Já parou para pensar que a Arquitetura serve aos seres humanos desde o berço até ao túmulo? As pessoas nascem em hospitais, vivem em casas, estudam em escolas e universidades, se divertem em boates, utilizam o transporte público, visitam museus, torcem nos estádios e frequentam restaurantes. O ordenamento de todos esses espaços passa pelas mãos de arquitetos.
Uma ressalva importante deve ser feita e sempre estar em nossa consciência profissional. A Arquitetura não necessita obrigatoriamente de grandes orçamentos e tecnologias avançadas para servir ao ser humano. Basta observar com cuidado vários exemplos arquitetônicos e é possível verificar que a criatividade possibilita fazer muito com muito pouco. Como bem dito por um dos profetas de nossa profissão, Ludwig Mies van der Rohe: “Menos é mais!”.
Não podemos, ainda, segregar a parcela de mais baixa renda da população de tudo aquilo que a Arquitetura tem e deve proporcionar. Os arquitetos dispõem de condições para criarem moradias de qualidade, moradias onde famílias possam viver confortavelmente. Passa pela função social dos arquitetos projetar equipamentos urbanos os quais possibilitam o desenvolvimento social e econômico, tais como as creches, escolas, centros de comércio, praças e ginásios. Uma cidade é um espaço onde interesses os mais diversificados possíveis estão sempre em conflitos e harmonia. Isto tem se traduzido em um cenário caótico devido à endêmica falta de planejamento e de critérios de gestão de paisagem.
Arquitetos e urbanistas tem como papel central serem catalisadores nas transformações dos anseios de uma sociedade. Ou seja, cabe diretamente a nós traduzir tudo aquilo que é almejado como ideais de bem comum, de espaços qualificados para todos em uma realidade acessível e plausível. Para tanto, vários paradigmas precisam ser quebrados, alguns que nos acompanham desde a infância e outros que até mesmo dentro da graduação nos são impostos.
Vencedor do Prêmio Pritzker 2016, o chileno Alejandro Aravena, nos demonstra o quão importante é a Arquitetura em sintonia com os anseios sociais e de que maneira ela está presente e apresenta a função de mudança, impactando diretamente [para melhor] na vida de milhares ou milhões de pessoas.
Conheça o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/
Prof. Dr. Frederico Augusto Nunes
Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu
Doutor em Planejamento Urbano
Nenhum comentário:
Postar um comentário