16 março 2020

A Prefeitura/SDE de Marco incentiva os Aquicultores a produzir em Tanques Escavados


Peixamento no ato da inauguração


O Prefeito do Município de Marco (CE) Roger Aguiar inaugurou nessa sexta feira (13) o Projeto Piloto do Programa de Desenvolvimento da Piscicultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia - SDE em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), na localidade Varjota.


O objetivo do projeto é incentivar a atividade da piscicultura, especialmente na fase de implantação com o subsídio do custo de Consultorias, visando aumentar a produção e agregar renda às famílias rurais mediante projetos específicos; contribuir para a melhoria da logística, transporte e comercialização de pescado e disponibilizar infraestrutura e equipamento para fomentar permanentemente a produção de peixes no município.



O Secretário da pasta Junior Osterno, ao proferir suas palavras, foi muito enfático ao manifestar todo o apoio da SDE ao produtor rural não somente na assistência aos aquicultores, mas em toda cadeia produtiva na agropecuária, que venham garantir a sobrevivência e uma melhor qualidade de vida aos que nela labutam.

Esse Programa, diz o Secretário: visa apoiar e acompanhar junto ao SEBRAE/Consultoria, projetos de desenvolvimento da aquicultura familiar para a construção e recuperação de viveiros escavados de piscicultura; oferecendo aos aquicultores, profissionais projetistas para executar projetos de investimentos em equipamentos e estruturas de cultivo, custeio de insumos e de serviços de assistência técnica e qualificação, dando suporte para aquisição de fundos aos bancos de fomento. E por fim, vem dotar as unidades da cadeia produtiva aquícola, de condições físicas, operacionais e gerenciais capazes de gerar produtos de maior aceitação e maior valor agregado no mercado. - Conclui.

Para o Prefeito Roger, a implantação de empreendimentos dessa dimensão é de grande importância para a economia do município e a alimentação de boa qualidade na mesa do agricultor. Ele explica que a piscicultura pode ser desenvolvida em tanques escavados com dimensões de acordo com o porte do produtor, observando à antiga lei da "oferta e da procura", resguardando no máximo para a criação dos peixes o período de seis meses que estarão prontos para serem comercializados. Ao parabenizar a todos que participaram direta e indiretamente desse empreendimento, aproveitou a oportunidade e falou ao Secretário da SDE o interesse em estender esse Programa para às terras que tenham potenciais hídricos, capaz de promover a sustentabilidade desse Programa e que não venha sofrer a descontinuidade da produção do pescado.

No momento fez uma observação: "Se nós fizermos a comparação com a pecuária, um boi precisa de bastante espaço e alimento [volumoso] para atingir o ponto de engorda, que gira em torno de quatro anos", destacou.

Por fim o Prefeito lembra que o mercado da pesca está em franco desenvolvimento. E ressalta: "Consumimos mais pescados do que produzimos e o consumo anual por pessoa ainda está abaixo do que é recomendado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO)". No Brasil, o consumo anual é de 9 kg por habitante, enquanto o recomendado pela FAO é de 12 kg. O peixe oferece uma proteína que, além de possuir altíssimo valor nutricional, é de grande importância para quem busca a saúde na prevenção de doenças, como Alzheimer, Parkinson, redução de inflamações, auxiliando na saúde cardiovascular e sendo de fácil digestão. E conclui dizendo: Além disso, a produção poderá ser comercializada para a merenda escolar e entidades assistenciais credenciadas no município e região.



Escrito por Lucimar Leal

Eng° Agrônomo - SDE

*marco.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário