16 março 2020

Ministério da Saúde vai convocar médicos cubanos para trabalhar na pandemia do novo coronavírus

Resultado de imagem para Ministério da Saúde vai convocar médicos cubanos para trabalhar na pandemia do novo coronavírus

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou em entrevista ao Jornal GloboNews deste domingo (15) que o órgão vai convocar médicos cubanos que participaram do programa Mais Médicos para ajudar a controlar a epidemia do novo coronavírus.

Também serão chamados estudantes de medicina— a partir do sexto ano de curso —, para atuar na atenção básica de saúde.

De acordo com Gabbardo, a medida é para ajudar a repor parte da mão de obra médica que se perde durante o trabalho, já que os médicos também sofrem com a contaminação.

“A gente perde no transcorrer da doença. Mesmo que os sintomas deles sejam leves, eles têm que ser isolados para não ficar transmitindo a doença para os seus pacientes”, explicou.

“Esses cinco mil médicos que vão ser chamados, irão para a atenção básica de todo o país. E vamos fazer mais do que isso: nós vamos chamar a partir de amanhã (segunda, 16), todos os médicos cubanos que estavam trabalhando no programa inicialmente. Eles vão ser chamados. Assim como estudantes de medicina a partir do sexto ano e um chamado para médicos aposentados. Com certeza mais de cinco mil médicos”, afirmou.

Cobertura especial sobre o novo coronavírus

O novo coronavírus acendeu um alerta global. Como as autoridades estão agindo para conter a disseminação da Covid-19? O que a ciência já sabe e o que falta para encontrar a imunização? Como podemos nos proteger? Quais os impactos futuros na economia?


Para esclarecer todas as dúvidas e atualizar as notícias do Brasil e do mundo em tempo real, a GloboNews traz neste domingo (15) uma edição especial de seis horas, ao vivo, com a cobertura completa da pandemia.


A partir das 18h, Leilane Neubarth e Heraldo Pereira recebem alguns dos maiores especialistas em saúde do país, junto com o time de comentaristas no Rio, São Paulo, Nova York e Buenos Aires, correspondentes em oito países e repórteres espalhados pelas principais cidades brasileiras.


Direto de Nova York, o canal também traz a participação especial dos jornalistas do ‘Manhattan Connection’.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário