo de água pela necessidade de manutenção da vazão na calha do rio até o distrito de Campanário e superará os problemas do sistema.


Por último, defende-se a construção da adutora pelos aspectos da eficácia e eficiência que representará para o sistema de abastecimento, pelos seguintes aspectos:


- Com a captação do açude Tucunduba (Senador Sá) representará uma economia de custa de infraestrutura, pois, a barragem está localizada a 20 km entre as cidades, sendo que Uruoca possui estação de tratamento de água (ETA) pronta ao atendimento;


- A distância entre a captação e a ETA possibilita maior controle e monitoramento, o que não ocorre com o sistema de Angico;


- A maior relevância da adutora ser do Tucunduba decorre da disponibilidade do açude, visto que atualmente a referida barragem não possui demanda significativa de consumo.


Ao final o Prefeito Kilsem faz um balanço positivo da audiência, “um momento produtivo as populações de Uruoca e Senador Sá, conseguimos levar até os órgãos responsáveis e autoridades o quanto os municípios vem sofrendo com a falta d’água. Espero que seja solucionado os problemas e que, finalmente possamos comemorar a chegada da adutora do açude Tucunduba”.



Fonte: Governo de Uruoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário