Todo desenvolvimento de coleção exige um planejamento prévio, para que se tenha novidades a cada estação, atendendo os prazos e metas de cada marca. Mas o grande problema é que algumas empresas não se planejam adequadamente ou desconhecem o processo e muitas vezes não possuem um controle de produção, criando condições favoráveis para o cumprimento de metas e prazo de entrega de pedidos e peças.
Para isso, existem alguns passos que devem ser tomados, como por exemplo, estabelecer um calendário de lançamento de coleção a cada três meses, levando em consideração as estações do ano: primavera-verão e outono-inverno. Mas lembrando que, dependendo do porte da empresa, essas coleções poderão ser lançadas com maior ou menor frequência para atender a demanda.
Para lançar uma coleção, é preciso analisar o perfil da marca e seu público-alvo, identificando para quem são as pessoas que venderemos os produtos lançados, bem como a sua faixa-etária, para que possa desenvolver as modelagens que atendam os tamanhos de acordo com a idade desse público.
Em seguida, defina qual o segmento da marca, se é masculino, feminino, infantil entre outros. E a partir disso, defina o mix de produtos que irão compor a coleção: básico, fashion e vanguarda. Esse mix de moda pode variar em função do estilo da marca e do seu cliente.
E, por fim, a análise de tendências de moda na indústria de confecção é de suma importância, e exprimem aquilo que a população deseja para as próximas estações. Indicam não somente as próximas tendências de roupas, mas também de comportamentos e preferências.
E dentro da indústria de confecção, esse é um dos papéis exercidos pelo profissional designer de moda, que além de criar e planejar uma coleção, pode desenvolver várias outras atividades, tais como: fazer a produção de moda para o lookbook da marca, criar vitrines atrativas de acordo com a temática da campanha da coleção que será lançada, pensar no visual merchandising no ponto de venda tornando-o atrativo para os clientes etc.
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Profª. Mônica AlbuquerqueProfessora do Curso de Design de Moda da UniAteneu
Fashion designer com MBA em Gestão do Design de Moda e especialista em Gestão da Produção e Logística
Fonte: Blog do Tidi
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