23 março 2020

O domínio da disciplina de Estatística: a sua importância na formação do futuro gestor empresarial


Prezado leitor, o intuito de escrever este artigo é apresentar aos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Financeira, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos e Logística a importância do domínio da disciplina de Estatística para o crescimento profissional em um ambiente empresarial.

Os cursos voltados para a área da Gestão possuem uma interessante multidisciplinaridade, haja vista que os alunos se tornaram gestores do próprio negócio ou de terceiros. E esse “leque” de disciplinas como Matemática Financeira, Marketing, Logística, Administração Financeira, Introdução à Contabilidade, Economia, Estatística dentre outras têm o objetivo de produzirem o “capital intelectual” necessário para que os futuros administradores, contadores e tecnólogos saibam tomar decisões acertadas nas diversas situações em que precisam ser impetuosos ou de apertarem o “cinto” quando for preciso.

No tocante à disciplina de Estatística, é condição preponderante para que o (a) aluno (a) e futuro (a) gestor (a) consiga analisar centenas de dados que diariamente podem chegar em sua mesa oriundos de diversos departamentos que vão desde o “chão de fábrica” até do setor financeiro. São dados que trazem consigo informações de caráter qualitativo e quantitativo que envolvem, por exemplo, número de filhos dos funcionários, número de fornecedores, preços dos insumos, receita de vendas, preço final da mercadoria, custos fixos e variáveis, estoque de mercadorias e até financeiro, como as peças contábeis do Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) ou Balanço Patrimonial (BP). São centenas de informações que, devidamente manipuladas com o auxílio da Estatística, podem ajudar em muito para o equacionamento de problemas rotineiros ou traçar estratégias de crescimento em mercados específicos.

O domínio desta disciplina nos “bancos de faculdade” será de grande valia para as centenas de jovens que ingressaram no mercado de trabalho, pois, as empresas demandam jovens com uma visão sistêmica em várias áreas, e, inclusive, na coleta, organização e interpretação de dados estatísticos que podem ser transformados em tabelas e gráficos que, sem dúvida, são instrumentos imprescindíveis para a implementação de ações de curto e longo prazo.

Conhecer e dominar os instrumentos de análise estatística pode lhe render vantagens profissionais no ambiente empresarial. Por exemplo: Você é um gerente de uma empresa e possui dados relativos às vendas dos últimos seis meses de um determinado produto X e foi requisitado pelo seu chefe para fazer uma apresentação para o alto escalão da sua empresa. Graças ao avanço tecnológico com o advento das famosas calculadoras científicas e dos computadores, os cálculos e apresentações estatísticas podem ser rapidamente resolvidas, como o cálculo da média semestral de vendas do produto X ou da apresentação de um gráfico de linha mostrando a evolução das vendas nos últimos seis meses. Uma apresentação bem feita pode lhe render um “olhar diferenciado” do seu chefe e da direção da empresa, e, possivelmente no longo prazo, uma ascensão profissional.

Portanto, prezado leitor e estudante dos cursos relacionadas as áreas da Gestão, os créditos e as notas da disciplina de Estatística que são somados ao seu histórico de notas vão muito além de ser mais uma matéria a ser concluída, mas sim de dominar uma ciência que pode contribuir em muito para o seu engrandecimento pessoal e profissional.

Conheça o Curso de Logística da Uniateneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/


Prof. Me. Fabrício José Costa de Holanda

Professor do Curso de Logística da UniAteneu
Mestre em Economia Rural


Fonte: Blog do Tidi

Nenhum comentário:

Postar um comentário