01 março 2020

Planejamento e criação de coleção de moda


Quando se fala em planejar uma coleção, essa é uma tarefa que envolve vários aspectos, dentre eles: perfil e público-alvo da marca, segmento, mix de produtos, estilo dos clientes, além de acompanhar as tendências de moda e as inovações na indústria têxtil e de aviamentos.

Todo desenvolvimento de coleção exige um planejamento prévio, para que se tenha novidades a cada estação, atendendo os prazos e metas de cada marca. Mas o grande problema é que algumas empresas não se planejam adequadamente ou desconhecem o processo e muitas vezes não possuem um controle de produção, criando condições favoráveis para o cumprimento de metas e prazo de entrega de pedidos e peças.

Para isso, existem alguns passos que devem ser tomados, como por exemplo, estabelecer um calendário de lançamento de coleção a cada três meses, levando em consideração as estações do ano: primavera-verão e outono-inverno. Mas lembrando que, dependendo do porte da empresa, essas coleções poderão ser lançadas com maior ou menor frequência para atender a demanda.

Para lançar uma coleção, é preciso analisar o perfil da marca e seu público-alvo, identificando para quem são as pessoas que venderemos os produtos lançados, bem como a sua faixa-etária, para que possa desenvolver as modelagens que atendam os tamanhos de acordo com a idade desse público.

Em seguida, defina qual o segmento da marca, se é masculino, feminino, infantil entre outros. E a partir disso, defina o mix de produtos que irão compor a coleção: básico, fashion e vanguarda. Esse mix de moda pode variar em função do estilo da marca e do seu cliente.

E, por fim, a análise de tendências de moda na indústria de confecção é de suma importância, e exprimem aquilo que a população deseja para as próximas estações. Indicam não somente as próximas tendências de roupas, mas também de comportamentos e preferências.

E dentro da indústria de confecção, esse é um dos papéis exercidos pelo profissional designer de moda, que além de criar e planejar uma coleção, pode desenvolver várias outras atividades, tais como: fazer a produção de moda para o lookbook da marca, criar vitrines atrativas de acordo com a temática da campanha da coleção que será lançada, pensar no visual merchandising no ponto de venda tornando-o atrativo para os clientes etc.

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Profª. Mônica Albuquerque
Professora do Curso de Design de Moda da UniAteneu
Fashion designer com MBA em Gestão do Design de Moda e especialista em Gestão da Produção e Logística


Fonte: Blog do Tidi

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