Somando importantes esforços no combate ao coronavírus, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará), anunciou a produção de 3 mil peças por dia de máscara facial e confecção, inicialmente, de 9 mil máscaras de tnt. Todas as unidades serão doadas ao Governo do Ceará.
O primeiro tipo de máscara é feita de poliamida e direcionada para os profissionais de saúde, como equipamento de proteção individual. A produção desta peça inicia nesta quarta-feira (25/3) e o primeiro lote será entregue no dia 2 de abril. A outra é a máscara mais comumente encontrada em farmácias, feita de tnt, que começa a ser produzida na segunda-feira (30/3). As peças em componentes de plástico (máscara de proteção facial) são feitas em impressoras 3d e por injeção. Os materiais são produzidos nas unidades da Parangaba, em Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro, e irão auxiliar na prevenção e tratamento de pessoas infectadas com o Covid-19.
Para o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Élcio Batista, esta é a demonstração de que o setor produtivo não medirá esforços para o enfrentamento ao coronavírus. “A Fiec é uma importante parceira neste momento. Em meio ao impacto tão forte que todo mundo tem passado, o objetivo de todos é o mesmo: salvar vidas. O setor produtivo tem sido essencial para expandir essa mobilização e torná-la ainda mais ampla e eficaz”.
No começo da semana, a Fiec, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), também doou 15 ventiladores pulmonares para o Hospital Leonardo Da Vinci, unidade adquirida pelo Governo do Estado para atender exclusivamente pacientes com coronavírus. Os equipamentos, adquiridos por meio da campanha “Fiec salvando vidas – Covid.19”, já estão no hospital e outros 75 estão sendo negociados.
Protótipos
O Senai Ceará também está desenvolvendo protótipos de duas peças utilizadas em máquinas de respiração mecânica: divisor de fluxo de ar e válvula. O divisor de fluxo de ar serve para que uma máquina de respiração mecânica possa servir para dois pacientes, ou seja, uma máquina que era individual, a partir da instalação dessa peça, servirá para duas pessoas. A válvula para máquina de respiração mecânica é um outro componente que será utilizada no equipamento, proporcionando melhorias ao seu funcionamento.
*ceara.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário